Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Saída da Bandeira do Divino

Fiéis acompanharam a saída da Bandeira nesta segunda-feira, dia três de maio

A tradicional Bandeira do Divino Espírito Santo esteve na Igreja Matriz de São João Batista no último domingo, dia dois de maio, para ser abençoada e encomendada. A saída da Bandeira aconteceu na manhã de segunda-feira, dia três de maio, de onde saiu de barco, junto com tocadores e cantadores para os sítios da cidade.

A Bandeira do Divino

Fonte: Wikkipedia


É uma bandeira religiosa onde está estamda a imagem da pomba simbolizando o Divino Espírito Santo. Circula nas casas na festa do Divino. É confeccionada em damasco vermelho vivo, normalmente de dupla face, de forma quadrangular, com cinco palmos de lado (embora existam bandeiras maiores e menores), sobre o centro da qual é bordada em relevo uma pomba branca da qual irradiam para baixo raios de luz em branco e fio de prata. A bandeira é colocada numa haste em madeira com cerca de dois metros de comprido, encimada por uma pomba em prata ou latão. A bandeira acompanha a coroa e está sempre presente nas cerimônias litúrgicas onde se coroe na festa do Divino. É considerada uma honra ser escolhido para levar a bandeira nos cortejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário