Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Festividades em louvor a São João Batista em Cananéia

Por Vinícius Barbosa Rangel
No dia 21 de junho, sexta-feira, as festividades em louvor ao Santo Padroeiro de Cananéia, São João Batista, iniciaram com a Alvorada às 06h00 e às 19h00 foi realizada a Procissão com São Joãozinho, com saída do Asilo de Idosos até a Igreja Matriz, onde se celebrou o 1º Tríduo em louvor a São João Batista, preparado pela comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe, bairro Acaraú e com a presença do Padre Adelson, da Paróquia de Nossa Senhora do Rocio, em Iguape. Logo após a Missa, houve a erguida do mastro com a cantoria dos Foliões.
No dia 22, sábado, foi celebrado o 2º Tríduo, preparado pela comunidade de Nossa Senhora do Rocio, com a presença do Frei Pedro, da Paróquia de Santo Antônio, em Cajati, também às 19h30.
No dia 23, domingo, o 3º Tríduo, preparado pelas comunidades do Centro e Morro, que contou com presença da jovem Analina, que deu o seu testemunho de fé como jovem.
E no dia 24, dia de São João Batista, foi celebrada a Missa Solene em louvor ao Padroeiro, às 10h00, presidida pelo Bispo Dom José Luiz Bertanha e com a presença de outros padres e preparada pela comunidade de São Francisco de Assis, Carijó. Após a Celebração, a banda Municipal se apresentou dentro da Igreja, por conta da chuva e foi servido um almoço no Salão Paroquial para os presentes.
Por conta da chuva, a procissão não pode ser feita como é tradição, apenas uma procissão simbólica em volta da Igreja. Logo após, foi realizado o sorteio dos novos festeiros para o ano de 2014, e o título foi levado por José Belmiro Guimarães Santos. Na sequência, os fiéis receberam a Bênção Solene do Santíssimo, fechando com chave de ouro a Festa em louvor a São João Batista.
Parabéns a todos os envolvidos!!!!

domingo, 16 de junho de 2013

Comunidades do Mandira e Marujá festejam seus padroeiros

Muitas das comunidades católicas de Cananéia comemoram e festejam seus padroeiros no mês de junho.
Na comunidade do Mandira, o padroeiro Santo Antônio foi homenageado entre os dias 12 e 16 de junho, sendo que no dia 12, foi realizado Terço Cantado às 19h e Bingo Beneficente às 21h. Já no dia 13, dia do Santo a festa começou às 15h, com Procissão, Missa e Batismo, seguido de Bingo Beneficente. No dia 14, sexta-feira, as festividades contaram com Quadrilha Quilombola e Bingo Beneficente. Já no sábado, dia 15, foram realizadas as tradicionais gincanas com crianças, competição de pau de sebo, corrida de pedestres a partir das 15h, às 19h houve Bingo Beneficente e às 22h Bingo Especial com Ailton e seus teclados. Encerrando as festividades no dia 16, teve Torneio de Futsal a partir das 10h, Bingo e encerramento a partir das 19h.
A comunidade do Marujá também homenageou seu Santo Padroeiro, São Vito, entre os dias 14 e 15 de junho. No dia 14, sexta-feira, houve confissão comunitária às 19h e no sábado, a partir das 09h foram realizadas Procissão e Missa em louvor ao Santo.

SÃO JOÃO BATISTA

Minha saudação de Paz e Bem para todos!
Estamos nos preparando para a grande festa do nosso Padroeiro São João Batista de Cananéia, a Igreja se reveste de festa, contagiados pela alegria que os pais de São João: Zacarias e Isabel sentiram. Nós também com muita alegria vamos celebrar a festa de São João Batista, muitas famílias estão celebrando o retorno de amigos e familiares que algum dia tiveram que sair da sua terra, da sua casa, na procura de uma vida mais confortável e de maior estabilidade econômica, muitos deles vão participar conosco desta festa entranhável, alegre e importante.
São João o maior dos profetas nascidos de mulher. Recém-nascido é visto com muita alegria e surpresa, “o que virá a ser este menino”, exclamação de profunda admiração diante duma nova vida.
O que virá a ser deste menino? É como uma preocupação, o que vai acontecer com ele.
Fazendo uma retrospectiva, vemos uma pessoa fiel à tradição judaica, homem de profunda fé, nas palavras do profeta Isaias, Deus lhe preparou desde antes do seu nascimento, para ser seu servo, fazendo de sua palavra uma língua firme, para anunciar e denunciar todas as situações de injustiça que o povo estava sofrendo, Ele pregava um batismo de mudança de vida, próprios dos rituais judaicos e foi quem preparou o caminho do Senhor, reconhecendo Jesus como o Cordeiro de Deus.
Na cadeia enviou dois de seus discípulos na procura de Jesus confiante na vida do Reino, porque acreditava numa mudança social, econômica, política e religiosa.
E, finalmente, teve uma morte trágica, foi degolado pelo capricho e pelo medo dos poderosos.
Poderíamos falar de muito mais coisas de João Batista, com certeza todos já temos lido e escutado muitíssimas vezes sobre ele.
Eu estava pensando ontem, quando preparava este editorial e para os nossos dias atuais, que valor tem João Batista, é junto com Jesus e Maria o único Santo que celebramos seu nascimento (sempre que celebramos a festa de um santo, é sua morte, mais em São João celebramos seu nascimento).
Rezei e descobri, que hoje, como cristãos temos muitos desafios na frente, primeiro ter a certeza que fomos escolhidos por Deus, desde o ventre da nossa mãe para sermos os servos, atitude que é necessaria para a missão profética de anunciar com alegria a chegada do Reino, um mundo de iguais nas diferenças, sem domínio de classes sociais, ricos e pobres, os cegos veem, os coxos andam, o cegos veem e aos pobres se lhes anuncia a Boa Nova e denunciar as atitudes que impedem essa chegada, pois o Reino é para todos e de todos, sermos profetas é uma tarefa difícil neste mundo globalizador, que só desde a experiência de fé e desde a firmeza e confiança em Deus poderemos comquistar . Descobri que essa Palavra firme, mais do que nunca tem que marcar nossas atitudes de fidelidade ao projeto de Deus, pois paresce que o comodismo não bate com a fidelidade ao projeto de Deus, não podemos ficar parados, cegos antre tantas situações de morte que nos rodeiam, exclusão, preconceito, jovens tirando sua vida pela droga, desemprego e tantas outras formas de morte violenta que estamos vivendo, temos que acreditar que é possível uma mudança de vida e de sociedade pela Fé em Jesus Cristo.
Pensei também que temos que tornar-nos missionários e anunciar uma sociedade do amor, e fomentar a cultura da solidaridade, da paz antre tanta violência camuflada, hoje, como Igreja, temos que dar um giro de 360 graus, para reconhecer nos pobres o Cordeiro de Deus, como Igreja, temos que testemunhar a vida, não como utopia e sim como realidade que está presente no nosso meio, sair da nossa frágil acomodação, e dar continuidade ao sonho de Jesus, nosso Senhor, uma nova humanidade.
Meus irmaos, celebrar a vida de Sao João, é celebrar a vida de todos nós, nossa própria vida, nossa vocação de cristãos, pois fomos chamados pelo batismo a anunciar e preparar o caminho para o Messias, aplainando os caminhos que impedem a sua chegada, celebremos e manifestemos nossa Fé neste ano da Fé que nos torna aliados à nossa vocação de discípulos e missionários de Cristo.
Sao João Interceda por todos nós.
Pe. Víctor Hernández

Comunidade de São Francisco de Assis

Fotos e Texto: João Batista Alves Júnior
A comunidade realizou alguns eventos nestes últimos dias, todos eles contanto muito com a boa vontade de nossos irmãos, que continuam nos apoiando e servindo a Igreja. Após as visitas da Bandeira do Divino Espírito Santo, já nos preparamos para a confecção dos tapetes para a passagem do corpo de Jesus Eucarístico pelas ruas, no dia 30 de Maio. As crianças da catequese, em especial do grupo de mini-jovens, pré-catequese e o grupo de jovens da comunidade fizeram bonito neste santo trabalho, desde a preparação da colcha de retalhos até a arrumação das ruas, absorvendo o verdadeiro sentido de toda essa tradição. No dia 31 de maio, os membros da coordenação e amigos da comunidade estiveram presentes no Arraial de São João. Desta vez ficamos responsáveis pela barraca dos doces de abóbora e de mamão, onde estes foram feitos na própria comunidade do Carijó. Os jovens tiveram participação especial também, incumbidos, juntos com outros jovens, da pescaria, correio elegante, brinquedos e cadeia, divertiram-se e trabalharam bastante, nos dando um ótimo resultado final. Vale ressaltar que alguns membros da comunidade fizeram parte da dança da quadrilha, que animou e deu abertura ao arraial, sendo bem divertido. Após, no dia 1º de Junho, realizamos no nosso salão a Celebração da Palavra, missa realizada uma vez por mês. No dia 11 de junho, nos reunimos para preparar a Missa Solene em Louvor a São João Batista, que acontecerá no dia 24. Fomos privilegiados quando fomos sorteados para realizar essa Santa Missa, prestando nossa humilde homenagem ao nosso tão querido padroeiro. No dia 15 de junho realizamos um Bazar da Pechincha para arrecadarmos fundos para manter nosso salão funcionando em condições de uso. No próximo dia 22 de junho, realizaremos, também, a Liturgia das Crianças, em nosso salão, às 16h, evento este realizado pela Pastoral da Catequese, que tem por intuito unir todas as crianças que fazem catequese de toda a Paróquia. Faremos no dia 29, a Primeira Comunhão de quatro jovens do grupo de catecumenato, que irão se confessar ao Padre no próximo dia 19. No dia 30, toda a catequese fará um passeio de encerramento do primeiro semestre deste ano, indo ao Brocuanha. Como lido, percebe-se o quanto de atividades estamos realizando e, por isso, aproveito a oportunidade para convidar todas as pessoas da comunidade a nos auxiliarem nestes diversos trabalhos que prestamos, pois é para uma causa conjunta, onde juntos tentamos fazer o melhor para o nosso bairro e também para a melhoria da nossa vida em comunidade, pois se caminharmos juntos e unidos atingiremos o propósito que tanto almejamos, que é a paz entre todos! E que São João nos proteja e nos abençoe sempre, em toda a nossa caminhada de fé.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Festas Juninas, cultura e fé!

Por Neyton João Pontes
Comemorar o mês de junho é um hábito antigo em várias partes do mundo. Antes do nascimento de Jesus, os povos pagãos do Hemisfério Norte celebravam o solstício de verão, o dia mais longo e a noite mais curta do ano, que, lá, acontece em junho. As festas ocorriam para pedir aos deuses a fertilidade da terra e garantir boas colheitas nos meses seguintes. Com o avanço do Cristianismo, a Igreja incorporou a tradição e, no século VI, os ritos da festa do dia do solstício, em 21 de junho, passaram para o dia do nascimento de São João Batista, em 24 de junho. Mais tarde, no século XIII, foram incluídas no calendário litúrgico as datas comemorativas de Santo Antônio (dia 13) e São Pedro (dia 29), sendo que a festa de São Pedro se não coincide ser no domingo, sempre é passada liturgicamente para o domingo mais próximo. São Pedro se tornou mais popular na devoção, mas se celebra junto a ele a festa de São Paulo. É por isso que esses santos são os padroeiros das festas juninas.
As festas juninas fazem referência ao homem do campo, que vive de forma mais humilde, junto à natureza, sendo sua vida marcada por grande fé e devoções.
Vivamos com alegria nossa cultura e fé!

CONHECENDO A NOSSA IGREJA

Símbolos da Igreja – parte V
O pelicano é outro dos símbolos da Igreja, este por sua vez se refere à Eucaristia.
Na Europa medieval os pelicanos eram considerados animais especiais e zelosos que alimentavam os filhotes com o alimento que extraíam da sua própria bolsa e chegando a faltar alimento, dava-lhes o seu próprio sangue.
Isto é como a oferta de Cristo de Si mesmo na cruz em expiação dos nossos pecados. Através da Sua Paixão e Morte na Cruz, agora temos o Sacramento da Eucaristia, no qual o pão e o vinho são transformados em Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Assim, como o pelicano, a maneira de Cristo, de nos alimentar é através do Seu amor autosacrificial.

RUMO A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE RIO 2013

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19)
Por Neyton João Pontes
A um mês da JMJ – Jornada Mundial da Juventude nos preparamos para esse grande encontro da Igreja que, desta vez, acontecerá aqui pertinho de nós, em nossa casa.
O Brasil, mais especificamente a cidade do Rio de Janeiro, está todo voltado para o evento, sendo que o prefeito Eduardo Paes encaminhou à Câmara de Vereadores da cidade a proposta de feriado integral nos dias 25 e 26 de julho, quando ocorrem os dois principais eventos da Jornada Mundial da Juventude com a participação do Papa Francisco na Praia de Copacabana, na zona sul da cidade: a Via Crúcis e a Missa da Acolhida, quando são esperados cerca de 1,5 milhão de peregrinos.
“A medida é para conforto tanto dos moradores da cidade como para os que estarão aqui nestes dois dias de visita. Nós estamos falando de um evento que vai reunir de 1,5 milhão a 2 milhões de visitantes em Copacabana, na quinta-feira e na sexta-feira, dias de expediente normal. É como se tivéssemos dois réveillons seguidos, do ponto de vista do fluxo de pessoas”, disse Paes.
Vamos nos unir em oração para que a JMJ seja um grande sinal de união e fé para o mundo!
Fonte: http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2013/05/rio-tera-feriado-durante-visita-do-papa-francisco-para-a-jornada-mundial-da

quarta-feira, 12 de junho de 2013

PROGRAMA DE MISSAS DE JUNHO DE 2013

DIA 1 SÁBADO
19h30 Missa no Carijó
16h00 Missa no Iririaia
DIA 02 DOMINGO
09h00 Missa no Acaraú
09h00 Liturgia da Palavra na Matriz
19h30 Missa na Matriz
DIA 05 QUARTA-FEIRA
19h30 Missa na Matriz
20h30 Preparação de Batismo na Matriz
DIA 06 QUINTA-FEIRA
19h00 Formação Permanente
DIA 8 SÁBADO
16h00 Missa no Santa Maria
19h00 Missa no Itapitangui
DIA 9 DOMINGO
09h00 Formação de Catequistas
09h00 Missa na Matriz
19h30 Missa na Matriz
DIA 12 QUARTA–FEIRA
19h30 Missa na Matriz
DIA 13 QUINTA-FEIRA
15h00 Missa e Procissão de Santo Antônio no Mandira
20h00 Coordenação CPP
DIA 15 SÁBADO
08h30 Formação Missionária Setor no Salão Paroquial
09h00 Procissão e Missa em Louvor a São Vito - Padroeiro da Comunidade do Marujá
19h00 Batismo na Matriz
20h00 Bingo em louvor a São João Batista
DIA 16 DOMINGO
09h00 Liturgia na Matriz
09h00 Missa no Rocio
16h00 Missa no Rio Branco
19h30 Missa na Matriz
DIA 18 TERÇA-FEIRA
19h30 CAEP
DIA 19 QUARTA–FEIRA
19h30 Missa na Matriz
DIA 20 QUINTA-FEIRA
19h00 Missa no Porto Cubatão
DIA 21 SEXTA-FEIRA
19h00 Procissão de São Joãozinho do Asilo - 1º Tríduo em Louvor a São João Batista com Padre Adelson
21h00 Erguimento do Mastro de São João Batista
DIA 22 SÁBADO
10h00 Missa e Procissão em louvor a São Luiz Gonzaga - Padroeiro da Comunidade do Ariri
19h30 2° Tríduo de São João Batista com Padre Capuchino
20h00 Bingo em louvor a São João Batista no Ginásio Mario Covas
DIA 23 DOMINGO
09h00 Missa na Matriz
19h30 3º Tríduo em Louvor São João Batista
DIA 24 SEGUNDA-FEIRA (FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA)
10h00 Missa solene em louvor de São João Batista, com a presença do nosso Bispo Dom José Luiz Bertanha
17h00 Procissão com a imagem de São João Batista, sorteio dos novos festeiros
19h00 Descida do mastro de São João Batista
DIA 25 TERÇA-FEIRA
19h30 Reunião do Setor em Pariquera-açu
DIA 26 QUARTA-FEIRA
19h30 Missa na Matriz
19h00 Formação permanente no Porto Cubatão
DIA 27 QUINTA-FEIRA
15h00 Missa no Pontal
19h00 Missa na Enseada
DIA 28 SEXTA-FEIRA
19h00 Formação Permanente
DIA 29 SÁBADO
10h00 Missa Itacuruçá
DIA 30 DOMINGO
09h00 Reunião CPP
09h00 Liturgia na Matriz
Encontrão de Jovens no Acaraú
16h00 Missa no São Paulo Bagre
19h30 Missa na Matriz

Festa de São João Batista de Cananéia

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Festa de São Luiz Gonzaga no Ariri

Festa de Santo Antonio no Mandira

Festa de Corpus Christi em Cananéia

No último dia 30 de maio, quinta-feira, a partir das 09h00, Pastorais e Comunidades católicas da Paróquia São João Batista de Cananéia reuniu cerca de 80 pessoas para a confecção de tapetes nas ruas do Centro da Cidade para a Festa e Procissão de Corpus Christi, sendo elaborados pela tradicional serragem e borra de café ou mesmo tecido.
A Procissão, acompanhada por centenas de fiéis, ocorreu às 16h00, com parte da Celebração nas ruas, até a Oração da Assembleia, e a partir do Ofertório, na Igreja Matriz, sendo que toda a Missa foi preparada pelas Pastorais e Comunidades.
Os presentes, incluindo diversos turistas, puderam receber a Bênção do Santíssimo ao final da Celebração.
Quadrilha Junina
Na sexta-feira, dia 31 de maio, a partir das 19h, a Paróquia São João Batista de Cananéia apresentou uma Quadrilha Junina na cidade, com a participação de membros de Pastorais e Comunidades, contando com casamento junino e muita diversão.