Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Aniversariantes de dezembro

Parabéns!

PROGRAMA DE MISSAS DE DEZEMBRO 2012

DIA 01 SÁBADO
09h00 Festa Santo André - Itacuruçá
20h00 Missa no Carijó
DIA 02 DOMINGO
09h00 Missa no Acaraú
09h00 Reunião de Coordenadores de Pastoral – CPP
09h00 Liturgia da Palavra Matriz
20h00 Missa na Matriz
DIA 05 QUARTA-FEIRA
20h00 Missa na Matriz
DIA 07 SEXTA-FEIRA
15h00 Festa de idosos e doentes - Acaraú
DIA 08 SÁBADO
10h00 Missa no Iririaia - Bodas de Ouro Manoel e Inês
19h30 Missa no São Paulo Bagre
DIA 09 DOMINGO
09h00 Missa na Matriz
20h00 Missa na Matriz
Dia 12 QUARTA-FEIRA
19h30 Erguida do Mastro – Acaraú
20h00 Missa na Matriz
DIA 15 SÁBADO
14h00 Missa no Marujá – Pe. Adelson
16h00 Missa no Rio Branco – Pe. Gilberto
18h00 Missa no Itapitangui - Pe. Gilberto
19h00 Casamento Renata e Rafael - Pe. Víctor
20h00 Missa no Ariri – Pe. Adelson
DIA 16 DOMINGO
09h00 Missa na Matriz
09h00 Missa no Rocio
16h00 Festa de Nossa Senhora de Guadalupe Acaraú
19h30 Missa no Porto Cubatão
20h00 Missa na Matriz - Encerramento da Catequese
DIA 19 QUARTA-FEIRA
20h00 Missa na Matriz
DIA 20 QUINTA-FEIRA
16h00 Missa no Pontal de Leste
19h00 Missa na Enseada da Baleia
DIA 22 SÁBADO
15h00 Missa no Santa Maria
19h00 Missa no Mandira
DIA 23 DOMINGO
09h00 Missa na Matriz
20h00 Missa na Matriz
DIA 24 SEGUNDA-FEIRA
21h00 Missa do Natal do Senhor - Vigília
DIA 25 TERÇA-FEIRA - NATAL
20h00 Missa de Natal na Matriz
DIA 26 QUARTA-FEIRA
20h00 Missa na Matriz
DIA 30 DOMINGO
09h00 Missa na Matriz
20h00 Missa na Matriz
DIA 31 SEGUNDA-FEIRA
20h00 Missa na Matriz
DIA 01/01/2013 TERÇA-FEIRA
20h00 Missa na Matriz

Agradecimento do Catequista João ao seu grupo de 1ª Comunhão

“Queridos catequizandos, chegamos ao final de mais uma etapa juntos. Foram muitos momentos marcantes e importantes que passamos, e pude trazer para minha vida um pouquinho de cada um de vocês, nesses dois anos de convivência. Cada um de vocês é único para nós, assim como somos únicos para Deus. Cada um tem uma característica diferente, um dom diferente, um sorriso diferente, e isso é que faz toda a diferença, e devemos praticar essas diferenças para o nosso bem e para o bem de todos que nos rodeiam. São essas diferenças que, juntas, unidas, formam um grande grupo. Levarei de cada um de vocês toda essa graça e claro, toda essa diferença que, agora, começo a denominar por qualidade. Por exemplo, o Luiz Antonio e o André, que são muito brincalhões, mostram que quem tem Deus no coração jamais se entristece e se abate; a Amanda e a Hellen, tímidas, nos ensinam que para ouvir a Deus é necessário silenciar; Igor e Taynara, vocês mostram que com sua educação e obediência podemos estar em qualquer lugar, e claro, sendo obedientes ao Deus Pai; Vitória, que sempre está com um sorriso aberto, nos ensina que seguir Jesus é seguir feliz e alegre; Maria Eduarda e Guilherme, sempre prestativos e solícitos, nos ensinam que para servir a Jesus, devemos ter essa simpatia e essa perseverança em nossas atitudes... enfim, aprendi muito com todos vocês, e tenho certeza que a nossa comunidade, de seu modo, também pôde vivenciar e apreciar esses dons maravilhosos que vocês carregam consigo. Lembrem-se sempre: vocês são capazes de muito mais, se continuarem servindo e seguindo a Jesus Cristo e à Igreja.
Isso não é um Adeus, de forma alguma, mas sim, um até logo, pois espero revê-los no grupo de mini-jovens, sendo eu ou não o catequista de vocês, e sempre nas celebrações e eventos da comunidade. Parabéns pela vida de vocês! Assim seja...”

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

PASCOM realiza Celebração em Comemoração ao Dia da Consciência Negra e segundo o Evangelho de São Marcos

A PASCOM – Pastoral da Comunicação da Paróquia São João Batista de Cananéia realizou, com o auxílio de fiéis, a Celebração do último domingo, 18 de novembro, às 20h, na Matriz, que comemorou o Dia da Consciência Negra e propôs uma reflexão sobre os sinais dos tempos, conforme as escrituras do Evangelista Marcos. A PASCOM agradece a todos que colaboraram com a realização da Missa. Muito Obrigada!

Parabéns!!!

Agenda

DIA 22 QUINTA-FEIRA
19h00 1º DIA DE TRÍDUO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS (PORTO CUBATÃO)
DIA 23 SEXTA–FEIRA
10h00 MISSA NO MARUJÁ
19h00 2º DIA DE TRÍDUO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
16h00 MISSA NA ENSEADA DA BALEIA (BATIZADO)
20h00 MISSA NO ARIRI
DIA 24 SÁBADO
19h00 3º DIA DE TRÍDUO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
10h00 MISSA NO VARADOURO
DIA 25 DOMINGO
09h00 LITURGIA DA PALAVRA
09h00 ENCONTRO DE AGENTES DE PASTORAL
15h00 PROCISSÃO E MISSA DA FESTA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - PORTO CUBATÃO
20h00 MISSA NA MATRIZ
DIA 27 TERÇA-FEIRA
10h00 PROCISSÃO E MISSA DA FESTA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS – PONTAL DE LESTE
DIA 28 QUATA-FEIRA
20h00 MISSA NA MATRIZ

domingo, 18 de novembro de 2012

Comunidade realiza Festa de Nossa Senhora do Rocio

Por Neyton João Pontes e Vinícius Barbosa Rangel
No dia 12 de novembro, a Comunidade do Rocio deu início às festividades em louvor à sua padroeira, Nossa Senhora do Rocio, com o I dia de tríduo, preparado pelas Comunidades do Centro e Morro, no II dia de tríduo, dia 13, preparado pela Comunidade do Carijó e no III dia de tríduo, dia 14, preparado pela Comunidade do Acaraú.
No dia 15 de novembro, quinta-feira, às 17h00 na Comunidade do Rocio, houve a Celebração em louvor à Nossa Senhora do Rocio com a procissão pelo bairro, com o andor que foi todo enfeitado com flores doadas pelos moradores, “o que mostra a atitude de união que existe por parte de todos que quiseram colaborar com a festa”, comentou Padre Víctor Hernández.
Logo após a procissão, deu-se início com a Missa Solene, que contou com cerca de 250 fiéis. Ela contou com a participação do Coral São João Batista e com o Grupo de Jovens “Perseverança” que tocaram violão durante a entrada da Bíblia, iniciativa muito elogiada pelo pároco.
Durante a homilia foi destacada a importância de Maria como missionária e medianeira entre o Divino e o humano, pois através dela Deus veio como humano no meio de nós. O Padre também lembrou o “Ano da Fé”, convite feito pelo Papa, para que todos sejam chamados a cultivar a fé católica e sempre buscá-la. Segundo Padre Víctor “a fé também é uma conquista”.
Parabéns à comunidade pela belíssima festa!

sábado, 10 de novembro de 2012

Jovens de Cananéia participam do DNJ – Dia Nacional da Juventude

Catecumenato de Jovens do Carijó
No dia 28 de outubro, domingo, aconteceu na cidade de Cajati, o DNJ - Dia Nacional da Juventude, com o tema: Que vida vale a pena ser vivida? Cananéia esteve presente com cerca de 22 jovens, das diferentes comunidades da cidade: Acaraú, Carijó, Centro e Ariri. Este dia contou, logo pela manhã, com uma empolgante e alegre Celebração, bem no estilo da juventude de hoje, e à tarde, cerca de 200 a 250 jovens de toda a Diocese seguiram para a Praça Municipal, onde estava montada toda uma estrutura para acolhê-los, contando com shows de bandas, coreografias e pregação, onde todos puderam refletir um pouco sobre o tema e sobre a importância que o jovem tem na sociedade atual. No mais, respondendo pelo grupo de catecumenato de jovens da Comunidade de São Francisco de Assis (Carijó), que contou com sete representantes neste dia, realizamos um encontro após esse dia, e o avaliamos. Pontos muito importantes foram dialogados, principalmente da importância deste dia e de que eles curtiram muito, falou-se da Celebração, dos hinos tocados, diferentes e bem próprios (ritmos) deles, gostaram muito, da acolhida que tivemos pelos jovens da cidade, bem diferente e animada, dos shows, da pregação que teve, bem marcante mesmo, onde, de acordo com o testemunho da palestrante, ela mostrou que ninguém é obrigado a estar em lugar algum que não queira estar, mas que seguir e servir a Deus, é algo maravilhoso e que só trará benefícios para nossas vidas... enfim, de que foi um dia bem proveitoso e divertido... mesmo com tanto calor, pois estava realmente muito quente. Sentiram falta de não terem nenhuma participação dentro da programação, mas entendem que o porquê disso é que a PJ - Pastoral da Juventude ainda está caminhando e que, infelizmente, ainda não está formada. Juventude: vocês são capazes de fazer a diferença, são capazes de louvar a Jesus fielmente, sem medo, sem preconceitos e com responsabilidade e compromisso, e isso não deve ser uma vergonha, deve ser uma vida que vale a pena ser vivida! Paz a todos vocês! E que mais dias assim surjam dentro de nossas comunidades.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Dízimo é Partilha

Queridos irmãos e irmãs, Paz e Bem!
Durante o mês de novembro estaremos celebrando o mês do Dízimo, a palavra Dízimo aparece muitas vezes na Bíblia Sagrada, e é encontrada pela primeira vez no livro do Gênese capitulo 14, versículo 20, quando Abraão oferece a Deus o 10% de todos seus bens em agradecimento. Também são Paulo diz na 2ª Carta aos Coríntios capítulo 9 versículo 7: “Dê cada um, conforme decidir em seu coração, sem pena nem constrangimento, porque Deus ama quem dá com alegria” e já mais permitira que lhe falte o que precisa, por isso meus irmãos temos que contribuir com alegria o que nossa consciência nos mande, quem puder com mais contribua com mais, quem puder com menos contribua com menos. O Dízimo e Oferta entregue ao Senhor como reconhecimento de que tudo lhe pertence, deve surgir da gratidão e do esforço pessoal, tem que ser algo de nós. Damos o dízimo para sermos cada vez melhores, mais justos e mais fieis, pois o dízimo é uma opção que liberta, é uma opção de espírito comunitário, fraternal com nossa comunidade e também com os irmãos carentes. O Dízimo é expressão da doação de nossas vidas, é uma oferta espontânea, livre, generosa e familiar, consciente, sistemática, feita a Deus para a manutenção da comunidade cristã. Esta co-responsabilidade nos torna cada vez mais irmãos, mais comungantes da vontade do Espírito Santo.
Deus abençoe e derrame todas suas graças sobre todos os dizimistas da paróquia. Amém
Pe. Victor Hernández

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Catequizandos do Carijó realizam 1ª Eucaristia

Por João Batista Alves Júnior
No dia três de novembro, sábado, às 20h00, aconteceu no Salão da Comunidade de São Francisco de Assis, a 1ª Comunhão de nove crianças da Catequese do Grupo do Catequista João Batista Alves Júnior. Foi uma Celebração muito bonita e bem participativa, principalmente pelos familiares das crianças, inclusive as mães, que participaram ativamente da Missa. "É um Grupo muito especial, tive um pouco de dificuldades no início, assim que peguei o Grupo, pois eles eram muito agitados, conversavam muito, até que consegui transformar toda essa energia que possuíam (e ainda possuem) para algo bom dentro da Catequese. Consegui fazer com que participassem das Celebrações, dos eventos na Comunidade, das Liturgias das crianças em outras Comunidades também, além dos encontros, que a maioria sempre estava presente. Quando os vejo, hoje, honro-me por ter colaborado com tanta coisa boa na vida deles, tenho certeza disso, e o carinho que recebi neste dia de Sacramento, foi prova de que foi um bom trabalho. Passa um filme em minha memória, de tantos momentos, de tantas coisas que temos que deixar de fazer pra se doar, indo aos Encontros, às formações, às Celebrações...porém, tudo isso fica sem valor quando vemos que nosso trabalho teve efeito. Alguns pais emocionados vindo me agradecer, as próprias crianças demonstrando satisfação naquilo que estavam fazendo, e a acolhida que vi a Comunidade dando ao nosso Grupo...isso não tem nada que pague. Hoje me sinto ainda mais feliz, depois das cenas que presenciei nesta Missa, dos meus queridos catequizandos recebendo por primeira vez o Corpo e Sangue de Jesus consagrados, renunciando às maldades mundanas, crendo cada vez mais no Pai... resisti até o último momento, mas não contive as lágrimas na hora do agradecimento, fiquei muito emocionado mesmo. Quero aproveitar para agradecer aos pais pela confiança que depositaram em mim, à minha querida comunidade, que acolheu tão bem essas crianças, à minha família, que entende a minha ausência e me dá forças para continuar, a essas nove crianças: Amanda, André, Guilherme, Hellen, Igor, Luiz Antonio, Maria Eduarda, Taynara e Vitória, que me fazem acreditar que ainda é possível viver bem e em paz, e amar...acima de tudo. E claro, agradeço a Jesus por ser meu guia, e me dar a cada dia entusiasmo, energia e confiança naquilo que eu faço, e continuar em frente. E ainda, a vocês crianças, espero que tudo o que aprendemos juntos sirva pra nos levar a um mundo melhor, mais digno e mais cheio de felicidades, parabéns!!! Nos vemos no mini-jovens, ok? Paz a todos, e que São Francisco olhe sempre por nossas famílias! Amém...”