Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Presépio

Cantata de Natal lota Igreja Matriz de Cananéia

Por Neyton João Pontes
No dia 16 de dezembro, domingo, após a Missa, teve início a Cantata de Natal, promovida pela Paróquia São João Batista de Cananéia. Por conta do mau tempo as apresentações foram feitas na Igreja Matriz, ao invés da Praça Martin Afonso de Souza, como havia sido programado.
A Cantata deste ano contou com a participação do Grupo de Canto da Catedral São Francisco Xavier, da cidade de Registro; com o Coral da Paróquia São Paulo Apóstolo, do município de Pariquera-açu; com a belíssima apresentação do Trio de Harpa, Baixo e Violão; com a Banda Municipal de Cananéia, composta por jovens iniciantes, e finalizada com a apresentação do Coral São João Batista de Cananéia.
O público presente participou com empolgação das apresentações.
Parabéns a todos os participantes!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Coral São João Batista de Cananéia se apresenta em cantata de Natal

Por Vinícius B. Rangel
No último dia seis de dezembro, quinta-feira, o Coral São João Batista de Cananéia se apresentou na Cantata de Natal realizada pela Paróquia de São Paulo Apóstolo, na cidade de Pariquera-açu.
O Coral cantou seis músicas natalinas em diferentes idiomas, sendo português, espanhol e latim, todos ensinados pelo Padre Víctor Hernández.
Também esteve presente o Grupo de Cantos São Francisco Xavier, da Paróquia de São Francisco de Xavier, de Registro, que cantou músicas populares, inclusive, fizeram outra versão de um canto que o Coral São João Batista cantou. E ao final das apresentações foi oferecido um lanche aos corais presentes.
Parabéns a todos os envolvidos e aos corais pelas belíssimas apresentações!

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Leigos da nossa Paróquia se formam no Curso de Teologia para Leigos

Por Vinícius B. Rangel
Na última segunda-feira, dia três de dezembro, na Catedral de São Francisco Xavier, em Registro, realizou-se a formatura de várias pessoas que estavam cursando Teologia, e entre eles, seis de nossa Paróquia de Cananeia.
A formatura foi celebrada após a Missa em louvor a São Francisco Xavier, padroeiro da cidade de Registro, presidida pelo Bispo Dom José Luiz Bertanha e outros padres da Diocese, que contou com a presença de cerca de 200 pessoas.
Todos os formandos receberam os certificados e ao final foi compartilhado um lanche com todos os presentes.
Parabéns aos formandos pelo empenho e dedicação!