Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

terça-feira, 13 de julho de 2010

Editorial – Nossa Senhora dos Navegantes

Nossa Senhora dos Navegantes, divina “Estrela do Mar”, formosa e solidária, eterna vencedora das tempestades, orientadora dos viajantes, intercessora dos aflitos, dos pescadores. Seja a vossa luz, o farol que guia aqueles que vivem do mar, livrando-os das borrascas, orientando-os a encontrar um porto seguro.
Virgem mãe dos navegantes, nos proteja, renove nossa fé e ajude-nos a vivermos como cristãos irmanados na fé e na esperança de um mundo melhor.
Rogai por nós, que recorremos a vós.

Maria Benedita Paiva
PASCOM – Pastoral da Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário