Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2013

Por Bárbara Cristina Pires Garcia
O ano de 2013 foi privilegiado e único para nossa juventude, pois iniciou com a Campanha da Fraternidade (CF), com o tema “Fraternidade e Juventude”, recebemos a Jornada Mundial da Juventude, ocorrida no Rio de Janeiro, que congregou milhares de jovens de todo mundo com o tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, e com o Grito dos Excluídos com o lema: Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular.
No dia 20 de outubro foi comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional da Juventude, com o tema: JUVENTUDE E MISSÃO e o lema: JOVEM: LEVANTE-SE, SEJA FERMENTO! Aqui no Vale Ribeira o evento aconteceu na cidade de Juquiá-SP, contando com a presença a cerca de 250 jovens de todo Vale, 12 jovens de Cananéia (Bárbara, Victória, Francine, Josimara, Ariane, Kalieny, Joelma, Caroline, Gustavo, Thamires, Paula e Heloísa) foram prestigiar esse encontro da juventude, que começou com uma Missa muito alegre e festiva, com a presença do nosso bispo Dom José Luíz Bertanha, com padres de todo Vale e com a irmã Anna Griffin.
Após a Missa foi feita uma caminhada, onde jovens de diferentes cidades falaram sobre temas como: saúde, educação, trabalho, justiça e meio ambiente.
Durante todo o dia tivemos uma programação especial, com a apresentação do tema do DNJ 2013, apresentações de várias bandas de músicas cristãs, pregação de padres, testemunhos de jovens, relembrando da JMJ fizemos o Flash Mob: eu acredito na juventude e também tivemos uma animada aula de dança do ritmo Hip Hop...
Enfim, foi um domingo muito animado e proveitoso, onde nós jovens cristãos, renovamos e fortalecemos nossa fé, fazendo novas amizades, conhecendo a força da juventude católica e, assim, seguimos o que Jesus nos ensinou e a missão que o papa Francisco nos enviou de “Ir e fazer discípulos entre todas as Nações!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário