Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

domingo, 6 de outubro de 2013

Festa de São Francisco de Assis- Bairro Carijó- 05 de outubro de 2013

Por João Batista Alves Júnior
Agradecemos primeiramente a Deus por mais um ano realizarmos, com muito amor, a Festa em Louvor a São Francisco de Assis.
Agradecemos às pastorais de Cáritas, do Dízimo, da Família, da Comunicação e da Juventude, pelos belíssimos tríduos apresentados a nós de maneira simples, cordial e verdadeiramente maravilhosos, e podemos dizer assim: do jeitinho de São Francisco. Também agradecemos aos membros do coral São João Batista, pela belíssima participação. Que essa tão linda missão que a vocês foram deixadas por Jesus faça de seus dias mais significativos e abençoados.
O ideal neste momento seria citar nome por nome, mas correríamos o risco de esquecermos de alguém, portanto, agradecemos a cada um de vocês, que direta ou indiretamente ajudaram de alguma forma para que pudéssemos realizar essa festa. Tenham certeza que São Francisco está abençoando o coração e a vida de cada um de vocês.
Em especial, agradecemos à equipe de coordenação, aos festeiros, aos catecúmenos, aos jovens, aos mini-jovens, às crianças e amigos que se empenharam fielmente para que honrássemos nosso querido São Francisco de Assis por mais um ano. O trabalho foi cansativo, porém, quando vemos que nossa missão aqui na terra está sendo concretizada por um momento tão lindo como esse, sentimos mais vontade de seguir em frente com essa missão deixada a nós de levarmos a Palavra de Deus às pessoas. Vocês são maravilhosos e estão, por uma vez, e por infinitas vezes, de parabéns!!!
Somos todos enviados, assim como São Francisco, a vivermos a missão de Jesus Cristo. Sim, somos enviados, estamos aqui, e a Ti, querido padroeiro, agradecemos pelo seu exemplo de humildade e amor ao próximo. Por sua preocupação com os menos favorecidos. Pela sua mensagem de paz, perdão e submissão a Deus. Sua vida, verdadeira missão. Sua missão também é nossa. Que, juntos e unidos, liderados pelo Papa Francisco (inspirado em Ti também), possamos reconstruir a Igreja de Jesus, renovar a fé do nosso povo e trabalhar por um mundo mais justo e fraterno.
Que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário