Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Conhecendo a nossa Igreja

Gestos, palavras e seus significados

Participando de tantas Celebrações Eucarísticas podemos deixar passar, despercebidamente, o significado e os momentos em que eles são colocados. Mas nada é feito ou falado sem que tenha o momento apropriado e muitas dessas coisas têm sua origem bíblica e seus significados têm muita importância.
Uma das palavras que sempre usamos é o Amém, dizemos o Amém que, lamentavelmente, tantas vezes é inaudível, por outras vezes se diz quando não se deve ou até mesmo se deixa de dizer quando ele deveria existir, sendo, portanto, obrigatória a sua manifestação.
A palavra Amém não é um ponto final e sim uma palavra de grande importância, Amém - palavra litúrgica de origem hebraica, que indica anuência firme, concordância perfeita, com um artigo de fé; assim seja; concordância; aprovação, consentimento, confirmação...
Um dos momentos mais importantes em que falamos o Amém é na conclusão da oração Eucarística, justamente por ser um momento importante em que estamos revivendo a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, é quando nos colocamos totalmente voltados a Ele, e nos mostramos integrados com Ele e O glorificamos quando dizemos: "Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós Deus Pai todo poderoso, toda honra e toda a glória agora e para sempre!” Então cantamos (para solenizar esse momento) ou aclamamos com um forte: AMÉM!
Continuaremos com o tema, abordando outros momentos da liturgia na próxima edição do Luz da Vida.

* Neyton João Pontes trabalha com Arte, é católico e estudioso da religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário