Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Comunidade de São Francisco de Assis, Carijó, visita a Comunidade de São José Operário, Porto Cubatão

Por João Batista Alves Júnior










Foi com muito carinho e devoção que a Comunidade de São Francisco de Assis, do Carijó, foi prestigiar as festividades em Louvor a São José Operário, do bairro Porto do Cubatão, nessa última quarta-feira, dia 28 de abril. A Comunidade do Carijó realizou o I Tríduo em Louvor ao Santo Padroeiro São José, que é comemorado no dia primeiro de maio, sendo que é a primeira vez que as comunidades se encontram para realizar um culto. Este ano, com o tema São José Operário, Homem Justo e Fiel, o Carijó realizou o culto com o lema: São José, Patriarca da Igreja Universal. Quando José ouve o alerta do anjo e aceita ser agraciado para ser o Pai de Jesus na Terra, ele mostra como foi a formação da Sagrada Família, pois ele, junto com Maria, foram escolhidos por Deus para serem pais de Jesus, e são exemplos a serem seguidos por todas as famílias do mundo. Durante a realização do culto foi possível fazer com que todos refletissem juntos sobre todos esses acontecimentos, que fazem parte das vidas de toda a comunidade, “pois é através da celebração que nos reconciliamos com Deus e fazemos de sua Páscoa vida nova para todos nós”.
Após a liturgia, todos foram convidados a participar de um belíssimo banquete organizado pela comunidade local, tudo com muita alegria, onde todos degustaram, além de outros pratos, de saborosíssimas tortas de ostra e de marisco.
A Comunidade de São Francisco de Assis agradece a todos que colaboraram, mais uma vez, para que pudéssemos realizar mais esse objetivo em nossa caminhada, a todos os moradores do bairro e amigos que estiveram presentes, ao Bairro do Morro São João, que se tornou um parceiro inseparável, aos familiares que ajudaram no transporte, à comunidade de São José Operário pelo acolhimento, pelo convite e pela confiança que depositou em nós e aos nossos padroeiros que continuam abençoando e iluminando nossas vidas.
Que a Paz esteja sempre com todos, amém!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário