Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Jovens da Comunidade do Carijó realizam Primeira Eucaristia

Por João Batista Alves Júnior e Yasmin Helena de Oliveira

No dia 29 de junho, às 19h30, sábado, no Salão da Comunidade Católica de São Francisco de Assis, no bairro do Carijó, quatro jovens do grupo de catecumenato do catequista João Batista Alves Júnior receberam pela primeira vez a Santa Comunhão, aproximando-se mais de Jesus Cristo.
A Celebração contou com a presença do grupo de Teatro Prevenção e Vida, que nos presenteou com uma encenação realista e emocionante, dando início àquela noite de oração. Deixo aqui meus agradecimentos ao grupo, que contribuiu para as reflexões e que nos serve de exemplo a seguir, muito obrigado pela colaboração de todos vocês, e continuem firmes e fortes na caminhada.
A Celebração foi presidida pelo Padre Víctor Hernández Rodriguez, que salientou a importância daquele tão maravilhoso Sacramento na vida das pessoas, que alimenta a nossa alma, nos fortificando para um mundo mais cheio de paz e de conquistas interiores, e que naquele momento, os jovens estavam de parabéns por estarem aceitando definitivamente Jesus em suas vidas, pois, como todos sabemos, vivemos num mundo tão violento, onde a Igreja está sendo tão pouco procurada, e ver quatro jovens se dedicando e tão fielmente participando dela, faz com que possamos ainda mais acreditar do poder que ela tem sobre nossas vidas. Gabriel Augusto Felisbino de Oliveira, Gustavo Luiz Alves Teodarak, José Henrique Marcello dos Santos Oliveira Rosa e Yasmin Helena de Oliveira foram os jovens que receberam a Primeira Eucaristia: o corpo e sangue de Jesus sob a forma de pão e vinho em suas vidas.
Fiquei feliz em poder contribuir mais uma vez na vida deles, é a terceira turma que realiza este Sacramento comigo, sei que, de alguma forma, todos os ensinamentos que tento passar a eles estão sendo absorvidos e praticados. Nossa turma, que é composta por mais quatro outros jovens ainda receberão o Sacramento da Crisma no final deste ano, então, estamos a todo vapor. É um grupo muito bom, onde a maioria dela é compromissada e ágil, e sei que seguirão praticando o bem após o término destes nossos encontros. Aos quatro, parabéns por mais essa conquista em suas caminhadas, não desistam de seus ideais, e lembrem-se que seguindo e servindo a Deus, teremos sempre êxito em nossas vidas. Tenho muito orgulho de todos vocês, muito mesmo. Fiquem com Deus, e que a Eucaristia possa se manter viva sempre em seus corações, não os fazendo desanimar e que os façam acreditar cada vez mais em seus potenciais. Abraços fraternos!
Agradecimento dos jovens
“Agradecemos a todos que prestigiaram, participando da Celebração e ao catequista João Batista Alves Júnior, que vem fazendo um grande trabalho com os jovens e ensinando a cada dia mais a palavra para nós”, comenta Yasmin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário