Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Os mandamentos da Igreja

Dentro da Igreja existem cinco preceitos que têm como fim garantir aos fiéis o mínimo indispensável do espírito de oração, da vida sacramental, do esforço moral e do crescimento do amor a Deus e ao próximo. Quando falamos dos mandamentos da Igreja, alguns podem confundir com os dez mandamentos de Deus, porem esses são outros.
Os mandamentos da Igreja são:
1- participar da Santa Missa aos domingos e outras festas de guarda, ficando livre de trabalhos e de atividades que possam impedir a santificação desses dias;
2- confessar os próprios pecados, recebendo o Sacramento da reconciliação, pelo menos uma vez ao ano;
3- receber o Sacramento da Eucaristia pelo menos pela Páscoa;
4- abster-se de comer carne e observar o jejum nos dias estabelecidos pela Igreja;
5- atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades.
Deus nos oferece a vida em plenitude, cabe a nós sermos gratos e colocar toda nossa vida a Ele, mesmo assim, por vezes, esquecemos de fazer o mínimo para agradá-Lo.
Neyton João Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário