Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pastoral de Cáritas realiza palestras

A Pastoral de Cáritas da Paróquia São João Batista de Cananéia está trabalhando em prol das famílias carentes de Cananéia. Para tanto, o grupo se reuniu e organizou algumas palestras importantes durante estes últimos três meses, a cada mês um tema diferente. - 1º mês - O Coordenador do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, Arlindo Costa, realizou uma palestra sobre a renda familiar e cursos para ajudar as famílias na geração de renda; - 2º mês - A psicóloga e assistente social Patrícia Pinto palestrou sobre o desenvolvimento da criança; - e no 3º mês - Agentes comunitários realizaram uma palestra sobre a importância da prevenção e combate à dengue.

sábado, 14 de abril de 2012

Jornada Mundial da Juventude 2013 no Brasil


A JMJ - Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Beato Papa João Paulo II em 1985,com a finalidade de estar mais próximo aos jovens, conhecer seus pensamentos, ouvir seus anseios e conflitos, reunindo jovens do mundo inteiro. O evento é celebrado a cada dois ou três anos em uma cidade do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema.
Em 15 de julho de 2008, em Sydney na Austrália, iniciou-se a XXIII Jornada Mundial da Juventude, sob o tema: "Ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas" (At. 1, 8). Em 20 de julho, na Missa de encerramento, o Papa convocou os jovens do mundo todo para a XXVI Jornada Mundial da Juventude de 2011 em Madri na Espanha. No último dia da Jornada Mundial da Juventude em Madri, que teve o lema: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, o papa Bento XVI anunciou a cidade brasileira do Rio de Janeiro como próxima sede do mega evento católico em 2013 com o lema: “IDE E FAZEI DISCÍPULOS ENTRE TODAS AS NAÇÕES”.
Vamos, desde já, nos preparando para essa grande festa da Igreja, tendo o Cristo Redentor de braços abertos para acolher o mundo!

O Tempo de Páscoa

Passamos pela Quaresma em que a Igreja nos propõe recolhimento, conversão e oração para que estejamos preparados para vivenciar a Páscoa, sim vivenciar, pois a Páscoa, para nós, cristãos, não pode ser apenas mais uma data, nem só lembrança da Paixão e Ressurreição de Cristo, a Páscoa se faz novamente, vivemos ela em toda sua plenitude.
Estamos em Tempo Pascal, Tempo em que nos é dada a oportunidade de renovação junto com Cristo, deixamos para trás o homem velho para dar espaço ao homem novo, a Igreja através da liturgia nos ajuda a caminhar nessa dinâmica, da Quaresma olhando para as nossas limitações, refletindo, fazendo penitências até chegarmos limpos para um novo Tempo, seguindo os passos de Cristo. Como nos diz o apóstolo Paulo: “É tirar a nossa velha humanidade como uma roupa velha e podre, e vestir, como uma roupa nova, a nova humanidade criada à imagem de Deus.”
Pois Jesus veio para pagar a dívida de Adão, sendo ele o “novo Adão”que veio para carregar o fardo pesado do pecado de toda humanidade.
“O Cristo, novo Adão abre-nos as portas do Paraíso”.
Vivamos alegres esse Tempo de graça que nos é dado, libertados do pecado assim como o povo hebreu foi libertado da escravidão do Egito, fazemos uma Nova Aliança com Deus, levando à frente um mandamento novo: “amai-vos uns aos outros “.
Cristo ressuscitou! Aleluia! Aleluia!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Semana Santa de fé em Cananéia

