Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Festividades em Louvor a São João Batista

As festividades em louvor ao Santo padroeiro de Cananéia iniciaram no dia 21 de junho, sábado, com a Alvorada às 06h00 e às 19h00 foi realizada a Procissão com São Joãozinho, com saída do Asilo até a Igreja Matriz, onde se realizou o 1º Tríduo, preparado pelas Pastorais Sociais com a presença do leigo Serginho, da cidade de Iguape. Logo após a Missa, houve a erguida do Mastro de São João Batista e o grande bingo em prol à Festa na Quadra Coberta do Maratayama. No dia 22, domingo, foi celebrado o 2º Tríduo, às 20h00, preparado pelas Pastorais da Comunicação e da Juventude, com a presença do Padre Adelson, da Catedral de São Francisco Xavier, da cidade de Registro. No dia 23, segunda-feira, foi celebrado o 3º Tríduo, às 19h30, preparado pela Pastoral da Catequese, com a presença da leiga Téia, da cidade de Registro. E no dia 24, dia de São João Batista, foi celebrada a Missa Solene, às 10h00, presidida pelo Bispo Dom José Luiz Bertanha, junto com o padre Alessandro Nascimento e outros padres que estiveram presentes e foi preparada pelas comunidades e pastorais da Paróquia. E ao final foi servido um almoço para os presentes. À tarde, às 17h00 foi realizada a Procissão com o Padroeiro pelas ruas da cidade e em seguida os fiéis receberam a Bênção do Santíssimo. Na sequência foi realizado o sorteio dos novos festeiros que levarão a tradição à diante, sendo eles o casal Itaiani Alves Pereira e Vinícius Rangel. Parabéns a todos os envolvidos bela belíssima Festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário