Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Auto de Natal

Por Vinícius Rangel
No último dia 15 de dezembro, domingo, as crianças da catequese da Paróquia São João Batista de Cananéia realizaram a encenação do nascimento do menino Jesus, durante a Missa do 3º domingo do advento.
A apresentação, embora com a falta de muitos integrantes, foi realizada no improviso, mas ficou muito bonita, pois o que vale é que as crianças se empenharam, decoraram os papéis e fizeram com muito amor e carinho.
Parabéns aos catequistas envolvidos e a todas as crianças pela belíssima apresentação!

Crismandos da Comunidade do Carijó

Por Vinícius Rangel
No último dia 14 de dezembro, sábado, a comunidade de São Francisco de Assis do Carijó celebrou o Sacramento da Crisma com seis jovens da Comunidade, do catequista João Batista Alves Júnior.
A celebração foi presidida pelo Bispo Dom José Luiz Bertanha e pelo nosso Pároco Padre Víctor Hernández e abrilhantada por membros do Coral São João Batista. Durante cerca de dois anos o grupo se reuniu para estudar a palavra de Deus e se preparar para receber os dons do Divino Espírito Santo, sendo que alguns não conseguiram finalizar a missão, contudo, seis jovens tornaram-se discípulos missionários por meio da Crisma. Parabéns!

Comunidade católica do Acaraú realiza festividade em louvor à Nossa Senhora de Guadalupe

As atividades foram realizadas entre seis e 15 de dezembro
A Comunidade Católica do Bairro do Acaraú realizou entre os dias seis e 15 de dezembro, as ações em prol e festividades em louvor à Nossa Senhora de Guadalupe, sendo que seu ápice ocorreu no último domingo, 15, com Procissão pelas ruas do bairro às 17h, seguida de missa solene presidida pelo pároco Víctor Hernández.
Desde o início do mês foram realizadas ações em prol do evento, com festa aos idosos e doentes no dia seis, às 16h e Forró com Nivaldo dos Teclados no dia oito, a partir das 19h.
Dentro do âmbito religioso, no dia 12, quinta-feira, foi realizada a erguida do mastro e alvorada a partir das 06h e Tríduos, nos dias 12, 13 e 14 (quinta, sexta e sábado), às 19h30. No dia 14 ainda houve Bingo após o Tríduo e no dia 15 após a descida do mastro de Nossa Senhora de Guadalupe foi realizada um domingueira de forró com Nivaldo e seus teclados.
Parabéns à comunidade pela bela festa.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Aniversariantes de Dezembro

01/12 Renata da Silva Pereira Kurashiki 03/12 Ana Sérgio Teixeira 04/12 Olívia Araújo 05/12 Pedro Paulo Rodrigues Luz 07/12 Ataliberte Lauro Pereira 09/12 Leonardo Vilain 10/12 Nelson Neves Marcolino 10/12 Maria do Espírito Santo Rodrigues 11/12 Maria José de Souza 13/12 Maria Luzia A Lisboa 14/12 Maria Aparecida Fraga 16/12 Sergio de Almeida 17/12 José Jovelino Xavier 18/12 João Benedito Rosa 18/12 Adilson Rangel Xavier 21/12 Carlos Alberto Guimarães dos Santos 22/12 Maria Eliza Araujo 24/12 Agnaldo Bernardo 28/12 Izabel Silva Santos 29/12 Cacilda Fraga 29/12 Maria Regina Camargo e Silva 30/12 Osvaldo a de Camargo Dias 31/12 Aristides Alves Cordeiro 31/12 Maria de Paula

Agradecimento

Que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco!
Queridos amigos paz e bem!
A Paróquia São João Batista, vem através deste, respeitosamente agradecer a todas as pessoas que colaboraram para com o Bingo Beneficente em prol ao Restauro da Igreja Matriz, que aconteceu dia vinte e três de novembro de dois mil e treze, e que se realizou com grande êxito, e muito devido vossa colaboração. Gostaríamos de reiterar nossos préstimos de estima e consideração pelo trabalho e cooperação junto à Comunidade Católica e nos colocarmos sempre a disposição. Aproveitamos este momento para desejar a todos em Feliz Natal e um abençoado 2014.
Que Deus derrame suas bênçãos sobre sua família e em sua vida.
Afetuosamente,
Víctor Hernández Rodriguez

Editorial de Natal

Queridos amigos PAZ e BEM!
Natal é a mais alegre e bonita notícia para todos os povos, se manifesta o grande AMOR de Deus, empobrecido e pequeno. Pelo AMOR que tem por nós, despojou-se de sua glória e grandeza para fazer-se como um escravo, um mendigo. Para nós foi uma bênção, pois assim qualquer de nós pode conhecer Deus nos pequenos e pobres da terra.
Ensina-nos menino de Belém, o mistério de Tua humildade.
Ensina-nos menino de Belém, o mistério de tua pobreza.
Ensina-nos menino de Belém, o mistério do teu AMOR.
Pois Natal é a festa dos pequenos e dos pobres, Tu te fizeste um deles para mudar sua vida e nossa vida:
Os que caminhavam nas trevas uma Luz lhes brilhou.
Os que choravam serão cheios de muita alegria.]
Os que eram pobres serão os mais amados.
Os que viviam oprimidos e escravizados verão a derrota dos tiranos.
Por isso, meus irmãos, o Natal significa que Deus se apaixonou por você, se fez como um de nós em tudo, menos no pecado e, desde então...
Desde então os últimos são de Deus os preferidos.
Desde então os últimos são os mais ditosos.
Desde então os últimos são nossa força renovadora.
Desde então os últimos são a esperança mais firme.
Desde então os últimos são os primeiros.
Quero aproveitar para desejar a todos vocês, minha família querida, meus irmãos e irmãs, uns dias de muita felicidade e profundo amor. Deus se faz humanidade na vida e no coração de vocês.
FELIZ NATAL E FELIZ ANO DE 2014!!
Pe. Víctor Hernández

Comunidade do Porto Cubatão celebra a Festa Nossa Senhora das Graças

Por Vinícius Rangel
Entre os dias 28 de novembro e 01 de dezembro a Comunidade do Porto Cubatão celebrou a Festa em louvor à Nossa Senhora das Graças.
As festividades começaram no dia 28 de novembro, quinta-feira, com o 1º tríduo preparado pela comunidade de Nossa Senhora do Rocio da cidade de Iguape, presidida pelo seu pároco, Padre Adelson Souza Rosa.
No dia 29, sexta-feira, o 2º tríduo foi preparado pela comunidade de São Francisco de Assis, do bairro Carijó. E o 3º tríduo, dia 30, sábado, preparado pela PJ - Pastoral da Juventude, com apresentação do grupo de teatro do Projeto Prevenção e Vida: Comunidade em Ação, ambos presididos pela Irmã Ann Griffin. Todos os tríduos aconteceram às 19h30 e ao final foi oferecido um lanche para os convidados.
No dia 01 de dezembro, às 16h00 houve Procissão e Missa em louvor à padroeira, presidida pelo nosso pároco Padre Víctor Hernández.
Parabéns à comunidade do Porto Cubatão e a todas as comunidades que participam dos tríduos pela belíssima festa!

Comunidade do Itacuruçá realiza Festa de Santo André

A comemoração contou com Procissão Marítima
Entre os dias 29 de novembro de 01 de dezembro, a Comunidade do Itacuruçá e Pereirinha, na Ilha do Cardoso, realizou a Festa em louvor ao seu padroeiro, Santo André, com muita fé e cultura.
No dia 29, sexta-feira, a festa contou com apresentação de fandango.
No dia 30, sábado, às 09h, foi realizada a tradicional procissão marítima com a imagem do padroeiro local, seguida de Santa Missa, presidida pelo Padre Víctor Hernández. À noite foi realizado show com o Grupo Velha Maromba e Samba da Ilha. Já no domingo, dia 01, foi realizado o Campeonato de Futebol.
Entre outras ações, a comunidade preparou apresentação de pesca, ações em educação ambiental, exposição fotográfica, artesanato, torneio de vôlei e comidas típicas.
Parabéns à comunidade pela belíssima festa!

Assim me contaram

Como todos vocês sabem, Papai Noel mora na Lapônia, lá faz um frio terrível, até os dentes ficam tremendo, alguns dias ficam colados os cílios dos olhos de tanto frio; dos telhados das casas penduram umas estalactites de gelo. Enfim, podem imaginar que lugar tão maravilhoso, até os esquilos usam luvas, os lobos levam elegantes botas de couro e as renas levam toucas coloridas com uma bola branca na ponta, mas que vou contar que vocês não saibam!
O que eu vou contar é uma história que uma vez aconteceu, assim me contaram.
Chegando o dia de Natal, lá na Lapônia Papai Noel acordou com muita tose e febre alta.
É Gripe – dizia com os olhos cheios de lágrimas e uma tosse terrível. E muito preocupado falava com uma voz apagada... Que vai ser das crianças meu Deus! Quem vai repartir as ilusões e esperanças, tantos presentes que elas esperam?
_“Eu” – gritou uma voz fina e aguda, magrinha como um alfinete, uma sombra começou a despontar pela porta da cozinha. Papai Noel, pensou em um ratinho, pois já o tinha visto uma vez se protegendo do frio perto da chaminé do refeitório.
_“Eu” – repetiu mais uma vez aquela voz fina, era a esposa de Papai Noel... E se aproximando dele, lhe entregava um copo de leite com mel e uns bolinhos de chocolate. – disse ela: _ Eu farei seu trabalho!
Papai Noel escutou sem dizer nada, e Mamãe Noel, repetiu: _ Eu o farei!
Na verdade a Papai Noel essa ideia não lhe agradou muito; ele sempre recebia os elogios, ele recebia as cartas de milhões de crianças de todo o mundo, todo mundo falava dele, a Televisão, o Facebook, os jornais de todo o mundo...
_ Está bem – resmungou ele com voz rouca - _Está bem. Os tempos mudaram.
Então Mamãe Noel, lhe consolou dizendo:
_ Não se preocupe Papai. As crianças não vão notar nada, colocarei suas roupas, usarei umas almofadas para imitar tua barriga, e... Até uma barba postiça colocarei!
Na porta da casa, estava o trenó pronto para viajar. Soava os sininhos e as renas se mexiam ansiosas e alegres, nesse momento estava nevando e das árvores caíam os punhados de neve.
_ Não é justo – refletia Papai Noel. _ Não posso permiti-lo. Tu és tu.
Então Mamãe Noel, lhe falou:
_ Bem, bem...
_ Atchiss! Contestou Papai Noel, tá bom, terá que ser assim. Cada um do seu jeito.
Mamãe Noel começou a vestir sua própria roupa. Não colocou a barba, nem barriga, nem carregou um saco gigante para demostrar que era forte... Ela se olhou no espelho... Uh não está mal, pensou. Era velhinha, mais seu rosto transmitia muita paz e amor. Então olhando a Papai Noel se despediu.
_ É hora de ir embora.
_ Sim - falou ele - vai!
_ Logo voltarei - falou baixinho para ele, dando-lhe um carinhoso beijo no rosto. Assim foi como Mamãe Noel, distribuiu os presentes de Natal, mas... Só algumas pessoas, as que esperavam o maravilhoso acontecimento de ver aparecer algum dia a Mamãe Noel, a viram, e ficaram muito felizes. Ligaram para as agências de notícias e, no dia seguinte, as notícias só transmitiam: “Mamãe Noel distribuiu os presentes este ano”. “O novo século tem trazido a Mamãe Noel”.
Mas Mamãe Noel não pensava só na fama, embora a fazia muito feliz, senão em como estaria Papai Noel.
Quando voltaram para casa as renas e Mamãe Noel estavam muito cansadas, mas para sua surpresa encontrou a Papai Noel cantando e amassando bolinhos de chocolate na cozinha.
_ Olá meu céu! — falou ela.
_ Olá, meu amor! – respondeu ele.
Era a primeira vez que Papai Noel cozinhava, além disso, lavou a roupa, passou a roupa e arrumou toda a casa.
Pela primeira vez, os dois juntos leram os jornais, e de todas as notícias a que mais gostaram foi: “No próximo ano, as crianças do mundo inteiro, poderão escrever indistintamente a Mamãe e Papai Noel”.
Meu Deus! Conseguiram uma mudança entre todas as pessoas, as mudanças nas pessoas e na vida são assim...
Primeiro um sonho, uma possibilidade; depois, uma realidade, e quando isto acontece... Que maravilhoso ar de fraternidade respiram as pessoas, e que maravilhosa a luz que parece irradiar o mundo!
Feliz Natal Crianças!! Pe. Víctor Hernández.

PROGRAMA DE MISSAS DE DEZEMBRO 2013

DIA 01 DOMINGO
09h00 Missa no Acaraú
16h00 Festa N. Sra. das Graças Por. Cubatão
20h00 Missa na Matriz
DIA 2 SEGUNDA-FEIRA
16h00 Missa no Marujá
DIA 3 TERÇA-FEIRA
20h00 Missa no Ariri
DIA 4 QUARTA-FEIRA
20h00 Missa na Matriz
DIA 7 SÁBADO
08h00 Encontro do Setor Ampliado - (ver cozinheiras)
16h00 Missa no Rio Branco
19h30 Missa no São Paulo Bagre
DIA 8 DOMINGO
09h00 Missa na Matriz
20h00 Missa na Matriz
DIA 11 QUARTA–FEIRA
20h00 Missa na Matriz
DIA 14 SÁBADO
20h00 Crisma no Carijó
DIA 15 DOMINGO
09h00 Liturgia na Matriz
09h00 Missa no Rocio
17h00 Festa Nsa. Sra. de Guadalupe Acaraú
20h00 Missa na Matriz
21h00 Auto de Natal
DIA 18 QUARTA–FEIRA
20h00 Missa na Matriz
DIA 19 QUINTA-FEIRA
19h00 Reunião dos Coordenadores de Pastoral – CPP
Dia 20 SEXTA–FEIRA
10h30 Missa na Enseada da Baleia
15h00 Missa no Pontal de Leste
DIA 21 SÁBADO
16h00 Missa no Iririaia
18h30 Cantata de Natal
DIA 22 DOMINGO
09h00 Missa na Matriz
20h00 Missa na Matriz
DIA 24 TERÇA-FEIRA – Véspera de NATAL
21h00 Missa do Natal do Senhor – Vigília
DIA 25 QUARTA-FEIRA – NATAL
20h00 Missa de Natal Na Matriz
DIA 27 SEXTA-FEIRA
16h00 Missa no Santa Maria
19h00 Missa no Mandira
DIA 28 SÁBADO
18h00 Missa no Itapitangui
20h00 Missa no Porto Cubatão
DIA 29 DOMINGO
09h00 Missa na Matriz
20h00 Missa na Matriz
DIA 30 SEGUNDA-FEIRA
20h00 Missa na Matriz
DIA 31 TERÇA-FEIRA
20h00 Missa na Matriz
DIA 1 de Janeiro QUARTA–FEIRA
20h00 Missa na Matriz