Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Conhecendo a nossa Igreja

Gestos, palavras e seus significados - parte II

O homem é corpo e alma. Por isso, ele age com a alma e com o corpo ao mesmo tempo. O seu olhar, as suas mãos, a sua palavra, o seu silêncio, o seu gesto, tudo é expressão de sua vida. Por isso, na Celebração Eucarística, não podemos ficar isolados, mudos, cada um no seu cantinho. A nossa fé, o nosso amor e os nossos sentimentos são manifestados através dos gestos, das palavras, do canto, da posição do corpo e também do silêncio. O corpo é a expressão viva da alma.
Por isso, os gestos são tão importantes para vivenciarmos a nossa fé, durante a exposição e benção do Santíssimo e durante a consagração, a narração da ultima ceia, costuma-se ficar de joelhos em respeito e adoração ao momento.
Por vezes não reparamos em gestos pequenos, mas cheios de significados, como na fração da Hóstia pelo Padre. O celebrante parte a hóstia grande e coloca um pedacinho da mesma dentro do cálice, que representa a união do Corpo e do Sangue do Senhor num mesmo Sacrifício e mesma comunhão. Esse gesto simboliza, também, a fraternidade e unidade da Igreja e os filhos de Deus. (Cf. 1 Cor 10,1b-17).
Assim, também quando o Padre recebe as ofertas, o pão (hóstia) e o vinho para serem consagrados, ele bendiz e faz uma pequena ação de graças em voz baixa levantando o pão e o vinho, dizendo:

_"Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo pão que recebemos da vossa bondade, fruto da terra e do trabalho do homem, que hoje Vos apresentamos, e que para nós se vai tornar Pão da vida."
_"Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos da vossa bondade, fruto da videira e do trabalho do homem, que hoje Vos apresentamos e que para nós se vai tornar Vinho da salvação."

Compreendendo melhor os gestos, palavras, tudo faz mais sentido e a liturgia fica ainda mais bonita e, assim, saberemos dar o devido valor aos Santos Mistérios.
Ainda voltaremos a este assunto na próxima edição do Jornal Luz da Vida, um grande abraço fraternal a todos!

* Neyton João Pontes trabalha com Arte, é católico e estudioso da religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário