Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sábado, 27 de fevereiro de 2010

CODIPA realiza reunião para construção do Calendário Diocesano de 2010

Cerca de 70 pessoas participaram da atividade

Nos dias dez e 11 de fevereiro, quarta e quinta-feira, na Catedral de Registro, foi realizada a reunião do CODIPA - Conselho Diocesano Pastoral, que teve como atividade montar o Calendário Diocesano de 2010, tendo em vista a Missão Continental, com o tema: “alegria de ser discípulo missionário a serviço da vida”, que contou com cerca de 70 pessoas, entre padres, freiras e coordenadores de pastorais de todas as Paróquias da Diocese.
As atividades do dia dez, quarta, tiveram início às 08h00, com oração, realizada pela coordenação do CODIPA; pronunciamento do Bispo Diocesano Dom José Luiz Bertanha, palestra sobre Dimensão Missionária, ministrada pelo Padre Alcides, assessor do COMIRE – Conselho Missionário Regional pela manhã. Após o almoço houve trabalhos em grupo, plenário e palestra sobre a Campanha da Fraternidade 2010, ministrada por Ana Maria Nammur e finalização dos trabalhos antes do jantar.
Já no dia 11, quinta, às atividades começaram às 07h30, sendo realizada palestra sobre Caritas, ministrada pelo assessor regional Toninho e montagem do cronograma de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário