Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Grito dos Excluídos leva a juventude para a Praça Martim Afonso em Cananéia

O lema do Grito deste ano foi: “Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular”
No último dia sete de setembro, sábado, às 16h00, na Praça Martim Afonso de Souza, ao lado da Igreja Matriz de São João Batista de Cananéia, foi realizado o 16º Grito dos Excluídos, com o lema: “Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular”, liderado pela PJ – Pastoral da Juventude e irmãs Ann Griffin (Ana) e Bridget Driscoll (Brígida), com a participação das Pastorais Carcerária, da Comunicação, da Criança, de Cáritas e da Catequese, além do Grupo Perseverança e da Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe do Acaraú, com a participação de cerca de 50 pessoas que estavam presentes no local.
O Grito da PJ foi em favor da juventude, solicitando cursos profissionalizantes, ônibus gratuitos para os estudantes das faculdades em Registro, mais oportunidades de emprego, mais lazer e mais políticas públicas para combater o uso e drogas.
O Grito da PASCOM – Pastoral da Comunicação foi por uma imprensa livre e não manipuladora, pois “Não somos fantoches!!! Não aceitamos a manipulação!!! Por uma imprensa livre sim, mas pautada na realidade e em prol da comunidade!!!”. Além de pedir uma maior atenção, respeito e compaixão junto á melhor idade.
A Pastoral de Cáritas gritou por igualdade social, saúde, educação e trabalho. O Grupo Perseverança, composto por crianças da Catequese gritaram a favor do investimento na Educação, contra o bullyng e para que haja mais valor na estrutura familiar.
A Pastoral da Criança gritou pela independência de cada um dos cidadãos brasileiros que ainda sofrem discriminação e exclusão de direitos, por aqueles que não conseguiram seu espaço na sociedade, tratados com descaso e indiferença. Pediu por um País com dignidade e inclusão de todos, pelos direitos das crianças, para que tenham acompanhamento pediátrico, medicamento gratuito pelo SUS – Sistema Único de Saúde, acompanhamento igualitário nas escolas, creches e programas sociais. Gritou, ainda, para que as frentes de trabalho sejam anunciadas na mídia popular. Enfim, gritou pelo amor, pela liberdade, respeito mútuo e felicidade, por meio da união, pois “Sozinhos somos fracos, juntos encontramos a força que precisamos”.
Já a Pastoral Carcerária gritou por uma maior atenção aos presos, pela compreensão e perdão de seus erros, por uma nova chance, pelo respeito, por uma visita, conversa ou oração e em favor da vida.
Por fim, a Comunidade do Acaraú gritou contra a marginalização da sociedade, a ganância, o poder, o individualismo, a exclusão dos direitos básicos como emprego, moradia, alimentação e saúde; por mais oportunidades aos jovens, pais e mães de família que necessitam de emprego; por ações em combate às drogas. “Por uma sociedade mais fraterna, um povo mais unido, que luta por mais vida e vida plena para todos. Virá o dia em todos ao levantar a vista, verão, nesta terra, reinar a liberdade!”.
Durante o evento foram realizadas apresentações da Fanfarra do PEF – Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”, sob a coordenação dos educadores voluntários Sales José Garcia e Bárbara Pires Garcia, com a participação de jovens e crianças de diversas escolas da cidade, a quem a Paróquia São João Batista agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário