Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sábado, 29 de novembro de 2014

Aniversariantes de Dezembro

Dt. Nasc. Fiel 01/12 Renata da Silva Pereira Kurashiki 03/12 Ana Sérgio Teixeira 05/12 Pedro Paulo Rodrigues Luz 07/12 Ataliberte Lauro Pereira 09/12 Leonardo Vilain 10/12 Maria do Espírito Santo Rodrigues 10/12 Nelson Neves Marcolino 11/12 Maria José de Souza 13/12 Maria Luzia A Lisboa 14/12 Maria Aparecida Fraga 16/12 Sergio de Almeida 17/12 José Jovelino Xavier 18/12 João Benedito Rosa 18/12 Adilson Rangel Xavier 21/12 Carlos Alberto Guimarães dos Santos 22/12 Maria Eliza Araujo 24/12 Agnaldo Bernardo 28/12 Izabel Silva Santos 29/12 Cacilda Fraga 29/12 Maria Regina Camargo e Silva 30/12 Osvaldo a de Camargo Dias 31/12 Aristides Alves Cordeiro 31/12 Maria de Paula

AGENDA DAS CELEBRAÇÕES E ATIVIDADES DEZEMBRO DE 2014

Dia 03 Quarta-feira 20h00 Missa Matriz Dia 05 Sexta–feira 15h00 Festa dos Idosos - Acaraú 19h30 Preparação p/ Batismo Dia 06 Sábado 09h30 Procissão/Missa – Itacuruça 16h00 Missa - Carijo Dia 07 Domingo 09h00 Missa - Centro/Morro 16h00 Missa – Iririaia 20h00 Missa - Matriz Dia 10 Quarta-feira 20h00 Missa - Matriz Dia 11 Quinta-feira 06h00 Alvorado – Acaraú 19h30 1º Tríduo N S de Guadalupe - Acaraú Dia 12 Sexta-feira Exposição de presépios no museu 19h30 2º Tríduo – Acaraú 19h30 Preparação p/ Batismo Dia 13 Sábado 10h00 Missa - Santa Maria 16h00 Missa - Mandira 19h Missa – Itapitangui 19h30 3º Tríduo – Acaraú e em seguida Bingo Dia 14 Domingo 09h00 Missa Rocio 10h30 Batismo – Centro? 16h00 Procissão/Missa – Festa N S de Guadalupe 20h00 Missa Matriz Dia 17 Quarta–feira 20h00 Missa Matriz Dia 18 Quinta–feira 19h30 Missa – São Paulo Bagre Dia 20 Sábado 19h30 Missa – Porto Cubatão 20h00 Cantata na praça Dia 21 Domingo 16h00 Missa – Rio Branco 20h00 Missa Matriz Dia 23 Terça-feira 20h00 Auto de Natal Dia 24 Quarta-feira - Véspera de Natal 21h00 Missa da Noite - Matriz Dia 25 Quinta-feira – Dia de Natal 21h00 Missa - Matriz Dia 26 Sexta-feira 10h00 Missa - Maruja 15h00 Missa – Varadouro 19h30 Missa - Ariri Dia 27 Sábado 10h00 Missa – Pontal do Leste 16h00 Missa - Enseada Dia 28 Domingo 09h00 Missa Matriz 11h00 Confraternização Paroquial 20h00 Missa – Matriz Dia 31 Quarta-feira – Véspera de 2015 21h00 Missa – Matriz Dia 01 Quinta-feira 2015 20h00 Missa - Matriz

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Festa de Nossa Senhora das Graças no Pontal de Leste

Programação: 28/11 – Sexta-feira 22h – Forró. 29/11 – Sábado 10h – Procissão e Missa em louvor à Padroeira Nossa Senhora das Graças. 15h – Bingo Beneficente. 30/11 – Domingo Torneio de Futsal. 22h – Forró. Venha participar! Sua presença é muito importante para que nossa Festa fique ainda mais bonita!!!

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Agradecimento

A Paróquia São João Batista de Cananéia e a PASCOM – Pastoral da Comunicação agradecem imensamente a colaboração que o Sr. Lauro sempre, por anos, prestou à nossa comunidade. Somos despreparados para a perda e impacientes com o tempo, o qual deixamos responsável por apagar o nosso sofrimento. Estamos tristes pela falta que nos faz e que nos fará sempre, mas gratos a Deus por termos tido o privilégio do seu convívio. Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a Vossa luz! Amém!

Festa de Nossa Senhora do Rocio

Por Neyton João Pontes
A Festa da Padroeira do Bairro Rocio teve seu início no dia 12 de novembro, com o primeiro dia do Tríduo em preparação para a Festa. Os Tríduos foram preparados por outras comunidades, sendo elas Acaraú (Nossa Senhora de Guadalupe), Centro e Morro(São João Batista) e Carijó (São Francisco de Assis). O tema escolhido para a Festa deste ano foi “Com Maria celebramos a vida em comunidade”. No dia 15 de novembro, teve início a procissão às 17h, pelas ruas do bairro e em seguida a Missa, celebrada pelo padre Alessandro Nascimento. Cerca de 150 pessoas participaram de toda Celebração. Como de costume, ao final, todos participaram de uma confraternização, que neste ano teve um motivo especial, comemorar também os dez anos da comunidade.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Comunidade Católica do Carijó celebra o seu Padroeiro, São Francisco de Assis

Por Vinícius Rangel
Com o tema: “Caminhar com São Francisco é dizer não à exclusão”, as festividades em louvor a São Francisco de Assis iniciaram no dia primeiro de outubro, quarta-feira, com o 1º Tríduo que foi preparado pelas Pastorais Sociais (Cáritas, Criança e Carcerária). No dia dois, o 2º Tríduo foi preparado pela Pastoral da Família. E no dia três, tivemos a presença das Pastorais da Comunicação e da Juventude. Por fim, no dia quatro, foi realizada a procissão pelas ruas do bairro, para que São Francisco, juntamente com Santa Clara, abençoasse todos os seus moradores. Na sequência, a Santa Missa em louvor ao Padroeiro, onde estiveram presentes alguns membros do Coral São João Batista, que ajudaram a enaltecer a Missa. Agradecemos imensamente a todos que fizeram com que essa Festa seja cada ano mais bonita, às Pastorais pelas palavras de reflexão em nossos Tríduos, ao Coral, aos que ajudaram a enfeitar os andores, a todos os doadores e colaboradores e, especialmente, à nossa equipe de coordenação, pelo fiel empenho em nossa humilde comunidade. Que assim como São Francisco, sejamos todos enviados a vivermos a missão de Jesus Cristo, de dizer não a toda forma de exclusão dos nossos irmãos menos favorecidos. Ele, que com seu exemplo de humildade e amor ao próximo, trouxe sua mensagem de paz, perdão e submissão a Deus. Que, juntos e unidos, liderados pelo Papa Francisco, possamos reconstruir a Igreja de Jesus, renovar a fé do nosso povo e trabalhar por um mundo mais justo e fraterno.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

CONHECENDO A NOSSA IGREJA

Cardeais, Bispos e Arcebispos
Por Neyton João Pontes
O clero está disposto numa hierarquia ascendente, baseado nos 3 graus do Sacramento da Ordem: o Diaconado, Presbiterado e o grau máximo Episcopado. Todos os Cardeais, Bispos e Arcebispos são ordenados no grau máximo do sacramento da Ordem. Todos são bispos, palavra que deriva do grego epíscopos, que significa supervisor. Para chamá-los usa-se o título de Dom, abreviatura do latim dominus, senhor. Com o Papa à frente, os bispos do mundo inteiro formam o Colégio Apostólico, que sucede ao grupo dos apóstolos, os quais tinham a Pedro como seu líder. Assim, a Igreja é guiada pela história afora pelos mesmos pastores escolhidos por Jesus Cristo. Cardeais - São geralmente bispos de importantes dioceses do mundo. Mas também padres ou diáconos podem ser cardeais. São escolhidos pessoalmente pelo Papa, como representantes da Igreja em todo o mundo, para formarem o Colégio dos Cardeais. São responsáveis pela assessoria direta ao Papa na solução das questões organizativas e econômicas da Santa Sé. Arcebispo - É o bispo de uma Arquidiocese, o titular da sede metropolitana, que é a diocese mais antiga de uma Província Eclesiástica, que é formada pelo conjunto de diversas dioceses. Ele é responsável pelo zelo da fé e da disciplina eclesiástica e pela presidência das reuniões dos bispos da Província. Bispo - É o pastor da Igreja particular, responsável pelo ensinamento da Palavra de Deus, pela celebração da Eucaristia e demais sacramentos e pela animação e organização dos carismas e ministérios do Povo de Deus. Ele é obrigado a fazer a visita “ad limina apostolorum” a Roma, e ao Papa, de quatro em quatro anos, quando então apresenta à Santa Sé um relatório de sua diocese e é recebido pelo Papa. Fonte: http://curiosidadescatolicas.blogspot.com.br/

Comunidade de Nossa Senhora do Rocio comemora 10 anos

Há dez anos atrás o padre João XXX fixava a cruz que marcava o local onde seria edificada a atual igreja do bairro Rocio, tendo como padroeira Nossa Senhora do Rocio. Dez anos se passaram e muitas coisas aconteceram, a comunidade se organizou e começou a construção atual. Com a vinda do padre Víctor Hernández mais uma etapa foi concluída, a igreja que já estava construída entrou em fase de acabamento, recebendo torre com sino, sala de catequese e cozinha e, o mais importante, o Sacrário. Nesses dez anos a comunidade desenvolveu e desenvolve, até hoje, vários trabalhos como Pastoral da Criança, Dízimo, Catequese, Estudos Bíblicos, Reciclagem, Bazar da Pechincha, Grupo de Cantos entre outros. São dez anos que a Igreja se faz presente no bairro evangelizando. Parabéns a toda comunidade!

PJ – Pastoral da Juventude de Cananéia realiza sua primeira ação social

Por Carolina Reis Gomes
A PJ - Pastoral da Juventude, na véspera do Dia das Crianças, dia 11 de outubro, sábado, realizou sua primeira ação social, doando brinquedos às crianças carentes. A entrega dos brinquedos deixou as crianças muito felizes, e a nós, muito emocionados; com vontade de doar mais, com vontade de fazer muitas outras ações como esta, que são agradecidas com abraços, beijos e sinceros sorrisos. Que Deus continue nos abençoando, jovens católicos, para que sempre possamos fazer a diferença na vida de nossos irmãos!!!

Nossa Senhora Aparecida é louvada na Comunidade do Itapitangui

Pe. Alessandro Nascimento
A comunidade de Nossa Senhora Aparecida do Itapitangui celebrou o dia de sua padroeira, com a procissão pelas ruas do bairro e a Celebração Eucarística, no dia 12 de outubro. Esse ano teve maior sentido de Ação de Graças, pois já está finalizando as obras de ampliação da capela, que contou com a colaboração generosa de pessoas da comunidade e das doações, as mais recentes foram a do piso e dos bancos. Nesse evento recebeu o sacramento do Batismo o pequeno Pedro Henrique. Com poucos membros participantes no bairro a comunidade segue adiante, firme no chamado de ser luz para os povos e como Maria apresentar Jesus ao mundo.

Formação de Foliões do Divino

Por Neyton João Pontes
A Paróquia São João Batista e o Grupo de Fandango Batido São Gonçalo estão desenvolvendo oficinas para formação de novos foliões do Divino, incentivando a valorização dessa riquíssima cultura religiosa de nossa região. Já demos início aos ensaios, venha participar. Local: Casa do Fandango, Morro São João, às segundas-feiras, às 19h00. "A CULTURA DE UM POVO É UM TESOURO INESGOTÁVEL. PRESERVE ESSE TESOURO!".

Editorial

Estamos próximos do final de ano, nossos dias de execução dos sonhos que tivemos para 2014 já se findam. E, assim, começamos a planejar outros...essa é a dinâmica de nossa comunidade. Ver, julgar e agir dentro de nossa realidade. Somos convidados a sair em missão, a estarmos presentes em meio à sociedade, sendo sal, fermento e luz. Antes de sairmos devemos renovar e fortalecer nosso compromisso de cristãos batizados, o de sermos colaboradores do Reino de Deus. Por meio do nosso boletim paroquial podemos partilhar um pouco dessas iniciativas, pequenas sementes que são lançadas no nosso dia a dia. Somos uma Paróquia com um rosto distinto, de expressões únicas, nesse contexto podemos destacar outros fatores como a distância entre as comunidades e o centro da cidade, a dificuldade de mobilidade, a escassez de pessoas na comunidade, a ausência de ministério leigo, a dificuldade de comunicação, a ausência nos encontros de formação e planejamento de agentes, a ausência ou precariedade das pastorais, o suporte de liderança local para a vida da comunidade...tudo isso contribui para caminharmos ao mesmo tempo mas em direções e caminhos distintos. No entanto, não podemos nos deixar aprisionar por somente observações críticas, ou negativas, ainda que expressem a realidade, mas também exaltemos aquilo que vem nos sustentando como o esforço para manter a comunidade celebrante, as visitas de apoio de alguns agentes a outras comunidades, gerando comprometimento de auxilio nas celebrações e atividades. Outro fator é a generosidade para colaborar nas festas das comunidades, de modo a realmente nos vermos como uma família. Existe ainda uma ousadia para melhorar nossas atividades, propondo ideias novas e criatividade, não permanecemos inertes. Isso é o que nos faz seguir adiante, Com nossos desafios, ora passos ágeis, ora lentos, mas sigamos sempre em frente! Que o tempo do Advento nos prepare para essa jornada em busca a perfeição do amor de Deus, vivendo em comunidade! Pe. Alessandro Nascimento

DNJ – Dia Nacional da Juventude

Por Victoria Maria Pires Garcia
No dia 19 de outubro, a PJ – Pastoral da Juventude de Cananéia participou do DNJ - Dia Nacional da Juventude, na paróquia São João Batista de Sete Barras. E para isso, o nosso grupo de jovens se reuniu em vigília e em encontros para refletirmos e nos prepararmos para esse encontro, que teve como tema: "Feitos para sermos livres, não escravos!". Fomos em 15 jovens de Cananéia junto com a Irmã Ana (Ann Griffin), lá nos reunimos com jovens de toda a Diocese de Registro, e foi um dia muito produtivo, pois revimos nossos amigos, fortalecemos as amizades e conhecemos novas pessoas. Lá partilhamos conhecimentos, através da Celebração, palestra, dinâmicas e músicas, sempre com muita animação e entusiasmo. No final da tarde nos despedimos com muita alegria e animados para partilhar com toda a comunidade tudo oque aprendemos. E até o ano que vem, se Deus quiser!

Comunidade de comunidades

Pe. Alessandro Nascimento
O documento de número 100 da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil "Comunidade de Comunidades - Uma Nova Paróquia" se faz importante para o momento atual da nossa Igreja, nesse contexto estudá-lo e dar oportunidades para mais pessoas terem acesso ao seu conteúdo é uma necessidade. Assim, foi realizada aqui em Cananéia no dia 14 de outubro, terça-feira, uma palestra ministrada pela equipe do setor IV, que compreende Iguape (Nossa Senhora das Neves), Iguape (Nossa Senhora do Rocio), Ilha Comprida, Pariquera-Açu e Cananéia, com a presença de 30 pessoas de nossa Paróquia, juntamente com outros de Pariquera-açu e a equipe do setor (Pe. Omir, Ir. Ana, Terezinha e Áurea). Que verdadeiramente nossa Igreja interiorize e coloque em prática o documento e compreendamos o grande sentido de ser comunidade em missão.

Comunidade Católica do São Paulo Bagre festeja Nossa Senhora Aparecida

Pe. Alessandro Nascimento
A comunidade católica do de São Paulo Bagre festejou o dia de Nossa Senhora Aparecida com procissão e Missa no dia 12 de outubro, domingo. A Celebração foi animada pelo canto das crianças e, no final seguiu-se a bênção e inauguração da cozinha e o agradecimento da comunidade ao Senhor Plácido, que generosamente se empenhou nessa obra, estendendo o agradecimento às irmãs Brígida (Bridget O´Driscoll) e Ana (Ann Griffin). O dia se encerrou com bolo, salgados e doces, em clima de festa e partilha.

Bispo Dom José visita comunidades em Cananéia

Pe. Alessandro Nascimento
No dia 28 de setembro nosso bispo Dom José Luiz Bertanha esteve presente em Cananéia percorrendo algumas comunidades de forma a partilhar o dom do Espírito Santo aos jovens e adultos catecúmenos. De manhã, às 9h00 celebrou no Acaraú, às 15h00 no Ariri e às 19h00 no Itapitangui, reunindo os catecúmenos de Itapitangui e Porto Cubatão. Muitas pessoas em nossa comunidade não receberam, ainda, o Sacramento do Crisma, porém nunca é tarde para receber a Graça de Deus, nem por falta de tempo, nem devido à idade. Informe-se, inscreva-se nos próximos grupos e esteja em comunhão participando do banquete de Cristo na Eucaristia!