Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Festa de São Francisco de Assis

PEREGRINOS DA FÉ

Podem ser vários os motivos para convocar um ano Internacional: ano da paz, ano da solidariedade, da moda, etc., seja qual seja o tema, há um fato que é determinante é chamar atenção, provocar um diálogo, reconhecer um fato por um valor humano, às vezes como consequência de um fato ruim. A humanidade inteira vai e foca a lente zoom do seu olhar sobre o objeto da celebração, ao menos durante esse ano. Um ano internacional vale à pena! A Igreja se adapta aos tempos e lugares, a fé não precisa de barulho, de propaganda, mais os meios de comunicação e a propaganda podem ajudar a fé na sua propagação. Assim, com este ano da fé, seremos motivados a revigorar a beleza do dom da fé que no batismo recebemos.
Com a Carta apostólica “Porta fidei”, do dia11 de outubro de 2011, o Papa Bento XVI proclamou um Ano da fé, que começará no dia 11 de outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, e aniversário de 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, no dia 24 de novembro de 2013. Nesse mesmo mês estaremos vivendo mais um Sínodo dos Bispos, cujo tema será sobre a Nova Evangelização.
Olhando para trás, em 1967 o Papa Paulo VI convocou o primeiro ano da fé, dois anos depois do Concílio Vaticano II e agora ao papa Bento XVI proclama este ano da fé, coincidindo com o cinquentenário da abertura do Concílio.
Objetivo do ano da fé:
1º “Para confirmar nossa fé retamente expressada” (Paulo VI), “redescobrir os conteúdos da fé professada, celebrada, vivida e rezada” (Bento XVI);
2º “Para promover o estudo dos ensinamentos do Concílio Vaticano II” (Paulo VI), “com o Concílio se concede uma bússola, para orientar-nos no caminho do século que está começando” (Bento XVI);
3º “Para fortalecer os esforços dos católicos que procuram aprofundar a verdade da fé” (Paulo VI), “intensificar a reflexão sobre a fé para ajudar a todos os crentes em Cristo a que sua adesão ao Evangelho seja mais consciente e vigorosa, sobretudo neste momento de profundas mudanças no qual a humanidade está vivendo” (Bento XVI).
A estes fins comuns aos dois papas, Bento XVI acrescenta quatro questões olhando as circunstâncias atuais:
1) "Convida a uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo”;
2) "Comprometer-nos a favor de uma nova evangelização para redescobrir a alegria de crer e voltar a encontrar o entusiasmo de comunicar a fé”;
3) "Suscitar em todos os crentes a aspiração de professar a fé com plenitude e renovada convicção, com confiança e esperança”;
4) "Compreendermos de maneira mais profunda não só os conteúdos da fé, senão, juntamente também com isso, o ato com o qual decidimos de entregar-nos e com plena liberdade a Deus”.
Todos nós, cristão católicos, somos convidados a participar desse ano com “todo seu coração, com toda sua alma e com todo seu entendimento” (Mt 22,37). A fé ainda tem espaço em nossa cultura secularizada. Em um mundo cheio de misérias, fome, guerras, onde Deus parece não ter lugar e nem vez, não seria uma alienação proclamar um Ano da Fé? Para que serve a fé? Esses e outros interrogantes são propostos a nós cristãos. Respondê-los se faz necessário para todos os que desejam viver sua fé com consciência, e não apenas como uma herança de seus pais e avós esquecida e guardada.
Acolhamos este ano da fé com entusiasmo e com alegria, para corajosamente nos comprometermos com este chamado a viver a fé que recebemos no dia em que fomos batizados.
Pe. Víctor Hernández

Os mandamentos da Igreja

Dentro da Igreja existem cinco preceitos que têm como fim garantir aos fiéis o mínimo indispensável do espírito de oração, da vida sacramental, do esforço moral e do crescimento do amor a Deus e ao próximo. Quando falamos dos mandamentos da Igreja, alguns podem confundir com os dez mandamentos de Deus, porem esses são outros.
Os mandamentos da Igreja são:
1- participar da Santa Missa aos domingos e outras festas de guarda, ficando livre de trabalhos e de atividades que possam impedir a santificação desses dias;
2- confessar os próprios pecados, recebendo o Sacramento da reconciliação, pelo menos uma vez ao ano;
3- receber o Sacramento da Eucaristia pelo menos pela Páscoa;
4- abster-se de comer carne e observar o jejum nos dias estabelecidos pela Igreja;
5- atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades.
Deus nos oferece a vida em plenitude, cabe a nós sermos gratos e colocar toda nossa vida a Ele, mesmo assim, por vezes, esquecemos de fazer o mínimo para agradá-Lo.
Neyton João Pontes

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Grupo de Catecumenato de Jovens da Comunidade de São Francisco de Assis

João Batista Alves Júnior, catequista do grupo.
O grupo de Catecumenato de Jovens da Comunidade de São Francisco de Assis, do Carijó, que iniciou com seus encontros em março deste ano, deu mais um importante passo em sua caminhada, através do Batismo de quatro de seus membros: Gabriel de Oliveira, Gustavo Luiz Alves Teodorak, José Henrique Marcello dos Santos de Oliveira Rosa e Yasmin Helena de Oliveira, em uma belíssima celebração no dia primeiro de setembro, sábado, às 19h30. Lembramos que os outros membros do grupo já são batizados, e que um dos pressupostos do Catecumenato é esse: batizar, comungar e crismar. No dia 29 de agosto, o grupo contou com o apoio da Pastoral do Batismo, durante um encontro na Comunidade com alguns pais, padrinhos e jovens, onde se conversou sobre o Batismo e de sua tão sublime importância na caminhada de qualquer pessoa dentro de uma religião. A Celebração contou com cerca de mais ou menos 85 pessoas, dentre elas, familiares e amigos dos batizados, que serviu de incentivo nessa caminhada que os jovens estão firmando em suas vidas, também nos mostrou o quanto a Comunidade deve festejar quando as pessoas se interessam por essa vida comunitária, e o quanto devemos acolhê-los com humildade, simplicidade e amor.
Que o Espírito Santo faça mudanças maravilhosas em suas vidas, renovando-os e os purificando de todo o mal. Motivados por esse acontecimento, a Pastoral da Juventude, que está na caminhada tentando reunir jovens e aderi-los na Pastoral, fez uma reunião no dia três de setembro, segunda-feira, com esse mesmo Grupo e com alguns jovens pertencentes à Pastoral na Comunidade. Durante o encontro, que foi bastante proveitoso, através de dinâmicas, conversou-se bastante sobre a importância da Pastoral da Juventude na Paróquia, para que os jovens possam ter vez e voz dentro dela e se mostrarem importantes e motivados a trilharem suas vidas movidas por Jesus Cristo. Algumas ações foram planejadas e ficaremos no aguardo para que elas sejam tão bem executadas quanto iluminadas.
Aproveito a oportunidade para agradecer à Pastoral do Batismo, à Pastoral da Juventude e à Irmã Anna Griffin, que muito está se empenhando para a construção de uma juventude mais forte, mais capaz e mais atuante em nossa cidade. Reitero, também, que mostrar aos jovens suas capacidades de vencer e de lutar contra um mundo tão desigual, em meio a tudo isso que vemos: drogas, álcool e violência no geral, será um dos objetivos deste grupo, e se tivermos fé, discernimento, responsabilidade, compromisso e sabedoria, conseguiremos atingi-lo tão sabiamente. Que São Francisco de Assis possa sempre intervir em nossas vidas, nos tornando sempre merecedores de todo seu amor. A Paz a todos!
Testemunho
“No sábado, dia 1° de setembro, foi o dia em que nós, quatro jovens: Yasmin, Gabriel, Gustavo e José Henrique, concluímos a 1° etapa do nosso caminho, o Batismo. Um dia especial pra todos nós que, junto com familiares, pais, padrinhos e amigos, passamos por essa nova fase. Posso dizer por todos que sentimos nervosismo, ansiedade, vergonha, alegria e muitas outras emoções. Uma experiência positiva. O nosso Catequista João vem ensinando muitas coisas boas para nós que nos batizamos agora e mais outros jovens que fazem a Crisma conosco, que tudo isso possamos trazer pra nossas vidas, e também ele nos preparou para o Batismo de uma forma que naquele momento não estivéssemos muito surpresos ou até mesmo assustados com o que iria acontecer. Que agora nossa força de vontade de seguir em frente continue, que coloquemos em prática tudo o que é nos ensinado e que aprendamos cada vez mais com a nossa Comunidade para poder ajudar a quem precisa”.( Yasmin Helena de Oliveira, 16 anos).

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

JMJ 2013: O BRASIL SE PREPARA PARA VISITA DO PAPA E DE JOVENS DO MUNDO INTEIRO

O governo federal criou uma comissão especial para organizar os preparativos da visita do Papa Bento XVI ao Brasil. As atribuições da comissão estão descritas em decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff e publicado no ultimo dia 16 de março no Diário Oficial da União. O Papa visitará o Rio de Janeiro, no período de 23 a 28 de julho de 2013, para participar da Jornada Mundial da Juventude Rio2013.
A comissão especial tem a tarefa de promover a articulação da União com os órgãos federais, estaduais e municipais, a Nunciatura Apostólica, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Arquidiocese do Rio de Janeiro, a fim de que sejam adotadas todas as medidas necessárias para o êxito da visita do pontífice.
A comissão será composta por um representante de cada um dos seguintes órgãos: Secretaria-Geral da Presidência da República; Casa Civil; Gabinete de Segurança Institucional; Secretaria de Aviação Civil; Ministério das Relações Exteriores; Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos; Ministério da Defesa; Ministério da Fazenda; Ministério das Comunicações; e Ministério do Turismo.
Também poderão ser convidados representantes de outros órgãos e entidades da administração pública federal, estadual e municipal, além de entidades privadas, inclusive organizações representativas e sem fins lucrativos, para participar de seus trabalhos.
De acordo com o decreto, a participação na comissão especial será considerada prestação de serviço público relevante e não será remunerada.
Fonte : http://www.rio2013.com

PROGRAMA DE MISSAS DE SETEMBRO 2012

DIA 1 SÁBADO
19h00 Missa no Carijó
DIA 02 DOMINGO
09h00 Missa no Acaraú
09h00 Liturgia da Palavra Matriz
19h30 Missa na Matriz
DIA 4 QUARTA-FEIRA
19h30 Liturgia da Palavra na Matriz
DIA 7 SEXTA-FEIRA
Grito dos Excluídos
DIA 8 SÁBADO
Missa em Eldorado
Missa em Itariri
DIA 9 DOMINGO
09h00 Missa na Matriz
19h30 Missa na Matriz
Dia 12 QUARTA-FEIRA
19h30 Missa na Matriz
DIA 15 SÁBADO
16h00 Missa em Santa Maria (Victor)
19h00 Missa em Mandira (Victor)
16h00 Missa no Rio Branco
18h00 Missa no Itapitangui
DIA 16 DOMINGO
09h00 Missa na Matriz
16h30 Missa no São Paulo Bagre (Pe. Gilberto)
19h30 Missa no Porto Cubatão (Pe. Gilberto)
19h30 Missa na Matriz
DIA 19 QUARTA-FEIRA
19h30 Liturgia da Palavra na Matriz
DIA 22 SÁBADO
10h00 Missa no Itacuruçá
16h00 Missa no Iririaia
DIA 23 DOMINGO
09h00 Missa na Matriz
19h00 Missa na Matriz
DIA 25 TERÇA-FEIRA
16h00 Missa no Pontal
19h00 Missa no Marujá
DIA 26 QUARTA- FEIRA
19h30 Missa na Matriz
DIA 27 QUINTA- FEIRA
Seminário
DIA 29 SÁBADO
10h00 Instituição de Ministros –Ariri
19h30 Crisma no Rocio
DIA 30 DOMINGO
09h00 Missa na Matriz
10h00 Encontro de Agentes
19h30 Missa na Matriz

Aniversariantes de Setembro

01/09 Laurete C. Pontes
02/09 Doris Hanae
04/09 Maria do Carmo da Silva
04/09 Maria Rosa Cordeiro
04/09 Micheli Caroline Barbosa Rangel Mateus
05/09 Katia Regina Pontes Fraga
06/09 Vilma Lopes
06/09 Maria Oneide Santos Silva
08/09 Antonio Adão Paiva
08/09 Maria de Lourdes Guimarães
08/09 Paulo Ricardo Hanae
09/09 Patrícia da Silva
11/09 Pedro Izidoro da Silva
11/09 Santina Costa
12/09 João de Nóbrega Ferreira
14/09 Lucas Pontes Calasans
14/09 Maria do Carmo M Marques
22/09 Felipe de Moura Simões
22/09 Silvia Maria Piovacari
22/09 Tereza Aparecida B Alves
23/09 Marcos Antonio Vianna
23/09 Alzira C. Coelho Pires
25/09 Alaide Costa Almeida
27/09 Cristina K. de Mello
27/09 Paulo Novaes Junior
28/09 Maria Aparecida Xavier
28/09 Olandina de Souza Garcia
29/09 Augusto Belentani
30/09 Tereza Lisboa