Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2013

Por Bárbara Cristina Pires Garcia
O ano de 2013 foi privilegiado e único para nossa juventude, pois iniciou com a Campanha da Fraternidade (CF), com o tema “Fraternidade e Juventude”, recebemos a Jornada Mundial da Juventude, ocorrida no Rio de Janeiro, que congregou milhares de jovens de todo mundo com o tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, e com o Grito dos Excluídos com o lema: Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular.
No dia 20 de outubro foi comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional da Juventude, com o tema: JUVENTUDE E MISSÃO e o lema: JOVEM: LEVANTE-SE, SEJA FERMENTO! Aqui no Vale Ribeira o evento aconteceu na cidade de Juquiá-SP, contando com a presença a cerca de 250 jovens de todo Vale, 12 jovens de Cananéia (Bárbara, Victória, Francine, Josimara, Ariane, Kalieny, Joelma, Caroline, Gustavo, Thamires, Paula e Heloísa) foram prestigiar esse encontro da juventude, que começou com uma Missa muito alegre e festiva, com a presença do nosso bispo Dom José Luíz Bertanha, com padres de todo Vale e com a irmã Anna Griffin.
Após a Missa foi feita uma caminhada, onde jovens de diferentes cidades falaram sobre temas como: saúde, educação, trabalho, justiça e meio ambiente.
Durante todo o dia tivemos uma programação especial, com a apresentação do tema do DNJ 2013, apresentações de várias bandas de músicas cristãs, pregação de padres, testemunhos de jovens, relembrando da JMJ fizemos o Flash Mob: eu acredito na juventude e também tivemos uma animada aula de dança do ritmo Hip Hop...
Enfim, foi um domingo muito animado e proveitoso, onde nós jovens cristãos, renovamos e fortalecemos nossa fé, fazendo novas amizades, conhecendo a força da juventude católica e, assim, seguimos o que Jesus nos ensinou e a missão que o papa Francisco nos enviou de “Ir e fazer discípulos entre todas as Nações!”.

domingo, 6 de outubro de 2013

Festa de São Francisco de Assis- Bairro Carijó- 05 de outubro de 2013

Por João Batista Alves Júnior
Agradecemos primeiramente a Deus por mais um ano realizarmos, com muito amor, a Festa em Louvor a São Francisco de Assis.
Agradecemos às pastorais de Cáritas, do Dízimo, da Família, da Comunicação e da Juventude, pelos belíssimos tríduos apresentados a nós de maneira simples, cordial e verdadeiramente maravilhosos, e podemos dizer assim: do jeitinho de São Francisco. Também agradecemos aos membros do coral São João Batista, pela belíssima participação. Que essa tão linda missão que a vocês foram deixadas por Jesus faça de seus dias mais significativos e abençoados.
O ideal neste momento seria citar nome por nome, mas correríamos o risco de esquecermos de alguém, portanto, agradecemos a cada um de vocês, que direta ou indiretamente ajudaram de alguma forma para que pudéssemos realizar essa festa. Tenham certeza que São Francisco está abençoando o coração e a vida de cada um de vocês.
Em especial, agradecemos à equipe de coordenação, aos festeiros, aos catecúmenos, aos jovens, aos mini-jovens, às crianças e amigos que se empenharam fielmente para que honrássemos nosso querido São Francisco de Assis por mais um ano. O trabalho foi cansativo, porém, quando vemos que nossa missão aqui na terra está sendo concretizada por um momento tão lindo como esse, sentimos mais vontade de seguir em frente com essa missão deixada a nós de levarmos a Palavra de Deus às pessoas. Vocês são maravilhosos e estão, por uma vez, e por infinitas vezes, de parabéns!!!
Somos todos enviados, assim como São Francisco, a vivermos a missão de Jesus Cristo. Sim, somos enviados, estamos aqui, e a Ti, querido padroeiro, agradecemos pelo seu exemplo de humildade e amor ao próximo. Por sua preocupação com os menos favorecidos. Pela sua mensagem de paz, perdão e submissão a Deus. Sua vida, verdadeira missão. Sua missão também é nossa. Que, juntos e unidos, liderados pelo Papa Francisco (inspirado em Ti também), possamos reconstruir a Igreja de Jesus, renovar a fé do nosso povo e trabalhar por um mundo mais justo e fraterno.
Que assim seja!