Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Padroeiro de Cananéia, São João Batista, é louvado em seu dia com Celebração e Procissão

A missa solene foi ministrada por Dom José Luiz Bertanha
A Paróquia São João Batista de Cananéia louvou seu santo padroeiro, São João Batista, com missa solene e procissão no último dia 24 de junho, sábado, com a participação de inúmeros fiéis, que lotaram ruas e Igreja Matriz para acompanhar as homenagens ao Santo.
Os louvores iniciaram às 10h00, na Igreja Matriz, com Missa Solene a São João Batista, preparada pela Pastoral da Catequese e celebrada pelo Bispo da Diocese de Registro, Dom José Luiz Bertanha, com o auxílio do pároco local, Padre Víctor Hernández e de dois seminaristas diocesanos. Além de muito bem preparada pela Pastoral, que encenou os momentos do Glória e do Evangelho, o momento do Agradecimento foi bastante emocionante, pois os festeiros Rose e Evaldo testemunharam sobre a bênção que receberam com a recuperação do seu neto recém-nascido, agradecendo a São João Batista pela graça. Após a missa foi realizada uma confraternização no Salão Paroquial, com a partilha do almoço.
Às 17h00 foi realizada a Procissão em louvor a São João Batista, que saiu pelas ruas da cidade com os andores de São João e Nossa Senhora Aparecida, acompanhada pela Banda Municipal, Coral, Ministros, festeiros, religiosos e fiéis, que seguiram até a Igreja Matriz para a Bênção do Santíssimo, sorteio dos festeiros de 2013 para as Festas do Divino Espírito Santo e São João Batista, coroação no Imperador e Imperatriz, descida do mastro de São João Batista e trajeto final das bandeiras.
Parabéns aos festeiros pela festa realizada, aos novos festeiros pela bênção recebida e a todos que contribuíram para a realização da Festa, comunidades, pastorais, decoradores dos andores, banda, coral, pessoas que colaboraram nos bingos com trabalho ou doações, mulheres responsáveis pelas refeições, organizadores da Igreja, ministros, religiosos que vieram participar da festa, fiéis, enfim, muito obrigado a todos!

2° e 3° dias de Tríduo a São João Batista contam com a presença de irmãs religiosas

Irmãs Bete e Brígida colaboraram na reflexão sobre conversão e missão
Nos últimos dias 22 e 23 de junho, sexta-feira e sábado, respectivamente, foram realizados os dias de Tríduo em louvor a São João Batista, na Paróquia de Cananéia, ambos às 19h30.
Na sexta-feira, o Tríduo preparado pelos Ministros contou com a presença da Irmã Bete, da cidade de Registro. Já no sábado, irmã Brígida participou do Tríduo preparado pela Pastoral do Dízimo.
As irmãs colaboraram com a reflexão sobre conversão e missão, atitudes que fizeram parte do tema da Festa de São João Batista, sendo ela, “Com João Batista nos convertemos e seguimos em missão”.
A Paróquia de Cananéia agradece às irmãs pela participação.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Paróquia de Cananéia inicia louvores a seu padroeiro São João Batista

O primeiro dia de tríduo foi preparado pelas Pastorais Familiar e da Comunicação
A Paróquia São João Batista de Cananéia começou as celebrações em louvor ao seu santo padroeiro, São João Batista, celebrado no próximo dia 24, domingo.
O primeiro dia de Tríduo foi realizado em 21 de junho, quinta-feira, com procissão com a imagem de São Joãozinho do Abrigo de Idosos até a Igreja Matriz, às 19h30, seguida de Celebração preparada pelas Pastorais Familiar e da Comunicação e com a participação do membro da PASCOM Diocesana, Lucival Andrade Pinto.
Durante a homilia Lucival ressaltou a importância da missão dentro dos lares, nas famílias e no cotidiano, seja no trabalho ou na escola. Segundo ele, a palavra de Deus deve ser levada por todos nós, cristãos, a todos os lugares, assim como fez João Batista, dando verdadeiro exemplo de vida.
Após a Celebração, os festeiros entregaram lembrancinhas da Festa de São João a Lucival, ao Padre Víctor Hernández e às irmãs Ana e Brígida e foi realizado o Erguimento do Mastro de São João Batista, com o acompanhamento dos foliões.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Agradecimento da Comunidade de São Francisco de Assis pela Quermesse realizada em seu bairro: Carijó

João Batista Alves Júnior - Coordenador da Comunidade
A Comunidade Católica de São Francisco de Assis, do bairro Carijó, agradece a todas as pessoas que, de alguma maneira, contribuíram para o sucesso da Quermesse que realizaram no último dia dez de junho do corrente ano, domingo.
Os festeiros da Comunidade e toda a equipe de coordenação agradecem imensamente o coração bondoso das pessoas que doaram prendas ou algum donativo para a realização do bingo, e também a disposição de todos os membros que se doaram com bastante empenho para que tudo corresse bem, e foi exatamente o que aconteceu, todos trabalharam unidos e contentes, desempenhando as tarefas que lhes foram atribuídas com bastante êxito.
Que São Francisco continue derramando perseverança em nossos corações e sendo guia e modelo para que os nossos trabalhos pastorais aconteçam de forma harmoniosa e com objetivos alcançados. E que Jesus Cristo abençoe a vida de todas nossas famílias. A paz a todos e o meu muito obrigado!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Agenda

Dia 15 Sexta-Feira
19h00 Confissão Comunitária (Marujá)
Dia 16 Sábado
09h00 Procissão e Missa em Louvor a São Vito - Padroeiro da Comunidade do Marujá
17h00 Missa Itapitangui
19h30 Missa Porto Cubatão
Dia 17 Domingo
09h00 Formação de Catequistas
09h00 Missa Matriz
09h00 Missa Rocio
19h30 Missa Matriz
Dia 20 Quarta-Feira
19h30 Confissão Comunitária Matriz
Dia 21 Quinta-Feira
19h00 Procissão S. Joãozinho do Asilo - 1º Dia de Tríduo em louvor a São João Batista.
21h00 Erguimento do Mastro de São João Batista
Dia 22 Sexta-Feira
19h30 2° Dia de Tríduo em louvor a São João Batista.
Dia 23 Sábado
10h00 Missa e Procissão em louvor a São Luiz Gonzaga- Padroeiro da Comunidade do Ariri.
19h30 3º Dia de Tríduo em louvor a São João Batista
Dia 24 Domingo (FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA)
10h00 Missa solene em louvor de São João Batista
17h00 Procissão com a imagem de São João Batista, sorteio dos novos festeiros.
19h00 Descida do mastro de São João Batista.
Dia 27 Quarta-Feira
19h30 Missa na Matriz
Dia 28 Quinta-Feira
15h00 Missa no Pontal de Leste
19h00 Missa na Enseada da Baleia
Dia 29 Sexta-Feira
18h00 Oração na Colônia Z-9
Dia 30 Sábado
10h00 Missa no Itacuruçá
16h00 Missa no Santa Maria
Dia 1 de Julho - Domingo
09h00 Missa no Acaraú
09h00 Reunião de Agentes de Pastorais
19h30 Missa na Matriz

Festa de São Pedro: Dia do Papa

No dia 29 de junho, a Igreja Católica celebra a Festa de São Pedro, o apóstolo que Jesus escolheu para ser o líder dos apóstolos e junto com os demais levar à frente a Igreja que se formava, como se lê não só no Evangelho de São Mateus (16, 18) “Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja”, mas também em São João (21, 16-18). Através da imagem das chaves Cristo deu a ele a condição de estar entre o céu e a terra, entre o espiritual e o temporal e entregou-lhe o rebanho todo. Por ser a festa de São Pedro (sendo assim, o primeiro Papa), é o dia do Papa, que é seu sucessor.
Quando Cristo pede a Pedro que apascente as suas ovelhas, pede que este leve à frente e cuide da Igreja que Ele, o próprio Jesus começou. Jesus, porém, sabia que muitos desafios Pedro e a Igreja iriam enfrentar e, assim reza, para que este não enfraqueça na fé. Segundo o Evangelho de Lucas, na noite de despedida, no cenáculo de Jerusalém, Jesus se dirigiu diretamente ao Apóstolo Simão Pedro e lhe revelou: “Simão, Simão! Eis que Satanás pediu insistentemente para vos peneirar como trigo; eu, porém, orei por ti, a fim de que tua fé não vacile. E tu, uma vez convertido, fortalece os teus irmãos” (Lc 22,31-32).
Hoje também oremos pelo seu sucessor, o Papa Bento XVI, que o Senhor o conserve como rocha firme na fé para guiar a nossa Igreja conforme o Espírito Santo lhe inspira.

Editorial

Mais uma vez participamos das tradicionais Festas Juninas, Festas estas importantes na nossa cultura, cheia de costumes, crenças populares e simbolismos. Para nós, cristãos, ainda mais importantes por festejarmos, principalmente, três santos que, com suas vidas, deram exemplos de testemunhos de Cristo, são estes Santo Antônio, São João Batista e São Pedro.
Santo Antônio, entre suas várias qualidades, chamou a atenção de seus contemporâneos com seu admirável dom como pregador e sua caridade em meio aos mais pobres.
Temos a honra de ter como nosso padroeiro São João Batista, que como disse o próprio Jesus: “Entre os nascidos de mulher, não há maior profeta que João Batista” (Lc 7, 28). O elogio de Jesus a São João Batista é, portanto, retumbante e muito merecido. São João Batista era mais que um profeta, pois era precursor do Messias e sua missão consistia em pregar ao povo a oração e a penitência em vista do Reino de Deus que se aproximava e, à chegada do Messias, apontá-lo ao povo. São João Batista cumpriu eximiamente sua missão.
Por fim temos o grande apóstolo Pedro, simples pescador, mas onde Jesus soube enxergar um grande líder, pregador que deu continuidade ao Evangelho, sem medo de perseguições, mas dando a sua vida pela sua missão, alicerçando a Igreja de Cristo.
Exemplos de testemunho missionário, que se deixaram encorajar pelo amor ao Reino de Deus. Que suas vidas não sejam para nós meras histórias, mas que nos encoragem para também darmos testemunho do Reino com nossos esforços e com nossas atitudes no dia-a-dia.

A intercessão dos Santos

Se nas escrituras se fala que Jesus é o único intercessor, por que pedimos a intercessão dos Santos?
Bem, Jesus Cristo é a cabeça do corpo, que é a Igreja, cujos membros somos todos nós cristãos. Existe entre a cabeça (Cristo) e o corpo (Igreja) uma comunhão de vida. Os Santos são membros do corpo místico de Cristo (Igreja), nos quais a redenção alcançou plenitude dos seus frutos.
“Somos ramos vivos da videira” (Jo 15,5), membros vivos do corpo de Cristo. Por isso, estamos unidos também entre nós, numa ligação invisível, mas real (Rm 12, 4-5). Podemos rezar por alguém, ou pedir que alguém reze e interceda por nós; porque estamos ligados a Cristo.
Portanto, sendo parte de Cristo, sendo parte do corpo de Cristo (Igreja) somos Nele um só e Nele o único intercessor.

sábado, 9 de junho de 2012

Paróquia São João Batista de Cananéia realiza procissão de Corpus Christi

Mesmo com chuva pastorais e comunidades preparam os tradicionais tapetes para a Procissão
Na última quinta-feira, sete de junho, as Pastorais e Comunidades da Paróquia São João Batista de Cananéia, apesar da chuva, prepararam os tapetes para Procissão de Corpus Christi, que aconteceu às 16h00, com saída da Igreja Matriz de São João Batista, levando o Santíssimo, para os católicos o próprio Jesus Cristo, sob a coordenação do Padre Alessandro da Silva Nascimento.
Após a procissão, que contou com cerca de 100 pessoas, houve Celebração na Igreja Matriz, a partir do Ato Penitencial.
Parabéns às pastorais e às comunidades que enfeitaram as ruas, mesmo com chuva e ao Padre Alessandro, que muito nos honrou com sua presença.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida é acolhida em Cananéia

No último dia quatro de junho, segunda-feira, a Paróquia São João Batista de Cananéia recebeu a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, dentro das atividades do Revelando São Paulo.
A Imagem chegou à Comunidade de São José Operário do Porto Cubatão às 17h00, onde foi realizada Celebração em sua homenagem. Às 19h30 veio de balsa junto à carreata até o Portal do Centro de Cananéia, onde seguiu em procissão até a Igreja Matriz de São João Batista, onde foi realizada Missa Solene em seu Louvor pelo Padre Adelson Rosa de Souza, seguida de Vigília por toda a noite.
Na terça-feira, dia cinco, foi realizada oração às 09h00 e dela partiu de barco para a Comunidade de São Paulo Bagre e, posteriormente, para as Pedrinhas.
Virgem Mãe Morena, rogai por nós!

JMJ 2013: A Logomarca oficial e seu significado

Com base no trecho da Palavra do Evangelho de São Mateus: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (28, 19), lema da JMJ – Jornada Mundial da Juventude 2013, percebe-se a necessidade de expressar uma referência direta à imagem de Jesus e ao sentido do discípulo. Neste episódio, Jesus se encontrou com seus discípulos em uma montanha, após sua ressurreição. Como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também se encontra em uma montanha e é um monumento reconhecido no mundo inteiro. O tema é uma palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a Sua imagem possui destaque no centro do símbolo.
Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos povos o coração assumiu papel central, assim como o Brasil será o centro da juventude na Jornada Mundial. Também designa o homem interno por inteiro, se tornando nesta composição a referência aos discípulos que possuem Jesus em seus corações. Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro. A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional.
Fonte: http://www.rio2013.com/pt/noticias/detalhes/202/logomarca-oficial-da-jmj-rio2013-conceito