Colaboração: Lucas Rangel Xavier e Neyton João Pontes







A Semana Santa, compreendida entre o Domingo de Ramos, primeiro de abril e o Domingo de Páscoa, oito de abril, foi de muitas demonstrações de fé na Paróquia São João Batista de Cananéia.
As ações se iniciaram no Domingo de Ramos, dia primeiro de abril, às 18h30, com a Procissão de Ramos, com saída do bairro do Carijó e caminhada até a Igreja Matriz de São João Batista. A equipe de coordenação da Comunidade de São Francisco de Assis, juntamente com alguns colaboradores não pouparam esforços para a preparação desta importante data. Além de preparar a Missa durante a semana, também levantaram cedo no domingo para preparar todo o ambiente da Celebração. Ao entardecer, as pessoas começaram a chegar para a Procissão; que mais uma vez contou com a colaboração de figurantes de diversas comunidades para encenar o momento que marca a entrada de Jesus em Jerusalém, sendo prestigiada por cerca de 150 fiéis. Durante a Celebração, o Padre Víctor Hernández relatou a história de alguns mártires que perderam suas próprias vidas lutando por uma sociedade mais justa, humana e igualitária. No trajeto da procissão até a Igreja também se falou muito da questão da saúde, tema central da Campanha da Fraternidade 2012. A Missa celebrada na Matriz contou com aproximadamente 350 pessoas.
Na Quinta-feira Santa, dia cinco de abril, às 19h30, foi realizada a Celebração da Instituição da Eucaristia e Lava-pés, na Igreja Matriz, contando com a presença de cerca de 250 pessoas, que puderam presenciar a encenação de Jesus lavando os pés de seus discípulos, evidenciado sua humildade. Dessa forma, os ministros da Eucaristia também lavaram os pés dos fiéis presentes. Em seguida houve a Vigília do Santíssimo, com as Pastorais e Comunidades em revezamento.
Um dos momentos mais esperados ocorreu na Sexta-feira Santa, dia seis de abril, às 19h00, com a Encenação da Via Sacra, com saída da Igreja Matriz e continuidade pelas ruas do Centro da cidade, presenciada por cerca de 500 fiéis, que durante toda a encenação puderam, novamente, ouvir e refletir sobre a Saúde em nosso País. A encenação, preparada pela Pastoral da Juventude e colaboração de agentes de pastorais e comunidades contou com a ilustre participação do Coral São João Batista e dança da Pastoral da Juventude, seguida de Procissão do Senhor dos Passos e do Senhor Morto, acompanhada por aproximadamente 300 pessoas.
No Sábado, sete de abril, noite mais importante do ano litúrgico para os católicos, chamada Noite das Noites, às 20h00, houve a Vigília Pascal, iniciada na Praça Martin Afonso de Souza, com a bênção do fogo na Praça, onde os Óleos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos do ano litúrgico anterior são queimados e apresentados os novos Óleos, pelos ministros; acendido o Círio Pascal da Paróquia e, em seguida, os Círios das Comunidades. Vale lembrar que o Fogo do Círio representa a Luz de Cristo, que dissipa a escuridão, a Luz da Ressurreição que dizima a morte. Em seguida foi realizada a Celebração da Luz na Matriz, com Batismo para cerca de 250 pessoas.
Finalizando as atividades da Semana Santa, o Domingo de Páscoa, oito de abril, contou com Missas às 9h00 e às 19h30, na Igreja Matriz e, após a Celebração da noite, Procissão do Encontro de Jesus Ressuscitado e Nossa Senhora das Dores, com a presença de 150 pessoas em média.
A Paróquia São João Batista de Cananéia agradece a todas as pessoas que ajudaram e trabalharam na preparação das liturgias e encenação.

Pastoral Familiar realiza Curso de Noivos

O curso realizado entre 30 e 31 de março atendeu aos noivos que se casarão até outubro



Colaboração: Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar realizou, entre os dias 30 e 31 de março, sexta e sábado, o Curso de Noivos, para casais que pretendem contrair o Sacramento do Matrimônio até outubro.
Os noivos que queiram se casar após outubro de 2012 e até abril de 2013 devem fazer a Preparação nos dias cinco e seis de outubro próximos, sendo que as inscrições devem ser feitas na Secretaria Paroquial.

A importância do Domingo

Será que já paramos pra pensar de onde vem a palavra Domingo, e a importância desse dia?
Domingo tem sua origem na palavra do latim: “Dominus”, que significa Senhor, sendo assim, “Dia do Senhor”, para nós, católicos, é o dia mais importante, dia de festa, pois é o dia da ressurreição de Cristo, a festa da Páscoa se repete a cada oitavo dia pela tradição da Igreja.
O saudoso Beato João Paulo II nos pede, na carta apostólica Mane Nobiscum Domine, que devemos dar uma atenção ainda maior à Missa Dominical, como celebração na qual a comunidade paroquial se reencontra em coro.
Anterior ao Domingo o dia de guarda era o sábado, palavra que vem do hebraico shabat, que significa “descanso”, pois Deus descansou no sétimo dia após a criação, por isso era assim vivido na antiga aliança, mas Jesus Cristo fez com a humanidade uma “nova aliança”, que nos trás a sua ressurreição. A cada domingo a Páscoa se repete.

Comunidade de Nossa Senhora do Rocio de cara nova

Colaboração: Coordenação da Comunidade Nossa Senhora do Rocio – Durvalino Monteiro



A Campanha de doações para a aquisição de bancos para a Igreja de Nossa Senhora do Rocio em Cananéia foi um sucesso. Em apenas dois meses a comunidade conseguiu o suficiente para comprar todos eles.
Segundo o coordenador da Comunidade, Durvalino Monteiro, os vinte bancos e dois anteparos custaram á comunidade, o valor de dez mil, cento e cinqüenta reais.
Para ele, o importante foi que a comunidade participou ativamente desde o início até a chegada dos bancos.
“Foi uma bela surpresa para todos, pois estava prevista a entrega para segunda-feira, dia 19 de março, mas a mesma foi antecipada para o sábado, dia 17 de março, por isso foi possível estrear na Celebração da Santa Missa, no terceiro domingo de março”, comenta Monteiro.
Nessa Celebração estavam presentes todos os catecúmenos que concluíram o Curso e todos receberam a Bíblia Sagrada, para ser “lâmpada para seus pés e luz para seu caminho” (Sal. 119-105).
O Conselho Paroquial da Comunidade agradece de coração a todas as pessoas que participaram e doaram para que fosse possível realizar mais esta conquista.
“Obrigado Nossa Senhora do Rocio pela realização deste acontecimento”. Parabéns a todos!
A Comunidade aproveita para convidar todas as comunidades da Paróquia São João Batista de Cananéia para visitá-la e ver como ficou mais bela a Igreja da Comunidade.