Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Festa em louvor à Nossa Senhora dos Navegantes em Cananéia

A Paróquia São João Batista de Cananéia realizou entre os dias oito e 15 de agosto, a tradicional Festa em louvor à padroeira da cidade e dos pescadores Nossa Senhora dos Navegantes, que, sob a coordenação dos festeiros e colaboração de toda a comunidade católica, contou com bingos, Celebrações, Tríduo, Alvorada e Procissões em terra e mar, que tiveram grande participação de centena de fiéis, que demonstraram muita fé e devoção à Santa. As atividades religiosas tiveram início na sexta-feira, dia oito, às 19h30, na Igreja Matriz, com a Celebração do Perdão. Na terça-feira, dia 12, dia de aniversário da cidade de Cananéia, às 19h30, na Igreja Matriz, foi realizado o primeiro dia de Tríduo em louvor à Nossa Senhora dos Navegantes e sua Coroação, sob a coordenação das Comunidades Católicas de São José Operário do Porto Cubatão e de Nossa Senhora Aparecida do Itapitangui, sendo que a coroação foi realizada pela Comunidade Católica de São Francisco de Assis do Carijó, com participação da ministra Inizete, tendo como tema “Maria ensina-nos a viver em comunidade”. O segundo dia de Tríduo, quarta-feira, 13, teve como tema “Maria, uma jovem de fé”, com a participação dos jovens Gustavo Mendonça e Bárbara Pires Irmã, sendo preparado pela Pastoral da Juventude e Comunidade Católica de São Paulo Bagre. Já o terceiro dia de Tríduo, quinta-feira, 14, foi realizado pelas Comunidades do Centro e Morro São João Batista, com a participação da Irmã Maria, tendo como tema “Com Maria caminhamos na missão evangelizadora”. O ponto alto da Festa aconteceu no dia 15, dia de Nossa Senhora dos Navegantes, com Missa Solene às 10h00 na Igreja Matriz, preparada pela Comunidade Católica de Nossa Senhora de Guadalupe do Acaraú, sendo presidida pelo Padre Onésio Ferreira Filho, o Padre Zico, da Paróquia São José Operário de Registro e com a presença dos padres Gilberto de França da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jacupiranga, Padre Arinildo Aparecido de Souza, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Barra do Turvo e Padre Gilberto Carlos Gato da Paróquia de Sant’Ana de Iporanga, além do pároco local, Padre Alessandro Nascimento, além de cerca de 350 fiéis, que prestigiaram a Festa, com o tema “Mãe, conduza-nos a teu filho”, contando com apresentação da Banda Municipal “Maestro João Gonçalves de Araújo”. Às 16h00 a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes saiu em procissão terrestre até o Porto de onde saiu de barco para a Procissão Marítima, onde cerca de 300 pessoas acompanharam em embarcações e outras centenas prestigiaram da Beira Mar, de onde voltaram para a Igreja. Vale ressaltar que os próximos festeiros de Nossa Senhora dos Navegantes serão Vanessa e Anderson Chimite. Parabéns a todos os festeiros de 2014 e envolvidos pela bela festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário