Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Conhecendo a nossa Igreja

A Bíblia vem da Igreja ou a Igreja vem da Bíblia?
Foi a Igreja Católica que fez o Novo Testamento. O Novo Testamento foi escrito pelos apóstolos e discípulos muitos anos depois da ressurreição de Jesus. A Igreja nasceu antes de o Novo Testamento ser escrito, mas a Igreja Católica fundava comunidades eles eram fiéis aos ensinamentos, a tradição oralmente, ou você acha que eles estavam ensinando com uma Bíblia nas mãos sem ser escrita, ou ela veio de para queda do céu, por isso a autoridade da Igreja é maior, a Igreja não nasceu da Bíblia escrita, só no ano de 51 foi escrito o primeiro livro do Novo Testamento, você acha que a Igreja esperou a Bíblia ser escrita para evangelizar? Pois levou 50 anos para terminar de serem escritos os livros, o último o Apocalipse no ano 100, não existe Bíblia sem Igreja Católica. Tem uma coisa ainda quem escolheu os livros que é Bíblia que seriam adotados foi a Igreja Católica, levou 200 anos para decidir os livros, mas você acha que a Igreja esperou esses anos para ser Igreja? Não. Por isso nós cremos a Igreja primeiro depois a Bíblia. Foi a Igreja Católica que escolheu os livros. “Foi a Tradição apostólica que fez a Igreja discernir que escritos deviam ser enumerados na lista dos Livros Sagrados”(DV 8; CIC,120). Portanto, sem a Tradição da Igreja não teríamos a Bíblia. Santo Agostinho dizia: “Eu não acreditaria no Evangelho, se a isso não me levasse à autoridade da Igreja Católica”(CIC,119).

Nenhum comentário:

Postar um comentário