Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Crisma de Adultos na Comunidade de São Francisco de Assis

Por João Batista Alves Júnior
Neste domingo, dia 14 de outubro, às 16h00, o Grupo de Catecumenato de Adultos das catequistas Marcicléia Cunha Alves e Dirce Mathais, da Comunidade Católica do Carijó realizou o Sacramento da Crisma em seu Salão, contando com a presença do Padre Víctor Hernándes Rodrigués e do Bispo diocesano Dom José Luiz Bertanha. A Comunidade se encontrou em festa, pois chegara o dia mais especial da caminhada de quatro de nossos adultos. Durante dois anos nossos irmãos estiveram se preparando para receber o Sacramento da Confirmação. Por isso, a Celebração teve um significado especial, pois celebrou a presença do Espírito Santo na vida da nossa Comunidade e de cada um de nós. É o mesmo Espírito Santo que desceu por primeira vez sobre os apóstolos e que hoje desce com força vivificadora em cada crismando.
“A vocês, queridos crismandos, que chegaram ao final deste Sacramento, agradecemos por todos os momentos vividos. Sabemos que não foi fácil chegar até aqui, tivemos que provar para muita gente que somos pessoas de fé, pessoas de bem e pessoas com disposição e compromisso, e também, tivemos que provar a nós mesmos que éramos e somos capazes de ir muito mais longe em nossa caminhada em comunidade, talvez essa seja a aprovação mais difícil para nós mesmos assimilarmos. Porém, este é o momento em que vocês vão realmente firmar o compromisso com todos, é chegado o momento em que terão que realmente escolher a opção de vida que querem levar, ou a de cair no comodismo ou a de seguir os exemplos de Jesus Cristo, ajudando o próximo e fortalecendo a comunidade”, comentaras asa catequistas em seu agradecimento.
Que a paz possa reinar sempre em suas vidas, e que esse tão importante passo tomado em suas vidas possa levá-los à Comunidade de Fé, verdadeiramente, e que seus trabalhos sejam sempre abençoados por São Francisco de Assis. Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário