Existem muitas maneiras do jovem se prevenir do uso de drogas e é desejável que ele assim o faça. O estágio de desenvolvimento físico e mental o jovem o torna especialmente vulnerável aos efeitos negativos e perigosos que o uso de drogas pode trazer. A melhor maneira de não vir a ser um usuário de qualquer tipo de droga, é não experimentá-la. Manter-se firme no propósito de cuidar da sua saúde e não coloca-la em risco em função da curiosidade. Para isso você precisa evitar o contato com a droga.
Gostaríamos apenas de reforçar a ideia de que a prevenção ao uso de drogas e suas consequências é sempre melhor e mais barato do que o tratamento. Ao cuidar da sua saúde e buscar ser uma pessoa informada e participativa na sua família, escola e comunidade você não estará ajudando somente a você, você será um exemplo para seus amigos e alguém que eles possam contar quando tiverem alguma dúvida e precisarem de orientação.
(Prevenção do uso Indevido de Drogas: Fatores de Risco e Fatores de Proteção. Helena M. B. Albertani; Sandra Scivoletto; Maria de Lurdes S. Zemel)
Nenhum comentário:
Postar um comentário