Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Paróquia São João Batista de Cananéia emociona com encenação da Via Sacra

Celebração da Luz e Missas de Páscoa também comemoraram a data mais importante da Igreja Católica
A Paróquia São João Batista de Cananéia encantou e emocionou a todos com a Encenação da Via Sacra, no dia 18 de abril, sexta-feira, a partir das 19h, pelas ruas do Centro Histórico da cidade. Cerca de 60 pessoas, entre atores e cantores, todos da comunidade participaram do espetáculo, que encantou e emocionou munícipes e turistas. Após a encenação foi realizada a Procissão do Senhor Morto, também pelas ruas da cidade, com a presença de centenas de fiéis. Já no sábado, dia 19, foi realizada a Celebração da Luz e Vigília Pascal, com a queima dos óleos litúrgicos de 2013 e o Batismo de Adultos, às 21h na Matriz, sendo que na Comunidade do Porto Cubatão também houve Vigília Pascal às 17h30. No Domingo de Páscoa foram realizadas Missas da Páscoa na Matriz às 09h e 19h30, sendo que no período da manhã houve Batismo de Crianças. Também foi realizada Missa na Comunidade do Rio Branco às 16h. Parabéns a todos os envolvidos pela belíssima e Santa Páscoa que oportunizaram a todos!

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Paróquia São João Batista de Cananéia reúne fiéis nas Celebrações da Semana Santa pré Páscoa

Procissão de Ramos, Missa dos Santos Óleos e Missa da Ceia do Senhor preparam os católicos locais e visitantes para a maior Festa Católica
A Paróquia São João Batista de Cananéia vem preparando lindas Celebrações pela Semana Santa, preparando os fiéis para a maior festa da Igreja Católica, a Páscoa. No último domingo, dia 13 de abril, às 19h00, com saída da Comunidade de Nossa Senhora do Rocio, foi realizada a procissão de Ramos, com encenação da chegada de Jesus Cristo em Jerusalém. Já na terça-feira, dia 15 de abril, às 19h, na Igreja Matriz de São João Batista, foi realizada a Missa dos Santos Óleos, preparada pelas Pastorais locais, com a presença do Bispo da Diocese de Registro, Dom José Luiz Bertanha, padres, religiosos e fiéis de toda da região, onde foram consagrados e distribuídos os Óleos do Batismo, do Crisma e da Unção dos Enfermos para serem utilizados pelas Paróquias da Dioceses em todo o ano litúrgico, que se inicia no próximo sábado. Em seguida foi oferecido um jantar a todos os presentes na Quadra Coberta do Esporte Clube Maratayama. Na quinta-feira, dia 16 de abril, a partir das 20h, foi realizada a Missa da Ceia do Senhor, com a encenação de Jesus Cristo lavando os pés dos discípulos. Hoje, Sexta-feira Santa, dia 18, a partir das 18h haverá a Encenação da Via Sacra com saída da Igreja Matriz e posteriormente a Procissão do Senhor Morto. No sábado, dia 19, haverá Vigília Pascal e Batismo na Comunidade de Porto Cubatão às 17h30 e às 21h Vigília e Batismo de Adultos na Matriz. Por fim, no Domingo de Páscoa, dia 20, será realizada Missa de Páscoa e Batismo de Crianças na Matriz às 09h. Participem!!!! Feliz e abençoada Páscoa a todos.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Semana Santa

Relatório Contábil

Aniversariantes de Abril

Programa das Missas de Abril

Dia 02 Quarta-Feira 19h30 Missa na Matriz Dia 05 Sábado 10h00 Missa no Itacuruçá 16h00 Missa no Iririaia 19h30 Missa no Carijó Dia 06 Domingo 08h00 Retiro Espiritual 09h00 Formação de Catequistas 09h00 Liturgia da Palavra na Matriz 09h00 Missa no Acaraú 19h30 Missa na Matriz Dia 09 Quarta-Feira 19h30 Confissão Comunitária nas comunidades Dia 12 Sábado 11h00 Renovação. dos Votos Matrimoniais - Matriz 16h00 Missa no Santa Maria 19h00 Missa no Mandira Dia 13 Domingo de Ramos 09h00 Missa de Ramos Rocio 19h00 Procissão de Ramos e Missa na Matriz Dia 15 Terça-feira 19h00 Missa dos Santos Óleos na Matriz Dia 16 Quarta-Feira 19h00 Missa no São Paulo Bagre DIA 17 Quinta-Feira-Ceia do Senhor 20h00 Missa da Ceia do Senhor na Matriz DIA 18 Sexta-Feira 15h00 Paixão do Senhor 18h00 Encenação da Via Sacra Dia 19 Sábado 17h30 Vigília Pascal e Batismo no Porto Cubatão 21h00 Vigília Pascal e Batismo de Adultos na Matriz Dia 20 Domingo - PÁSCOA 09h00 Missa e Batismo das Crianças na Matriz 16h00 Missa no Rio Branco 19h30 Missa na Matriz Dia 23 Quarta-Feira 19h30 Missa na Matriz DIA 24 Quinta-Feira 15h00 Missa no Pontal 19h00 Enseada da Baleia - Batismo DIA 21 Sexta-Feira 15h00 Missa no Marujá 19h30 Missa no Ariri Dia 26 Sábado 09h00 Festa de São Marcos no Varadouro 14h00 Seminário em Registro Dia 27 Domingo 09h00 Seminário em Registro 16h30 Itapitangui - Batismo (03 Catecúmenos) 19h30 Missa na Matriz Dia 29 Terça-feira 19h30 Setor IV - Pariquera-Açú Dia 30 Quarta-Feira 19h30 Missa na Matriz

João Paulo II e João XXIII, novos Santos da Igreja

O Vaticano anunciou que vai fazer uma cerimônia mais sóbria e sem extravagâncias para a canonização dos papas João Paulo II e João XXIII. A cerimônia será no dia 27de abril. Francisco havia confirmado que os dois papas seriam declarados Santos após a Igreja ter reconhecido um segundo milagre atribuído a João Paulo II, que liderou os católicos por 27 anos até sua morte, em 2005, quando foi sucedido por Bento XVI. A canonização do papa polonês veio em tempo recorde, mas seguiu todos os passos prescritos pela Igreja. João XXIII foi papa de 1958 a 1963, e seu pontificado foi marcado pela realização do Concílio Vaticano II, que buscou reformar a liturgia católica e estabeleceu novas diretrizes para a Igreja com o objetivo de aproximá-la mais dos fiéis. O papa Francisco convidou o pontífice emérito Bento XVI às canonizações de João Paulo II e de João XXIII, que acontecerão no dia 27 de abril na Praça de São Pedro, mas a presença de Bento XVI ainda não foi confirmada. (fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/papa-define-data-para-canonizar-joao-paulo-ii-e-joao-xxiii)

Conhecendo a nossa Igreja

A Bíblia vem da Igreja ou a Igreja vem da Bíblia?
Foi a Igreja Católica que fez o Novo Testamento. O Novo Testamento foi escrito pelos apóstolos e discípulos muitos anos depois da ressurreição de Jesus. A Igreja nasceu antes de o Novo Testamento ser escrito, mas a Igreja Católica fundava comunidades eles eram fiéis aos ensinamentos, a tradição oralmente, ou você acha que eles estavam ensinando com uma Bíblia nas mãos sem ser escrita, ou ela veio de para queda do céu, por isso a autoridade da Igreja é maior, a Igreja não nasceu da Bíblia escrita, só no ano de 51 foi escrito o primeiro livro do Novo Testamento, você acha que a Igreja esperou a Bíblia ser escrita para evangelizar? Pois levou 50 anos para terminar de serem escritos os livros, o último o Apocalipse no ano 100, não existe Bíblia sem Igreja Católica. Tem uma coisa ainda quem escolheu os livros que é Bíblia que seriam adotados foi a Igreja Católica, levou 200 anos para decidir os livros, mas você acha que a Igreja esperou esses anos para ser Igreja? Não. Por isso nós cremos a Igreja primeiro depois a Bíblia. Foi a Igreja Católica que escolheu os livros. “Foi a Tradição apostólica que fez a Igreja discernir que escritos deviam ser enumerados na lista dos Livros Sagrados”(DV 8; CIC,120). Portanto, sem a Tradição da Igreja não teríamos a Bíblia. Santo Agostinho dizia: “Eu não acreditaria no Evangelho, se a isso não me levasse à autoridade da Igreja Católica”(CIC,119).

CODIPA ampliado

Por Neyton João Pontes
No último dia 29 de março tivemos a reunião do CODIPA – Conselho Diocesano Pastoral em Registro, sede da Diocese. Em pauta estavam reflexões e discussões sobre as comunidades paroquiais, suas dimensões e setorização. Logo após foram apresentados os objetivos para o ano de 2014 e votação das propostas. Dom José, bispo diocesano, apresentou as diretrizes da Diocese e as atividades que acontecerão no decorrer do ano.

Canonização do padre José de Anchieta

Por Neyton João Pontes
Nascido em Tenerife, nas Ilhas Canárias (Espanha), o jesuíta desembarcou em solo brasileiro no século XVI, onde fundou, ao lado do padre Manoel da Nóbrega, um colégio em Piratininga, que deu origem à cidade de São Paulo. Assim, como Anchieta, o atual Pontífice também é proveniente da Companhia de Jesus, ordem fundada por Inácio de Loyola, não por acaso o nome da igreja onde a canonização será solenizada. Anchieta foi beatificado em 1980 pelo papa João Paulo II. A canonização estava dependendo da aprovação de um milagre, que Francisco dispensou. “O beato Anchieta, Apóstolo do Brasil, é venerado em todas as regiões do País e centenas de graças são atribuídas à sua intercessão”, observou padre César Augusto dos Santos, vice-postulador da causa de canonização. “Vamos comemorar de uma maneira simples a canonização do Padre Anchieta a partir da assinatura do decreto, que corresponde a uma forma equivalente à proclamação solene de um santo”, anunciou d. Damasceno, cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. No próximo dia 24 de abril, o papa Francisco rezará na igreja de Santo Inácio de Loyola, em Roma, uma missa de agradecimento pela canonização do padre José de Anchieta, religioso fortemente ligado à evangelização no Brasil e que foi proclamado santo no dia 2 de abril, por meio de um decreto papal. José de Anchieta, rogai por nós!

Editorial

A Semana Santa é o grande retiro espiritual das comunidades eclesiais, convidando os cristãos à conversão e renovação de vida. Ela se inicia com o Domingo de Ramos e se estende até o Domingo da Páscoa. É a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram, de modo especial, os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. DOMINGO DE RAMOS - A celebração desse dia lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, onde vai para completar sua missão, que culminará com a morte na cruz. Os Evangelhos relatam que muitas pessoas homenagearam a Jesus, estendendo mantos pelo chão e aclamando-o com ramos de árvores. Por isso, nesse dia os fiéis carregam ramos, recordando o acontecimento. Imitando o gesto do povo em Jerusalém, querem exprimir que Jesus é o único mestre e Senhor, também era o dia no qual os catecúmenos davam testemunho de sua fé. Tríduo Pascal - O ponto alto da Semana Santa é o Tríduo Pascal (ou Tríduo Sacro) que se inicia com a Missa vespertina da Quinta-feira Santa e se conclui com a Vigília Pascal, no Sábado Santo. Os três dias formam uma só celebração, que resume todo o mistério pascal. Por isso, nas celebrações da quinta-feira à noite e da sexta-feira não se dá a bênção final; ela só será dada, solenemente, no final da Vigília Pascal. QUINTA-FEIRA SANTA - Neste dia celebra-se a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. A Eucaristia é o Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, que se oferece como alimento espiritual. De manhã só há uma celebração, a Missa do Crisma (bênção dos óleos) que, na nossa Diocese, é realizada na noite de terça-feira a cada ano em uma paróquia, permitindo que mais pessoas possam participar. Na quinta-feira à noite acontece a Celebração solene da Missa, em que se recorda a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Ministerial. Nessa Missa realiza-se a Cerimônia do lava-pés, em que o celebrante recorda o gesto de Cristo que lavou os pés dos seus apóstolos. Esse gesto procura transmitir a mensagem de que o cristão deve ser humilde e servidor. Nessa Celebração também se recorda o mandamento novo que Jesus deixou: “Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei.” Comungar o corpo e sangue de Cristo na Eucaristia implica a vivência do amor fraterno e do serviço. Essa é a lição da Celebração. SEXTA-FEIRA SANTA - A Igreja contempla o mistério do grande Amor de Deus pela humanidade. Ela se recolhe no silêncio, na oração e na escuta da palavra divina, procurando entender o significado profundo da morte do Senhor. Neste dia não há missa. À tarde, às 15 horas, acontece a Celebração da Paixão e Morte de Jesus, com a proclamação da Palavra, a oração universal, a adoração da cruz e a distribuição da Sagrada Comunhão. Na primeira parte são proclamados um texto do profeta Isaías sobre o Servo Sofredor, figura de Cristo que assume as dores da humanidade, flagelada pelo sofrimento como consequência da injustiça e do pecado, outro texto é tirado da Carta aos Hebreus que ressalta a fidelidade de Jesus ao projeto do Pai e o relato da paixão e morte de Cristo do evangelista João. São três textos muito ricos e que se completam, ressaltando a missão salvadora de Jesus Cristo. O segundo momento é a Oração Universal, compreendendo diversas preces pela Igreja e pela humanidade. Aos pés do Redentor imolado, a Igreja faz as suas súplicas confiante. Depois segue-se o momento solene e profundo da apresentação da Cruz, convidando todos a adorarem o Salvador nela pregado: “Eis o lenho da Cruz, do qual pendeu a salvação do mundo. – Vinde adoremos”. E o quarto momento é a comunhão. Todos revivem a morte do Senhor e querem receber seu corpo e sangue; é a proclamação da fé no Cristo que morreu, mas ressuscitou. Nesse dia a Igreja pede o sacrifício do jejum e da abstinência de carne, como ato de homenagem e gratidão a Cristo, para ajudar-nos a viver mais intensamente esse mistério, e como gesto de solidariedade com tantos irmãos que não têm o necessário para viver. Nessa noite celebramos a encenação da Via Sacra pelas ruas da nossa cidade com a reflexão da Campanha da Fraternidade de 2014 com o tema: fraternidade e Trafico Humano, e o lema “é para a liberdade que Cristo nos Libertou”(Gl. 5,1). Mas a Semana Santa não se encerra com a sexta-feira, no dia seguinte quando se celebra a vitória de Jesus. Só há sentido em celebrar a cruz quando se vive a certeza da ressurreição, pois a morte foi vencida por aquele que vive. VIGÍLIA PASCAL - Sábado Santo é dia de “luto”, de silêncio e de oração. A Igreja permanece junto ao sepulcro, meditando no mistério da morte do Senhor e na expectativa de sua ressurreição. Durante o dia não há missa, batizado, casamento, nenhuma celebração. À noite, a Igreja celebra a solene Vigília Pascal, a “mãe de todas as vigílias”, revivendo a ressurreição de Cristo. A vitória sobre o pecado e a morte. A cerimônia é carregada de ricos simbolismos que nos lembram à ação de Deus, a luz e a vida nova que brotam da ressurreição de Cristo, nesta noite os Catecúmenos são batizados e incorporados ao Povo de Deus. Toda a história de Salvação é historia de Amor, nesta noite o Amor se veste de Glória, porque se manifesta mais forte que a morte, “o mor é imortal”, torna-se graça que perdoa, que ilumina aos que são torpes e estão cegos, noite que acende a Fé. Que a Semana Santa traga dias de muita espiritualidade e profundo amor, renovando todas nossas atitudes de serviço em favor do povo. Feliz Pascoa. Pe. Victor Hernández.

Módulos de Formação e visitas às Escolas

O Projeto Prevenção e Vida: Comunidade em Ação continua com os módulos de formação de agentes locais, sendo que o último aconteceu no último dia oito de abril, terça-feira, das 13h às 17h, no Salão Paroquial e o próximo será no dia 13 de maio, nos mesmos local e horário. A primeira capacitação de educadores universitários do APE – Ações Preventivas na Escola do PEF – Programa Escola da Família aconteceu no último sábado, dia 12, das 9h30 às 15h30, na DER REG – Diretoria de Ensino da Região de Registro. Além disso, estão sendo realizadas visitas nas Escolas de Cananéia e da DER REG para palestra e mobilização junto aos professores.