Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 28 de março de 2013

Missa dos Santos Óleos

Por Vinícius B. Rangel
No último dia 26 de março, terça-feira, foi celebrada a Missa dos Santos Óleos, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Barra do Turvo, que contou com a presença de centenas de pessoas de todas as paróquias da Diocese de Registro, sendo que 15 eram da Paróquia de São João Batista de Cananéia.
A Celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano de Registro Dom José Luiz Bertanha e outros padres das outras Paróquias presentes.
Cada Paróquia recebeu os seus Óleos para serem usados no Batismo, no Crisma e na Unção dos Enfermos, neste ano de 2013. Ao final da Celebração foi servido um jantar para todos os presentes.
Parabéns à Paróquia de Barra do Turvo pela belíssima Celebração!

sábado, 16 de março de 2013

Padre Víctor, 25 anos de Vida Sacerdotal

Por Vinícius Rangel
No último dia 12 de março, o Pároco da cidade de Cananéia, Padre Víctor Hernández, completou 25 anos de vida sacerdotal.
Em sua homenagem foi realizada uma Missa em ação de graças pelo Padre, que contou com a presença de cerca de 200 fiéis e também de outros padres de diversas paróquias o Bispo Diocesano de Registro, Dom José Luiz Bertanha.
Ao final da Celebração houve uma grande comemoração com todos os presentes.
Os nossos agradecimentos e os parabéns ao Padre Víctor, pelos 25 anos de serviço ao povo e testemunho fiel!!!

Pastoral da Juventude participa de Formação Missionária

Por Vinícius Rangel
No último dia 10 de março de 2013, a PJ- Pastoral da Juventude de Cananéia participou de um encontro de formação missionária, que foi realizado na Paróquia de São Paulo Apóstolo, da cidade de Pariquera-Açu, junto a outros jovens das outras paróquias do Setor IV(Ilha Comprida, Iguape, Pariquera-Açu, Rocio-Iguape).
Esse encontro, que contou com presença de cerca de 30 jovens, foi ministrado pela Irmã Ana. Iniciamos com cantos, fizemos dinâmicas, leitura da Bíblia e debatemos diversos assuntos sobre a nossa missão. E no final do nosso encontro, saímos pelas ruas da cidade para fazer missão nas casas.
E em breve, a PJ estará fazendo missão nos bairros de Cananéia!!!

terça-feira, 5 de março de 2013

Envio dos Catequistas

Por Vinícius Barbosa Rangel
No último dia 24 de fevereiro, domingo, às 20h, houve a Celebração do Envio dos Catequistas, durante a Missa do 2º Domingo da Quaresma, que foi preparada pela Pastoral da Catequese.
Durante o Rito de Envio, alguns catequistas deram o seu testemunho de como é fazer esse trabalho, que eles realizam com tanta coragem e entusiasmo de catequizar as crianças, os jovens e os adultos.
Pedimos a Deus que eles sempre realizem essa Missão com muita força, generosidade e perseverança.
Parabéns a todos os catequistas!

CONHECENDO A NOSSA IGREJA Símbolos da Igreja – parte II

Qual o significado do símbolo "PX" cristão? O Christogram ☧ é um monograma ou combinação de letras que forma uma abreviatura do nome de Jesus Cristo, tradicionalmente usada como um símbolo cristão. É formada pela sobreposição das duas primeiras letras na grafia da palavra grega Cristo (grego: "Χριστός"), chi ch = e rho = r, de tal forma a produzir o monograma ☧. Diferentes tipos de Christograms estão associados com as várias tradições do cristianismo.
O Chi Rho é uma das primeiras formas de christogram, e é usado por cristãos. Embora não seja tecnicamente uma cruz, o Chi Rho invoca a crucificação de Jesus, bem como simbolizando seu status como o Cristo.
Dizem alguns estudiosos que este símbolo teria sido criado pelo imperador romano que deu liberdade de culto aos cristãos, Constantino, para simbolizar o cristianismo, pois antes somente as figuras do peixe e da cruz tinham essa representação.

Projeto Prevenção e Vida realiza ação durante festividades de Carnaval

No último dia 11 de fevereiro, segunda-feira de carnaval, às 20h, o Projeto Prevenção e Vida: Comunidade em Ação realizou um cortejo antidrogas, com o tema “Carnaval de Cara Limpa”, dentro de uma ala do Bloco defensores das Mulheres, durante o desfile de carnaval de Cananéia, contando com representantes da Paróquia São João Batista de Cananéia, jovens da comunidade e parceiros, totalizando cerca de 50 pessoas, onde foi realizado o segundo mutirão de panfletagem sobre o tema, objetivando chamar a atenção da sociedade e informar sobre o problema.
O Projeto também vem trabalhando com um grupo de teatro de jovens sobre o tema, aos sábados, das 14h às 16h30, no PEF – Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”, que pretende realizar apresentações de conscientização em escolas e comunidades locais.
Os interessados são bem-vindos e podem entrar em contato com a PASCOM – Pastoral da Comunicação.

Padre Víctor comemora 25 anos de ordenação

No próximo dia 12 de março, terça-feira, o pároco de Cananéia, Víctor Hernández comemorará 25 anos de ordenação como sacerdote.
As comemorações contarão com Missa Solene, às 19h, na Matriz de São João Batista.
Parabéns!!!

Ministros extraordinários da Sagrada Eucaristia

Por Itaiani Pereira
Assim são chamadas as pessoas que são convidadas ou que ouviram ao chamado do Senhor para servi-lo, de coração aberto e dispostos a prestar serviços à comunidade, são preparados através de cursos e têm como função ajudar nas Celebrações e levar a Sagrada Comunhão aos enfermos ou até aqueles que não têm condições de participar das Celebrações das Missas na Paróquia, sabendo que nesse momento ele se transforma em Sacrário Vivo e durante o trajeto estar em oração e adoração ao Cristo Nosso Senhor, cuidar respeitosamente dos objetos sagrados usados nas Celebração.
“A Missão dos Ministros da Eucaristia deve ser: estar sempre em oração e adoração ao Cristo, participar constantemente nas Celebrações de toda a comunidade, ter vida Eucarística na Igreja e na vida social, união em Cristo pela palavra, leitura e reflexão da palavra de Deus, visando sempre que os Ministros da Sagrada Comunhão devem colocar sempre o Ministério acima de tudo, isto implica na disponibilidade e presteza”.

Paróquia de São João Batista de Cananeia dá início à Campanha da Fraternidade 2013

Por Vinícius Barbosa Rangel
No último dia 17 de fevereiro, domingo, a Paróquia de São João Batista de Cananeia iniciou a Campanha da Fraternidade 2013, que traz como tema: Fraternidade e Juventude e o lema: Eis-me aqui, envia-me.
A Celebração deu início em frente à Escola Yolanda, às 19h30, de onde vários jovens saíram em Procissão, com uma faixa com o lema e o banner da CF, com o objetivo de chamar a atenção da comunidade.
Logo em seguida, houve a Missa do 1º Domingo da Quaresma, que foi preparada pela PJ - Pastoral da Juventude e PASCOM – Pastoral da Comunicação, contando com homilia da Irmã Ann Griffin, que falou sobre a importância do trabalho junto à juventude.
Ao final, os jovens entregaram panfletos contra o uso de drogas e pela valorização da vida aos presentes, elaborados pelo Projeto Prevenção e Vida: Comunidade em Ação, que conta com a parceria da Igreja Católica.

Editorial

Queridos irmãos, no dia 11 de fevereiro a notícia através dos meios de comunicação nos deixaram surpresos e desconcertados, pela notícia de que o Papa Bento XVI, de 85 anos, apresentava sua renúncia ao ministério de Pedro por se sentir “sem forças”, disse ele, para desempenhar a Missão que a Igreja lhe conferiu, a saída acontecerá a 28 de fevereiro de este ano.
O Papa expressou “Sinto o peso do cargo”, para justificar a renúncia, algo que não acontecia há quase seis séculos. O último Papa a renunciar foi Gregório XII (pontificado de 1406-1415). Bento XVI afirma que “Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência perante a Deus, cheguei à conclusão de que as minhas forças, devido a uma idade avançada, não são capazes de um adequado exercício do ministério de Pedro”, “Por esta razão”, continuou Bento XVI, “e bem consciente da seriedade deste ato, com toda a liberdade declaro que renuncio.” A “28 de fevereiro, às 20h, a Sé de Roma ficará vazia e um conclave para eleger o novo Sumo Pontífice será convocado pelos que para tal têm competência.” Continuou dizendo que "No mundo atual, sujeito a rápidas transformações e sacudido por questões de grande relevância para a vida da Fé, para governar a barca de S. Pedro e anunciar o Evangelho é necessário também vigor, tanto do corpo como do espírito. Vigor que, nos últimos meses, diminuiu em mim de forma que tenho de reconhecer a minha incapacidade para exercer de boa forma o ministério que me foi encomendado". As condições para a renúncia de um Papa estão previstas no Código de Direito Canónico, no cânone 332: "Se acontecer que o romano Pontífice renuncie ao cargo, para a validade requer-se que a renúncia seja feita livremente, e devidamente manifestada, mas não que seja aceite por alguém." Em muitos momentos o Papa Bento XVI pediu oração, rezar por ele e rezar para este momento transcendente que a Igreja está vivendo. Este fato, torna-se um testemunho exemplar para nós, a atitude de humildade e simplicidade que o Papa teve deixando o de lado a imagem de poderoso e se reconhecer limitado e com dificuldades para governar a Igreja. Por isso, vamos rezar juntos pela Igreja, pelo novo papa que sairá eleito no próximo conclave e, de forma especial, pelo papa Bento: "Ó Deus, que escolhestes o vosso servo Bento, sucessor do apóstolo Pedro, como o pastor de todo o rebanho, atendei a súplica do vosso povo. Concedei ao Papa a paz de coração e confirmar na fé seus irmãos para que toda a Igreja se mantenha em comunhão, no vínculo da unidade, do amor e da paz, até que em vós, pastor das almas, o Cristo Senhor da história, cheguemos todos à verdade e à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém."
Pe. Victor Hernández.

Campanha da Fraternidade 2013: Fraternidade e Juventude

O tema e o lema da CF 2013 vêm de encontro com a Jornada Mundial da Juventude
A CF – Campanha da Fraternidade 2013 vem com o tema “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8), sendo mais um elemento para a JMJ – Jornada Mundial da Juventude, que tem como lema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (t. 28, 19), pretendendo fortalecer a evangelização dos jovens.
Uma das metas principais da CF 2013 é se voltar para a realidade da juventude, compreendendo sua riqueza, sua diversidade, seus potenciais e suas propostas. Sendo assim, o objetivo geral da CF 2013 é acolher os jovens neste momento em que vivemos, mudança de época, oportunizando caminhos para o protagonismo juvenil no que se refere ao seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.
Entre os objetivos específicos da CF 2013 podemos destacar: proporcionar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo, para contribuir para a sua vocação de discípulo missionário e para a elaboração de seu projeto pessoal de vida; possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos e sensibilizar os jovens a serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.
Quanto ao lema escolhido, inspirado no profeta Isaías, significa a voz forte do jovem, repleto de sonhos e com grande autoestima, que se coloca à disposição para ajudar a todos.

Comunidade São Francisco de Assis do Carijó realiza Bazar da Pechincha

Por João Batista Alves Júnior
A equipe de coordenação e festeiros da Comunidade de São Francisco de Assis, do Carijó, agradecem a todos os que contribuíram com a doação de peças de roupas e demais objetos para o bazar da pechincha que realizamos no último dia 23 de fevereiro. O bazar tem como objetivo arrecadar fundos para que possamos manter nosso salão em funcionamento, tornando-o um lugar mais acolhedor, já que é onde realizamos todos os nossos trabalhos pastorais. Em nosso planejamento anual estão marcadas outras datas para a realização do bazar, então, quem puder nos ajudar com mais doações, ficaremos gratos, pois assim, nos ajudando, estarão também ajudando outras pessoas que adquirirão essas peças de roupas por um preço satisfatório e representativo. Quem quiser nos ajudar, favor procurar um membro da coordenação. Aproveitamos, ainda, a oportunidade para divulgar que estamos realizando inscrições para a catequese 2013: crianças a partir dos nove de idade, adolescentes que já tenham concluído a Primeira Eucaristia e que queiram entrar no Mini-jovens (entre dez e 15 anos de idade) e adultos com mais de 18 anos de idade para o Catecumenato (Batismo, Eucaristia e Crisma). E se, caso houver procura, queremos montar um grupo de crianças, para uma pré-catequese, que tenham idade entre seis e oito anos. Aos interessados, favor procurar os catequistas da Comunidade ou o Salão Paroquial. E que nosso Santo padroeiro esteja nos abençoando e abençoando a todos os nossos trabalhos neste ano. Paz a todos!

Agenda março

Dia 01 Sexta-feira
19h00 1º encontro de preparação para o Batismo - Salão Paroquial
Dia 02 sábado
19h00 Ordenação Diaconal - Danilo ( Sete Barras)
Dia 03 Domingo
09h00 Missa Acaraú
09h00 Liturgia da Palavra Matriz
16h00 Missa Iririaia
19h30 Missa Matriz
Dia 05 terça –feira
13h30 Pastoral de Cáritas - Salão Paroquial
Dia 06 quarta-feira
13h30 Pastoral de Cáritas - Salão Paroquial
19h30 Missa Matriz
Dia 07 quinta-feira
19h30 Reunião com a coordenação CPP
Dia 08 Sexta-feira
19h00 2º encontro de preparação para o Batismo - Salão Paroquial
Dia 09 sábado
09h00 Reunião coordenadores Paroquiais de Catequese no CDP em Registro
16h00 Missa Rio Branco
19h30 Missa Carijó
Dia 10 domingo
09h00 Formação de Catequistas
09h00 Formação Missionária para Jovens - Setor IV
09h00 Missa Matriz
19h30 Missa Matriz
Dia 12 terça-feira
19h00 Missa 25 anos de Ordenação Presbiteral do Pe Víctor
Dia 13 quarta-feira
19h30 Confissão Comunitária - 3º Encontro de Preparação de pais e padrinhos para o Batismo
Dia 14 quinta-feira
19h00 Catequese Familiar
19h00 Pastoral da Criança - Salão Paroquial
DIA 15 Sexta-feira
20h00 Formação permanente Ministros - Salão Paroquial
Dia 16 sábado
09h00 Bazar da Pechincha – Carijó
16h00 Missa Santa Maria
19h00 Missa Mandira
Dia 17 domingo
Formação Bíblica Setor IV- Pariquera-Açú
09h00 Encontro CPP – Agentes
09h00 Missa Rocio
09h00 Liturgia da Palavra Matriz
19h30 Missa Matriz
21h00 Bingo dos Jovens no Acarau em prol à JMJ
Dia 19 terça feira
08h30 CODIPA
19h30 Reunião da Pastoral Familiar - Salão Paroquial
Dia 20 quarta-feira
19h30 Missa matriz
Dia 21 quinta-feira
15h00 Missa Pontal
19h00 Missa Enseada da Baleia
19h00 Formação Permanente para Ministros - Porto Cubatão
Dia 22 sexta-feira
15h00 Missa Marujá
19h30 Missa Ariri
Dia 23 sábado
10h00 Itacuruça – Trincheira
17h00 Itapitangui
19h30 Missa São Paulo Bagre
Dia 24 Domingo de Ramos
09h00 Missa de Ramos Matriz
17h30 Procissão de Ramos - do Acaraú até a Matriz
Dia 26 terça-feira-santa
19h00 Missa Santos óleos - Barra do Turvo
Dia 27 quarta-feira santa
19h30 Missa Matriz
Dia 28 quinta-feira santa
20h00 Santa Ceia - lava pés
23h00 Vigília de Oração
Dia 29 sexta-feira santa
15h00 Paixão e morte do Senhor
18h30 Encenação Via Sacra pelas ruas
19h30 Procissão com o Senhor dos Passos
Dia 30 sábado santo
18h00 Vigília Pascal e Batismo de Crianças Porto Cubatão
21h00 Solene vigília pascal - Batismo.
Dia 31 domingo de aleluia
09h00 Missa na Matriz – Batismo
19h30 Missa na Matriz

Parabéns!!!