Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

domingo, 22 de março de 2015

CONHECENDO A NOSSA IGREJA - Tríduo Pascal

Estamos nos aproximando da Semana Santa, a Semana das semanas, os dias mais importantes dentro da liturgia da Igreja, pois nesta Semana lembramos os últimos dias de Cristo antes de sua morte. Dentro da Semana Santa vivenciamos o Tríduo Pascal, é o conjunto de três dias composto pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal, véspera do Domingo de Páscoa. Este último dia já não faz parte do Tríduo Pascal. É celebrado em memória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus, conforme os Evangelhos. Na Quinta-feira, dia da Instituição da Eucaristia, lembramos a última ceia de Nosso Senhor, do Lava-pés, a Igreja canta o "Ubi caritas" e se alegra, pois, 'onde está a caridade', o amor, Deus aí está. Esta é a ultima celebração em que se canta o Glória e se tocam sinos, depois tudo se cala na Igreja, em profunda oração, pois se aproxima o sacrifício de Cristo, e fazemos vigília com Ele, recordando a noite no jardins das oliveiras. Na Sexta-feira da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, é Ele mesmo que nos repreende, nos indaga: "Povo meu, o que Te fiz?", são os "Improperium" e a Igreja clama: "Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós". O único dia em todo o tempo litúrgico que não se tem missa, fazendo apenas a liturgia da palavra, onde se lê a Paixão de Nosso Senhor. Uma celebração sóbria, onde os momentos de silêncio nos faz mergulhar ainda mais no mistério da crucificação, Finalmente, no Sábado Santo a terra toda que estava em silêncio e solidão, exulta de alegria e adora Aquele que venceu a morte. Está vivo. Ressuscitou. Toda Igreja exulta de alegria, canta-se o Glória e Aleluias, sinos tocam anunciando que Ele vive. Vamos vivenciar bem cada dia e momento desta rica semana que a liturgia nos oferece e, com Cristo, deixar morrer o que está velho em nós para ressuscitar em novas pessoas comprometidas com o Reino de Deus. Neyton João Pontes

quarta-feira, 18 de março de 2015

Encontro do Setor IV Ampliado

Por Rosania Maria Barbosa dos Reis
No dia 28 de fevereiro, sábado, aconteceu o Encontro do Setor IV que compreende as Paróquias de Cananéia, Pariquera-açu, Ilha Comprida e Iguape (Rocio e Basílica). Com reflexão preparada pela Paróquia de São Paulo Apóstolo (Pariquera), onde o Evangelho de Marcos 10,32-45 mostra que a única coisa importante para o discípulo é seguir o exemplo de Jesus: servir e não ser servido. Logo após o momento de oração, o padre Adelson Rosa de Souza iniciou a formação sobre a Campanha da Fraternidade, ajudando os presentes na reflexão acerca do tema deste ano e que já está sendo desenvolvido nas paróquias da Diocese. Com uma excelente explicação, foi possível rever os temas tratados em outros anos na Campanha da Fraternidade, como sendo um processo que ajuda a refletir a realidade onde a Igreja participa efetivamente da sociedade, através das pessoas que atuam nas pastorais. Os discípulos missionários devem ser esclarecidos e capacitados para participar da construção de uma sociedade mais justa e fraterna e, também, estar tomado pelo espírito de serviço. Em seguida, houve a partilha dos grupos que se reuniam para um “cochicho” e para concluir, as comunidades socializaram as atividades que foram planejadas e estão sendo colocadas em prática em suas paróquias. Para finalizar houve um delicioso almoço preparado pela equipe da Paróquia São Paulo Apóstolo que sempre recebe a todos com muito carinho e a dedicação de sempre. “Voltamos fortalecidos e determinados a colaborar com nossa comunidade a ser sempre missionária”, finaliza Rosania.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Atenção

"Neste sábado, dia 14 de março, a Comunidade de São Francisco de Assis, Carijó, estará realizando um Bingo em prol à reforma/construção da Capela, que será no Salão da comunidade. Quem puder ajudar com prendas ou donativos, a Comunidade ficará imensamente grata. Contamos com a presença e a colaboração de todos. Que São Francisco de Assis abençoe a todos!!!"

Para `Luz da Vida´

Os dias e semanas estão passando desde que me despedi de vocês amigos/as de Cananéia. As saudades são grandes, mas o agradecimento é maior! Penso que saudades é um privilegio – é porque nós amamos e crescemos juntos em nosso seguimento de Jesus. Agradeço a cada uma/um por sua amizade e a confiança que colocaram em mim. Adorei estar com vocês nas comunidades e na cidade. Gosto de pensar que cresci na minha fé e na minha vida pessoal enquanto estive ao lado de vocês. Dou valor à riqueza de cultura que tens! Para vocês que vieram participar na Celebração do meu Jubileu, muito obrigada. Foi uma noite inesquecível graças a todos/as. Aqui não é o lugar de mencionar nomes, mas acho que a Irmã Ana merece. Ela é uma anja em minha vida, ela sabe como é importante sua amizade. Padre Alessandro logo vai completar um ano na Paróquia; obrigada por tudo. Padre Víctor está em exílio como eu, mas devo muito a ele também. Enfim, “sempre dou graças a meu Deus por vocês, por causa da graça que Dele receberam em Cristo Jesus. (1 Coríntios 1:4). Abraço carinhoso a todos/as, Brígida.

Comemoração dos 40 anos de criação da Diocese de Registro

Por Benedita de Jesus Xavier Franco Missionária, Ministra da Eucaristia
Comemoramos no dia oito de fevereiro de 2015, os 40 Anos de Nossa Diocese. Esse dia com certeza ficará eternamente em nossa memória, tanto pela magnitude do dia, como pelo privilégio de no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, ter celebrado junto com o nosso Bispo Dom José Luiz Bertanha, diversos Padres de nossa Diocese, Irmãs, Seminaristas e outras Paróquias, a Ação de Graças pela Vida e Caminhada de nossa Igreja. A Diocese de Registro foi criada no dia 29 de janeiro de 1974 pelo Beato Papa Paulo VI, erigida e instalada no dia 16 de fevereiro de 1975. O primeiro bispo diocesano foi dom Aparecido José Dias, que esteve à frente da diocese até 1996, sendo sucedido por dom José Luíz Bertanha em 1998, atual pastor da Diocese. Ao total, possui 18 paróquias e conta com 30 presbíteros. A Diocese é caracterizada pelas lutas e conquistas, expressão da Igreja nascente do Concílio Vaticano II e das diversas Conferências da América Latina e Caribe. Durante esta caminhada de 40 anos muitas coisas maravilhosas aconteceram, muitas mudanças e novos desafios apareceram no caminho, desafios que esperam uma resposta para a Igreja do Vale do Ribeira. Agradecemos profundamente nosso Padre Alessandro da Silva Nascimento, Irmãs Ann Griffin (Ana) e Brídget O’Driscoll (Brígida), pela organização e incentivo à participação de nossos fiéis neste momento único de nossa Diocese. A Paróquia São João Batista de Cananéia participou, nessa Santa Romaria, com aproximadamente 230 pessoas (quatro ônibus da cidade e um do Continente). A Missa Solene foi presidida pelo nosso Bispo Dom José Luiz, às 08h00, na Basílica e transmitida, ao vivo, pela TV Aparecida. Após a Missa Solene, no auditório do subsolo da Basílica, foram recebidos todos os Romeiros para um momento de reflexão e partilha, com muitos cantos e sorteios de prendas. Dom José agradeceu a presença de todos e falando diretamente ao coração das pessoas, chamou a todos a seguirem e levarem a mensagem do Evangelho a todos os lugares do nosso Querido Vale do Ribeira.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Paróquia de Cananéia ganha colaborador

Desde fevereiro deste ano a Paróquia São João Batista de Cananéia ganhou mais um reforço, trata-se de Thiago Roberto Leon Ouriques, que está realizando uma experiência vocacional, com pretensão a se tornar seminarista na nossa Diocese, para tanto ele precisa cumprir essa experiência de um ano sob a supervisão do Padre Alessandro da Silva Nascimento, como pré-requisito da Diocese de Registro. Thiago, que tem 31 anos e já foi seminarista durante cinco anos dentro da Diocese de Santos, está iniciando suas ações colaborando com a PASCOM – Pastoral da Comunicação, catequistas, Celebração da Palavra, além de acompanhar algumas comunidades e ajudar a irmã Ana (Ann Griffin). “Está sendo uma ajuda proveitosa e eu fico muito feliz com isso”. Questionado sobre o que mais lhe chamou a atenção em terras caiçaras, Thiago comenta que o fato de existir muitas comunidades rurais e distantes de vida simples e o conhecimento e interação entre as pessoas, muito diferente de grandes centros urbanos, o que ajuda muito na comunicação social, além da participação efetiva na vida religiosa, pois, segundo ele, em cidades maiores, as pessoas frequentam missas, mas a maioria não participa das Pastorais ou pouco participam. “A simplicidade local favorece nas relações pessoais”, comenta Thiago. Seja bem-vindo Thiago!

Reunião de Setor do Continente

Por Thiago Roberto Leon Ouriques
No último dia sete de março, sábado, a manhã foi de formação para agentes de pastoral do Setor Continente da Paróquia São João Batista. Após ser exibido um vídeo sobre os objetivos da Campanha desse ano, Neyton João Pontes, membro da PASCOM – Pastoral da Comunicação, conduziu uma plenária relacionada ao tema Igreja e Sociedade. Depois, os representantes das comunidades listaram alguns pontos concretos e apontando necessidades, com foco na Igreja que queremos construir. Essa parte foi iluminada por uma exposição sobre os pontos para a organização da comunidade, feita pelo pároco, padre Alessandro da Silva Nascimento. O encontro foi concluído com um almoço de confraternização, e com a esperança deu um ânimo renovado para as nossas comunidades!

Celebração de envio dos catequistas da Paróquia São João Batista de Cananéia

Por Thiago Roberto Leon Ouriques
No último domingo, oito de março, na Celebração Eucarística das 09h00 foi realizado o envio dos catequistas da Paróquia São João Batista de Cananéia. Em seguida, ocorreu a primeira reunião de catequistas do ano, no Salão Paroquial, concluída com um almoço de confraternização. Muitos precisam encontrar em suas vidas o sentido que só Jesus pode dar. Venha conosco anunciar Jesus! Seja catequista!

Editorial

Pe. Alessandro da Silva Nascimento
Queremos, por meio desse nosso informativo paroquial, trazer um pouco da vida de nossa comunidade paroquial, nesse ano em que a Campanha da Fraternidade vem nos lembrar a voz do Cristo que diz: Eu vim para servir! Queremos ressaltar o trabalho de todos que se empenham em ser Igreja no mundo, atuando e sendo testemunho na sociedade. Desde as nossas comunidades da ilha, do continente e dos entornos da cidade, devemos ser sinal de Cristo. Vamos em frente reanimando os nossos dons, melhorando nossa organização, agregando outros discípulos e vendo o Reino surgir, não em fatos extraordinários, mas nas pequenas coisas e nas pequenas iniciativas que surgem no dia a dia. Temos um grande compromisso a assumir que é avaliar que igreja (comunidade) queremos ser, para assim perceber que estamos acomodados, se não existem sonhos, não se faz presente as conquistas, se dormimos não existe vida e o tempo passa. Em nossa comunidade de fé organizemos nosso conselho pastoral, nossa economia, nossos organização paroquial, renovemos o interesse pela formação contínua e pela troca de experiência, não nos isolemos, visto que geograficamente vivemos numa ilha, construamos pontes de saber, de maturidade, de iniciativas. Deixemos de lado nosso comodismo, nosso pessimismo em crer que não podemos mudar, e que como sempre foi assim, não precisa mexer e assim erroneamente deixamos como está. Façamos uso do nosso dom, nosso chamado a sermos sal, fermento e luz, deixemos que o nosso coração queime com a verdade da Boa Nova e nos impulsione a transfigurar o rosto do mundo.

A missão exige coragem e fé!

Pe. Alessandro da Silva Nascimento
Todos os meses as comunidades da Ilha do Cardoso, Ariri e Varadouro aguardam o dia da Missa. Com disposição segue sempre uma equipe. Nesse mês de fevereiro não foi diferente, seguimos em quatro: o padre Alessandro Nasicmento, Adão Paiva, o seminarista Thiago Roberto Leon Ouriques e a irmã Elitania, que visitava a cidade por esses dias, porém a viagem contou com um pouco mais de coragem e fé. O retorno, desde a comunidade do Pontal de Leste, iniciou-se com tempo bom, sol, mas ao longe, ao sul, já se podia ver nuvens que se formavam para trazer chuva. Pensávamos que tudo o que havíamos vivido nas comunidades eram as mais fortes emoções do dia. Tínhamos tempo suficiente para chegar ao centro de Cananéia, mas pelo caminho percebemos o motor do barco não rendendo o suficiente, como o normal, mas seguimos em frente. Avançamos com o tempo, mas a velocidade permanecia diminuindo, de modo que logo vimos o tempo escurecer, como que nos fazendo seguir em frente e mais rápido, mas isso era missão impossível. Com muito custo estávamos próximos do sambaqui e, apesar de já estar escuro, ainda havia motivação para seguirmos em frente, mas logo vieram os clarões e nuvens escuras que se aproximavam. No escuro conseguimos chegar à Ilha da Casca e sentindo a providência divina fomos acolhidos pelos irmãos Adão e Adilson, que nos ajudaram a escapar das pedras ao redor da ilha e aportar em segurança, assim que descemos do barco, iniciou-se a chuva e os raios aumentaram. Partilhamos um lanche e peixe frito, muitas histórias. Ali naquele lugar acolhedor, além do coração generoso dos irmãos, havia camas para todos e numa posição bem sensível de uma das janelas da casa até sinal de celular, que possibilitou a comunicação com a irmã Ana (Ann Griffin), que estava na cidade e tratou de avisar que estávamos em segurança. No dia seguinte, tempestade acalmada, dia claro e muita gratidão pela acolhida e porto seguro, seguimos em viagem, e eis que o barco tornou a funcionar perfeitamente. Chegamos ao destino em segurança e com relatos de que realmente vivemos uma aventura abençoada, pois na cidade os ventos foram intensos. Outras missões virão, novos desafios, mas junto a certeza de que Deus não nos abandona!

Eu vim para servir!

Pe. Alessandro da Silva Nascimento
O lema da Campanha da Fraternidade desse ano nos evidencia Jesus, nosso Mestre, dizendo a que veio em sua missão. Mas a sua voz parece distante de nós, não nos sentimos aptos para servir como Ele. Fugimos constantemente de nosso chamado de conversão, e não nos esforçamos em sermos bons, em sermos luz para todos como Ele desejo dos nossos dias. Afinal constantemente, em nossos dias nos vemos como pecadores, limitados e mais ainda...olhamos ao redor de nós e vemos ali outros pecadores...e a esses eu não sei nem desejo servir! No Evangelho de Marcos (9, 2-10) comtemplamos Jesus e alguns discípulos na montanha. Ali transfigurado o Mestre aparece repleto de luz, e a sua direita e a sua esquerda estão também Moisés (que é a representação da Lei) e Elias (que congrega em si todos os profetas). Nessa visão Jesus é associado e confirmado a unidade do Testamento. O Antigo se faz presente na experiência do novo. Nesse contexto ainda surge uma nuvem e a voz de Deus que diz: Este é o meu Filho amado, escutai o que Ele diz! É a voz de Deus que não ouvimos! Pois o convite a ouvir o seu Filho é o de confiar na sua palavra, em sua postura e modo de agir perante os seus pequenos e frágeis filhos. Jesus não se conteve em ver tanta sede e fome, não somente materiais, mas também sede e fome de justiça, de solidariedade, de amor. E eis o nosso grande desafio, sairmos de nós mesmos, sair do conforto de nossas poltronas...de nossos quartos encortinados, e seguirmos como Jesus até os que verdadeiramente anseiam pela vinda do Reino... Afinal, cremos no Reino, mas cremos também que todo o nosso bem estar e nossa segurança é fruto de nosso trabalho e fé. Jesus, em seu tempo, saiu do templo, ampliou o espaço da sinagoga...e fez dos verdes prados e dos areais de seu tempo o espaço do encontro com o outro, o espaço do encontro com Deus.. Somos convocados a servir...mas temos medo do outro, do próximo, e do irmão. Queremos até servir, e afirmamos saber quem são, mas mão conhecemos, nem mesmo, o outro, o próximo e o irmão. Falamos hoje de Fraternidade: Igreja e Sociedade, mas as separamos, não entendemos que a Igreja está na sociedade, ela é sociedade. Aumentemos hoje o nosso território de atuação, afinal o Reino é bem maior que nossas quatro paredes!

sexta-feira, 6 de março de 2015

Via Sacra

Estamos nos aproximando da Semana Santa, momento de vivenciar a morte e ressurreição de Cristo. Venha participar da encenação da Paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor. Os interessados podem deixar seus nomes e contato na Casa Paroquial de Cananéia.

Abertura da Campanha da Fraternidade 2015

Igreja e Sociedade
Oficializando a abertura da Campanha da Fraternidade 2015 - IGREJA E SOCIEDADE, a Paróquia São João Batista de Cananéia realizou uma caminhada saindo do portal de nossa cidade em direção à Igreja Matriz de São João Batista, no último domingo, dia primeiro de março, a partir das 09h00 da manhã, para motivar as reflexões propostas pela Campanha da Fraternidade deste ano. Uma grande procissão saindo do portal da cidade até a igreja matriz, seguida da Celebração Eucarística foi realizada, com o tema "Fraternidade: Igreja e Sociedade", somos chamados a sermos agentes de mudança em nosso meio, a partir dos valores do Evangelho, num autêntico serviço despojado, sobretudo pelos mais necessitados.

Jubileu de Ouro e despedida da Irmã Brígida

No dia 21 de fevereiro, sábado, foi celebrada, na Paróquia São João Batista de Cananéia, a Missa em ação de graças pelo jubileu de ouro da Irmã Brígida, e também sua despedida de nossa Diocese e país, para assumir nova missão na Irlanda. A Missa foi presidida por nosso Bispo diocesano, Dom José Luiz Bertanha, e contou com a presença de vários padres, religiosos e membros das comunidades, que vieram celebrar e se despedir da querida amiga. Após a missa, um animado jantar também marcou este momento especial.
Agradecimento
Ninguém faz nada sozinho. Precisamos de outros para ser e crescer. Se existimos, não foi o acaso que nos fez. Somos frutos do amor de Deus que, servindo-se de nossos pais, abençoados em seu casamento, nos criou, tirando-nos do nada, fazendo-nos vir a este mundo com uma missão a cumprir. Bendito seja Deus. A Ele a nossa gratidão em primeiro lugar. Hoje temos a graça de comemorarmos o jubileu de ouro de nossa querida irmã Brígida, que veio em sua missão nos ajudar a construir a nossa caminhada de fé e luta. 50 anos de muito trabalho, vocação, missão, aprendizados e ensinamentos, sendo que deste meio século, 22 anos foram construídos em nosso País, sendo 21 anos no Vale do Ribeira, divididos nas cidades de Iguape, Barra do Turvo e, para nossa sorte e felicidade, em Cananéia. Irmã dominicana cabra, uma mulher forte, lutadora, educadora que acredita que “por meio da educação, a criança vai se reconhecer como membro vivo do todo”, atuante das pastorais da criança, caritas, dízimo e realizadora de trabalhos importantíssimos junto às comunidades tradicionais, como quilombolas e indígenas. É com grande alegria que agradecemos a Deus o privilégio de sua presença por esses anos entre nós e já é com saudades que nos despedimos. Que seu caminho continue sendo de amor e esperança. Assim, nos despedimos e agradecemos a você, Irmã Brígida, com o lema das irmãs dominicanas: É só na busca e aceitação da verdade que nós alcançamos o nosso potencial nos aspectos espirituais e seculares das nossas vidas. Busquemos a nossa verdade. Muito obrigado!

PROGRAMAÇÃO DE MARÇO DE 2015

Dia 01 Domingo - 2º Domingo da Quaresma 09h00 Missa Matriz 17h00 Missa Acarau 19h30 Missa Matriz
Dia 5 Quarta-Feira 19h30 Missa Matriz
Dia 07 Sábado 08h00 Encontrão no Continente (Itapitangui, Porto, Mandira, Santa Maria e Rio Branco) 19h30 Missa Carijo
Dia 08 Domingo - 3º Domingo da Quaresma 09h00 Missa Matriz (envio dos Catequistas) 10h00 Encontro de Formação para os Catequistas 16h00 Missa Iririaia 19h30 Missa Matriz
Dia 11 Quarta-Feira 19h30 Missa Matriz
Dia 12 Quinta - Feira 19h00 Liturgia da Palavra São Paulo Bagre 19h30 Reunião com festeiros do Divino
Dia 13 Sexta-feira 19h00 Reunião CPP
Dia 14 Sábado 20h30 Casamento Fabio e Simone
Dia 15 Domingo - 4º Domingo da Quaresma 09h00 Missa Rocio 09h00 Liturgia Matriz 19h30 Missa Matriz
Dia 18 Quarta-Feira 19h30 Missa Matriz
Dia 19 Quinta - Feira 19h30 Missa Porto Cubatão
Dia 20 Sexta-feira 19h00 1º Encontro de preparação para o Batismo para pais e padrinhos
Dia 21 Sábado 10h00 Missa Itacuruçá 17h00 Missa Itapitangui
Dia 22 Domingo - 5º Domingo da Quaresma 09h00 Missa Matriz 16h00 Missa Rio Branco 19h30 Missa Matriz
Dia 25 Quarta-Feira 19h30 Missa Matriz
Dia 26 Quinta - Feira 10h00 Missa Marujá 15h00 Missa Varadouro 19h30 Missa Ariri
Dia 27 Sexta-Feira 10h00 Missa Pontal 14h00 Missa Enseada 19h00 2º Encontro de preparação para o Batismo para pais e padrinhos
Dia 28 Sábado 16h00 Santa Maria
SEMANA SANTA
Dia 29 Domingo de Ramos 09h00 Procissão e Missa de Ramos Matriz 16h00 Missa Mandira e Comunidades do Continenete 19h30 Missa de Ramos Matriz
Dia 31 Terça-feira 19h00 Missa dos Santos óleos em Iporanga
Dia 01 de Abril Quarta-Feira 19h30 Confissão Comunitária- Matriz
Dia 02 de Abril Quinta Feira Santa 19h30 Celebração da Última Ceia com o Lava-pés Hora Santa – (Vigília de Oração)
Dia 03 de Abril Sexta Feira Santa 15h00 Celebração da Paixão e Morte do Senhor 19h00 Encenação da Via Sacra pelas ruas 20h00 Procissão do Sr dos Passos e N.S. das Dores
Dia 04 de Abril - Sábado Santo 22h00 Vigília Pascal na Matriz - Batismo de jovens e adultos
Dia 05 de Abril - Domingo de Páscoa 09h00 - Missa de Páscoa 10h30 - Batismo de crianças 19h30 - Missa de Páscoa • Todas as Sextas feiras (durante a quaresma)às 19h00 haverá Via-Sacra na Matriz.