Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

domingo, 16 de agosto de 2009

Nossa Senhora dos Navegantes é louvada com festa e fé pelos fiéis
















Romeiros de várias cidades vieram participar das festividades em Cananéia

No último dia 15 de agosto, sábado, foi comemorado o dia de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos trabalhadores do mar, muito devotada em Cananéia.
As festividades em louvor à Santa tiveram início às 10h00, com Missa em sua honra na Igreja Matriz de São João Batista, que ficou totalmente lotada, sendo presidida pelo bispo Dom José Luiz Bertanha e, contando com a presença de diversos párocos e seminaristas da região.
Os festeiros de 2008 foram os membros da Pastoral do Canto, mas durante a Celebração Solene todas as Pastorais colaboraram um pouco.
Ao final da Missa a Pastoral do Canto distribuiu lembrancinhas aos presentes, que também foram agraciados com a apresentação da Banda Municipal “Maestro João Gonçalves de Araújo”.
As atividades tiveram continuidade com o Concurso de Barcos mais enfeitados, logo após a Missa.
Às 16h00 houve procissão em louvor à Santa pelas ruas e pelo mar, seguida de Bênção do Santíssimo na Matriz e sorteio da Pastoral Festeira para o ano de 2010, sendo esta, a Equipe de Eventos.
A finalização dos louvores aconteceu às 21h00 com show pirotécnico na avenida Beira Mar.
Parabéns à Pastoral do Canto que realizou uma belíssima Festa e à Equipe de Eventos que foi sorteada para a próxima Festa.
Agradecimentos à Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia, DERSA, Polícia Militar, Banda Municipal, Corpo de Bombeiros, parceiros, voluntários, pastorais, comunidades, romeiros e todos que de alguma forma colaboraram com as festividades.
Vale lembrar que no próximo sábado, dia 22, haverá quermesse a partir das 20h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário