Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Festa de São Marcos no Varadouro

Por João Eugênio Camillo Coelho




A Festa de São Marcos aconteceu na comunidade do Varadouro nos dias 23 e 24 de abril, sexta e sábado. E apesar das fortes chuvas, a turma das comunidades vizinhas não desanimou, mesmo pelo acesso ao bairro ser via fluvial e mais quarenta minutos de caminhada, em meio a uma trilha na mata atlântica, a festa aconteceu.
Marcaram presença o grupo de “Fandangueiros do Ariri” que animou a noite de sábado, com apresentações de batido e baile de fandango, ressaltando que o grupo, este ano, conta com o apoio para intercâmbio cultural em outras comunidades, dos projetos Rede de Fomento ao Empreendedorismo, Conservação e Sustentabilidade de Iniciativas comunitárias, patrocinado pela Petrobrás, através do Programa Desenvolvimento & Cidadania, gerido pela Associação Rede Cananéia, e o ProAc08 - “Programa de Ação Cultural” da Secretaria do Estado da Cultura, na ocasião também estiveram presentes grupo do Governador Valadares e do vilarejo do Sebuí, ambos já pertencentes ao Estado do Paraná.
“A comunidade do Varadouro nos recebeu muito bem, por ser um vilarejo de cultura tradicional, jantamos arroz da lavoura, feijão à lenha, tomamos banho no rio, colocamos o uniforme do fandango e fomos da casa onde estávamos hospedados, somente sob a luz de lanterna, ao salão do baile, iluminado por um gerador, fazer a nossa apresentação, animando a festa. Uma vez por ano é pouco, essa festa do Varadouro, poderia acontecer mais vezes, porque ali acabam se reunindo várias comunidades fandangueiras, que mantêm uma forte tradição nas comunidades ribeirinhas de São Paulo e Paraná, mantendo uma tradição nas festividades herdada de gerações”, enfatiza Lúcia D. Souza, enfermeira do bairro Ariri e idealizadora do Projeto que trouxe melhorias ao grupo.
Vale ressaltar que uma das metas do mesmo é a construção de uma casa de cultura no Ariri, prevista para antes do término deste semestre, para que a comunidade possa receber outros grupos de fandango, com muita boa música, prosa, contos e causos e deliciosa comida caipira, além de servir de atração cultural e gastronômica para o turismo cultural e local presentes no bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário