Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Pastoral da Juventude realiza Semana Missionária

Encontro de setor e passeio ciclístico fizeram parte da programação
A PJ - Pastoral da Juventude da Paróquia São João Batista de Cananéia realizou durante os dias 14 e 20 de julho, a Semana Missionária.
Como preparação para a Semana, no dia 14 de julho, domingo, foi realizado um Encontro de Setor em nível diocesano, com a facilitação da Irmã Ann Griffin, na Paróquia Nossa Senhora Estrela do Mar, na cidade de Ilha Comprida, das 09h às 18h, sendo que Cananéia participou com a presença de dez jovens, que após reflexão participaram em conjunto com os demais representantes das outras cidades de visitas às casas, como missão.
De acordo com Bárbara Cristina Pires Garcia, “o encontro de setor foi muito bom, momento de renovarmos nossa fé. Este em Ilha Comprida, na Paroquia de Nossa Senhora Estrela do Mar, de forma especial foi ainda melhor e marcante, pois além de termos os momentos de muita oração, reflexão, de louvar a Deus, conhecer outros jovens...saímos em missão. O encontro começou com os jovens fazendo uma apresentação, cada grupo falando sobre o padroeiro de sua cidade, fazendo, assim, uma relação sobre o seu padroeiro com a missão de evangelizar e trazendo, também, este assunto para a atualidade. Na parte da tarde fizemos uma ótima dinâmica como forma de preparação para sairmos em missão, trabalhando, assim, o tema da JMJ que é: ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’. E assim foi feito, vários grupos saíram por diferentes bairros da cidade, com a missão de evangelizar, levar a palavra de Deus, conversar, rezar... fazer um convite de irem à igreja. A cada casa que visitamos, pessoas que conhecemos, só serviu para nos engrandecer como seres humanos. Nem sempre a tarefa de sair em missão é fácil, e nem deve ser. Pois como discípulos de Cristo devemos estar preparados para enfrentar diferentes situações, e levar a palavra de Deus para aquelas pessoas que mais precisam e nos lugares menos prováveis, assim nos inspirando em nossos padroeiros. O nosso encontro terminou com a Missa jovem, cantos alegres, envolvidos de muita oração e reflexão. No momento final o nosso celebrante, padre da Paróquia de Ilha Comprida fez a benção final e junto a benção da cruz, símbolo da JMJ, que foi entregue pela irmã Ann Grifin a cerca de dez jovens que foram representar o nosso setor (Cananéia, Ilha, Rocio, Iguape e Pariquera) no Rio de Janeiro na JMJ 2013.
Já no dia 20 de julho, sábado, às 14h, foi realizado um passei ciclístico, acompanhado de carro de som, que tocou a música da JMJ – Jornada Mundial da Juventude e de vários estilos, com o objetivo de chamar a participação de mais jovens.
Parabéns aos jovens participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário