Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

domingo, 28 de outubro de 2012

Catequizandos da Comunidade de São Francisco de Assis do Carijó realizam confissão

Catequista João Batista Alves Júnior
Nesta última terça-feira, dia 23 de outubro, às 19h00, as crianças da Catequese do Grupo do catequista João Batista Alves Júnior, da comunidade de São Francisco de Assis, Carijó, reuniram-se no próprio Salão da Comunidade para se confessarem com o Padre Víctor Hernández. Ritual este que antecederá à Primeira Eucaristia do Grupo, que acontecerá no próximo dia três de novembro, sábado.
Todas as nove crianças estiveram presentes, cantaram hinos de penitência enquanto o colega se confessava, e após todos terem se confessado, o Padre Víctor leu a Parábola do filho pródigo e conversou com os catequizandos, que se mostraram super empolgados para chegar ao momento tão especial de suas caminhadas: a 1ª Comunhão. Que essa essência de vida, seguindo o modelo que Jesus Cristo nos deixou, possa perseverar na vida de vocês sempre!"

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Instituição dos Ministros

Notícias da Comunidade de Nossa Senhora do Rocio

Por Sérgio de Almeida
No último dia 27 de setembro, quarta-feira, às 19h30, na Igreja da Comunidade de Nossa Senhora do Rocio, foi realizada pelo nosso Bispo Dom José Luiz Bertanha e também com o nosso pároco, o Padre Víctor Hernández, o Sacramento da Confirmação (Crisma), onde os catecúmenos Aderson, Anderson, Carol, Erenice, Luiza, Maria, Maurici, Paulo Hanae e Renata, preparados pela catequista Marlene, foram ungidos pelo Espírito Santo. A Celebração foi muito bonita e repleta de emoção, abrilhantada pelo violonista Jorge Antonio Mathais e pelo Coral São João Batista.
No próximo mês de Novembro, a Comunidade do Rocio estará em festa da sua padroeira, Nossa Senhora do Rocio, com a seguinte programação:
- Dia 10/11, Bingo Beneficente no Salão Paroquial às 20h00;
- Dia 12/11, 1º Tríduo em louvor à Nossa Senhora, preparado e apresentado pela Comunidade Centro/Morro, às 20h00;
- Dia 13/11, 2º Tríduo em louvor à Nossa Senhora, preparado e apresentado pela Comunidade São Francisco de Assis, às 20h00;
- Dia 14/11, 3º Tríduo em louvor à Nossa Senhora, preparado e apresentado pela Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, às 20h00;
- Dia 15/11, Procissão e Missa solene às 17h00.
- O tema para a festa (Tríduos e Missa): “MARIA, EXEMPLO DE AMOR E VIDA PARA COM O PRÓXIMO.”
BOA FESTA PARA TODOS!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Bingo beneficente em prol ao restauro da Igreja Matriz de São João Batista de Cananéia

Fiéis e comunidade em geral compareceram ao Bingo Beneficente em prol ao restauro da Igreja Matriz de São João Batista de Cananéia, realizado no último dia 13 de outubro, a partir das 19h, no Ginásio Poliesportivo "Governador Mário Covas". A Paróquia agradece a todos os envolvidos, doadores, comunidades, pastorais. Muito Obrigado.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Crisma de Adultos na Comunidade de São Francisco de Assis

Por João Batista Alves Júnior
Neste domingo, dia 14 de outubro, às 16h00, o Grupo de Catecumenato de Adultos das catequistas Marcicléia Cunha Alves e Dirce Mathais, da Comunidade Católica do Carijó realizou o Sacramento da Crisma em seu Salão, contando com a presença do Padre Víctor Hernándes Rodrigués e do Bispo diocesano Dom José Luiz Bertanha. A Comunidade se encontrou em festa, pois chegara o dia mais especial da caminhada de quatro de nossos adultos. Durante dois anos nossos irmãos estiveram se preparando para receber o Sacramento da Confirmação. Por isso, a Celebração teve um significado especial, pois celebrou a presença do Espírito Santo na vida da nossa Comunidade e de cada um de nós. É o mesmo Espírito Santo que desceu por primeira vez sobre os apóstolos e que hoje desce com força vivificadora em cada crismando.
“A vocês, queridos crismandos, que chegaram ao final deste Sacramento, agradecemos por todos os momentos vividos. Sabemos que não foi fácil chegar até aqui, tivemos que provar para muita gente que somos pessoas de fé, pessoas de bem e pessoas com disposição e compromisso, e também, tivemos que provar a nós mesmos que éramos e somos capazes de ir muito mais longe em nossa caminhada em comunidade, talvez essa seja a aprovação mais difícil para nós mesmos assimilarmos. Porém, este é o momento em que vocês vão realmente firmar o compromisso com todos, é chegado o momento em que terão que realmente escolher a opção de vida que querem levar, ou a de cair no comodismo ou a de seguir os exemplos de Jesus Cristo, ajudando o próximo e fortalecendo a comunidade”, comentaras asa catequistas em seu agradecimento.
Que a paz possa reinar sempre em suas vidas, e que esse tão importante passo tomado em suas vidas possa levá-los à Comunidade de Fé, verdadeiramente, e que seus trabalhos sejam sempre abençoados por São Francisco de Assis. Parabéns!

Festividade Religiosa em Louvor a São Francisco de Assis – Carijó – 2012

AGRADECIMENTO
Foi com muito esforço, dedicação e principalmente com muita fé que conseguimos por mais um ano realizar essa tão importante festa religiosa, louvando nosso querido São Francisco de Assis, padroeiro da nossa Comunidade do Carijó. Este ano de 2012, de uma maneira especial, como há muito tempo gostaríamos te ter realizado: homenageamos Santa Clara, que também abriu mão de tudo para viver a exemplo de São Francisco, abdicando de toda riqueza para viver na pobreza e na humildade, sendo querida e merecedora de todo nosso carinho também. Iniciamos nossos agradecimentos ao Senhor Nosso Deus, por ter nos preparado com muita força e devoção para mais essa caminhada. Somos imensamente gratos às Comunidades de Nossa Senhora do Rocio, que realizou o I Tríduo no dia três de outubro, de Nossa Senhora de Guadalupe, que realizou o II Tríduo no dia quatro, e de São João Batista, que ficou responsável pelo III Tríduo no dia cinco de outubro; que abrilhantaram com tríduos belíssimos e reflexivos, baseados no tema deste ano: São Francisco e Santa Clara: Instrumentos de Paz para nossas famílias. E no dia seis de outubro, realizamos a tradicional procissão pelas ruas da comunidade, tendo como destaque a ajuda da Pastoral da Juventude e jovens do grupo de Catecumenato de Jovens da Comunidade, que realizavam reflexões bastante importantes em cada ponto de parada da procissão, com participação da Irmã Ann Griffin e do nosso amigo Neyton João Pontes. Após, tivemos uma linda Celebração, onde manifestamos nossos votos de paz para todas as famílias.
E dessa paz que tanto lutamos para manter em nossas vidas nasceram e fortaleceram fortes amizades, tais quais agradecemos de coração pelas participações. A você, que doou alimentos, pratos de salgados ou de doces, refrescos; que nos ajudou na decoração dos andores, na confecção dos cartazes de divulgação da festa... Agradecemos ao amigo da Igreja, às ministras da Palavra e da Eucaristia, ao Padre Víctor Hernández, às Irmãs Ana (Ann Griffin) e Brígida (Bridget O'Driscol), ao seminarista Antonio que está começando na caminhada junto conosco, a nossa sempre presente amiga Creuza, à Lacir, nossa querida salmista, ao coral São João Batista, que nos deu a honra de entoarem suas tão lindas e abençoadas vozes para enriquecer essa Celebração, aos jovens que nos emocionaram com reflexões na procissão... Este ano, também de maneira especial, nossa família cresceu graças à participação de nossos festeiros, que não pouparam esforços para que todos os nossos eventos fossem bem realizados, digo família, pois está se concretizando uma nova história nesta Comunidade, mais uma história de amizade, como a de Francisco e Clara, que souberam partilhar seus dons, seu amor ao próximo e levar a paz a todas as pessoas, assim nos sentimos com vocês do nosso lado, queridos festeiros, e nosso muito obrigado.
Enfim, agradecemos a toda à comunidade do Carijó, a cada um que esteve presente e que de alguma forma contribuiu para que pudéssemos estar mais um ano louvando a São Francisco, a Santa Clara, e a paz em nossas famílias, para que possamos seguir o modelo de vida e de amizade deles, com suas belíssimas histórias de vivência junto aos pobres vivendo o sonho de humanizar e levar a palavra de Deus através de exemplos de partilha com os humildes. Agradecemos, ainda, a todos os membros e familiares da Equipe de Coordenação, que batalhou imensamente para que todos pudessem estar louvando ao nosso padroeiro, que por fim agradecemos por nos fazer seus seguidores, por nos fazer crer ainda mais que podemos ser felizes ajudando nossos amigos irmãos e a nossa comunidade, que por ser tão carente, necessita sempre de suas bênçãos...
São Francisco e Santa Clara: iluminem o caminho de todas as famílias que hoje precisam de Vós e de vossas graças e os faça, também, instrumentos de vossa paz. Obrigado a todos!
Equipe de Coordenação 2012

domingo, 14 de outubro de 2012

Grupo de Mini Jovens "Perseverança" de Nossa Senhora do Rocio

Por Alexandra Aparecida de Almeida
Com os pensamentos em Cristo e no amor em Nossa Senhora do Rocio, perseveramos sempre na fé.
Quando reunidos, cantando, conversando, falando sobre a Palavra de Deus nos sentimos acolhidos neste amor que é absoluto. Olhar uma criança, vê-la enaltecer, perseverar em sua comunidade faz-nos rever nossos próprios conceitos. A família tem a oportunidade de, com suas crianças, participar da oração de Cristo.
Assim, com esse pensamento, nós, do grupo Perseverança, iniciamos nossa caminhada.

sábado, 13 de outubro de 2012

Nossa Senhora Aparecida é celebrada em Cananéia

Chuva impediu procissão
Por Vinícius Barbosa Rangel
No último dia 12 de outubro, sexta-feira, a Paróquia São João Batista de Cananéia celebrou Missa em louvor à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, preparada pela Pastoral da Catequese.
Por causa da chuva não houve procissão e o andor da Santa foi colocado sobre a mesa ao altar e, assim, todos receberam a sua Bênção, sendo que o Padre Víctor Hernández realizou um bênção especial a todas as crianças presentes.
Que Nossa Senhora Aparecida abençoe-nos todos.

Ano da Fé

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

PROGRAMAÇÃO DE MISSAS DE OUTUBRO 2012

DIA 3 QUARTA FEIRA
19h30 Missa Matriz
DIA 6 SÁBADO
17h00 Festa em Louvor a São Francisco de Assis Carijó - Procissão e Missa
DIA 7 DOMINGO
09h00 Liturgia da Palavra Matriz
09h00 Missa Acaraú
19h30 Missa Matriz
DIA 10 QUARTA FEIRA
19h30 Missa Matriz
DIA 12 SEXTA FEIRA - Nossa Senhora Aparecida
10h00 Itapitangui - Missa e Procissão.
16h00 São Paulo Bagre - Missa e Procissão
17h30 Matriz - Missa e Procissão
DIA 14 DOMINGO
09h00 Liturgia da Palavra Matriz
09h00 Missa Porto Cubatão (Instituição de ministros)
16h00 Crisma no Carijo
19h30 Missa Matriz Instituição de Ministros
DIA 16 TERÇA-FEIRA
19h30 Curso Bíblico
DIA 17 QUARTA FEIRA
19h30 Missa Matriz
DIA 18 QUINTA FEIRA
Seminário São Paulo
DIA 20 SABADO
16h00 Missa Santa Maria
16h00 Missa Iririaia (Pe Gilberto)
19h00 Missa Mandira
DIA 21 DOMINGO (Início do horário de verão)
09h00 Missa Rocio
09h00 Missa Matriz
16h00 Missa Rio Branco (Pe Gilberto)
20h00 Missa Matriz
20h00 Porto Cubatão (Pe Gilberto)
DIA 24 QUARTA FEIRA
20h00 Matriz
DIA 25 QUINTA FEIRA
15h00 Missa no Pontal de Leste
17h00 Missa Pontal Paraná
DIA 26 SEXTA FEIRA
15h00 Missa Maruja(Batismo)
19h30 Missa Ariri
DIA 27 SABADO
09h00 Missa Enseada da Baleia (Batizados)
14h00 Missa Itacuruça
DIA 28 DOMINGO
09h00 Encontrão Agentes de Pastoral
20h00 Missa Matriz

Aniversariantes de Outubro