Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

22 de Outubro, festa litúrgica do beato João Paulo II

Por Neyton João Pontes



A festa litúrgica do beato João Paulo II vai celebrar-se pela primeira vez a 22 de outubro, data anunciada por Bento XVI durante a fórmula de beatificação, no Vaticano. Essa data escolhida é referente à data da primeira homilia do seu pontificado no ano de 1978, na qual afirmou: “Não tenhais medo! Abri as portas a Cristo!”, frase essa que mais tarde se tornou parte do hino oficial da sua beatificação em maio de 2011.
Na história da Igreja Católica nunca um Papa beatificou o seu antecessor, ainda que as regras para estas cerimônias, como hoje as conhecemos, tenham sofrido alterações significativas ao longo dos séculos. O jornal do Vaticano assinalava que “nos últimos dez séculos nenhum Papa elevou às honras dos altares o seu imediato predecessor” e mesmo esses casos aconteceram “em contextos não comparáveis com a decisão de Bento XVI”.
João Paulo II, Karol Wojtyla (1920-2005), foi proclamado beato e apresentado aos católicos como modelo de vida e intercessor junto de Deus.
O rito constitui a penúltima etapa no processo de canonização, mediante o qual um cristão é declarado santo e se alarga a sua veneração a todas as nações.
Comemoremos com fé e nos espelhemos na sua atitude de serviço ao Reino de Deus!
Bem aventurado João Paulo II , rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário