Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Grupo de Catecumenato de Jovens da Comunidade de São Francisco de Assis

João Batista Alves Júnior, catequista do grupo.
O grupo de Catecumenato de Jovens da Comunidade de São Francisco de Assis, do Carijó, que iniciou com seus encontros em março deste ano, deu mais um importante passo em sua caminhada, através do Batismo de quatro de seus membros: Gabriel de Oliveira, Gustavo Luiz Alves Teodorak, José Henrique Marcello dos Santos de Oliveira Rosa e Yasmin Helena de Oliveira, em uma belíssima celebração no dia primeiro de setembro, sábado, às 19h30. Lembramos que os outros membros do grupo já são batizados, e que um dos pressupostos do Catecumenato é esse: batizar, comungar e crismar. No dia 29 de agosto, o grupo contou com o apoio da Pastoral do Batismo, durante um encontro na Comunidade com alguns pais, padrinhos e jovens, onde se conversou sobre o Batismo e de sua tão sublime importância na caminhada de qualquer pessoa dentro de uma religião. A Celebração contou com cerca de mais ou menos 85 pessoas, dentre elas, familiares e amigos dos batizados, que serviu de incentivo nessa caminhada que os jovens estão firmando em suas vidas, também nos mostrou o quanto a Comunidade deve festejar quando as pessoas se interessam por essa vida comunitária, e o quanto devemos acolhê-los com humildade, simplicidade e amor.
Que o Espírito Santo faça mudanças maravilhosas em suas vidas, renovando-os e os purificando de todo o mal. Motivados por esse acontecimento, a Pastoral da Juventude, que está na caminhada tentando reunir jovens e aderi-los na Pastoral, fez uma reunião no dia três de setembro, segunda-feira, com esse mesmo Grupo e com alguns jovens pertencentes à Pastoral na Comunidade. Durante o encontro, que foi bastante proveitoso, através de dinâmicas, conversou-se bastante sobre a importância da Pastoral da Juventude na Paróquia, para que os jovens possam ter vez e voz dentro dela e se mostrarem importantes e motivados a trilharem suas vidas movidas por Jesus Cristo. Algumas ações foram planejadas e ficaremos no aguardo para que elas sejam tão bem executadas quanto iluminadas.
Aproveito a oportunidade para agradecer à Pastoral do Batismo, à Pastoral da Juventude e à Irmã Anna Griffin, que muito está se empenhando para a construção de uma juventude mais forte, mais capaz e mais atuante em nossa cidade. Reitero, também, que mostrar aos jovens suas capacidades de vencer e de lutar contra um mundo tão desigual, em meio a tudo isso que vemos: drogas, álcool e violência no geral, será um dos objetivos deste grupo, e se tivermos fé, discernimento, responsabilidade, compromisso e sabedoria, conseguiremos atingi-lo tão sabiamente. Que São Francisco de Assis possa sempre intervir em nossas vidas, nos tornando sempre merecedores de todo seu amor. A Paz a todos!
Testemunho
“No sábado, dia 1° de setembro, foi o dia em que nós, quatro jovens: Yasmin, Gabriel, Gustavo e José Henrique, concluímos a 1° etapa do nosso caminho, o Batismo. Um dia especial pra todos nós que, junto com familiares, pais, padrinhos e amigos, passamos por essa nova fase. Posso dizer por todos que sentimos nervosismo, ansiedade, vergonha, alegria e muitas outras emoções. Uma experiência positiva. O nosso Catequista João vem ensinando muitas coisas boas para nós que nos batizamos agora e mais outros jovens que fazem a Crisma conosco, que tudo isso possamos trazer pra nossas vidas, e também ele nos preparou para o Batismo de uma forma que naquele momento não estivéssemos muito surpresos ou até mesmo assustados com o que iria acontecer. Que agora nossa força de vontade de seguir em frente continue, que coloquemos em prática tudo o que é nos ensinado e que aprendamos cada vez mais com a nossa Comunidade para poder ajudar a quem precisa”.( Yasmin Helena de Oliveira, 16 anos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário