Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Missa da PASCOM - 20.11.2011

Festa de Cristo Rei, Dia do Leigo, Dia da Consciência Negra!!!





sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Encontro de Casais

A Pastoral Familiar realizará no próximo dia seis de dezembro, terça-feira, no Salão Paroquial, às 19h30, um encontro com os casais que foram preparados durante o ano, para receberem o Sacramento do Matrimônio.
Será um momento de intensa emoção e alegria!
Participem!!!

Vamos preparar nossa Coroa do Advento?

Por Neyton João Pontes



Estamos nos aproximando do Advento, a palavra Advento significa “o que a de vir”, tempo em que nos preparamos para a chegada de Jesus.
É importante nos preparar para esse tempo tão especial, por isso convidamos todos a fazer sua própria coroa do Advento e deixá-la num lugar de destaque em casa para, a cada domingo, acender uma vela e fazer uma oração lembrando que estamos nos aproximando do Natal do Senhor.
A Coroa tem seus elementos e sua simbologia e pode ser feita de forma simples com ramos verdes, fita vermelha e quatro velas.
A forma circular lembra a eternidade e que Cristo é o nosso rei. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar.
Verde é a cor da esperança e da vida. O ramos dos pinheiros permanecem verdes apesar dos rigorosos invernos, assim como os cristãos devem manter a fé e a esperança, apesar das tribulações da vida.
A fita e o laço vermelho que envolvem a coroa simbolizam o Amor de Deus ou o próprio Espírito Santo a embalar toda criação que é remida com a chegada de Jesus.
As quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento. A medida em que se vai aproximando o Natal, vamos ao passo das semanas do Advento, acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada, em meio de nós, do Senhor Jesus, luz do mundo, quem dissipa toda escuridão.

Comunidade católica do Rocio realiza festa em homenagem à sua Padroeira

Nossa Senhora do Rocio foi louvada por seus fiéis




A Comunidade Católica do Bairro do Rocio, da Paróquia São João Batista de Cananéia, realizou a Festa da sua Padroeira, Nossa Senhora do Rocio, entre os dias cinco e 15 de novembro, com o tema: “Com Maria e os jovens, lutamos pela vida”.
No dia cinco de novembro, sábado, foram iniciadas as ações da Festa com a realização de Bingo beneficente, às 21h00, no Salão Paroquial.
Os dias de Tríduo foram realizados nos dias 12, 13 e 14, sempre às 19h30, na capela da Comunidade, sendo preparado, respectivamente, pelas Pastorais da Juventude, Pastoral da Criança e Pastoral do Batismo, sendo que no dia 12 também houve Bingo beneficente, às 21h00 no Salão Paroquial.
A grande festa ocorreu no dia 15, terça-feira, às 18h00 com Procissão pelas ruas do Bairro, seguida da Missa em Louvor à Nossa Senhora do Rocio.
Parabéns à comunidade pela bela Festa!

CONHECENDO A NOSSA IGREJA - Gestos, palavras e seus significados - parte III

Por Neyton João Pontes


Estamos tratando dos gestos, das palavras que costumamos usar dentro da Santa Missa, conhecendo um pouco mais e refletindo sobre os seus significados.
Depois que o padre levanta a hóstia consagrada e repete a frase dita por João Batista: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!” (Jo 1,29), sempre repetimos: “Senhor eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.” Essa frase por vezes se tornou rotineira e banal, mas é de muita importância. É uma frase bíblica retirada de (Lc 7,6-7), quando um centurião romano veio ao encontro de Jesus pedindo que salvasse o seu servo, que se encontrava morrendo e quando Jesus pediu que o levasse até a sua casa, o centurião disse a frase que sempre repetimos, por se achar indigno de receber o Senhor. Jesus, ouvindo isso, admirou-se dele e, voltando-se para a multidão, que o seguia, disse: Eu vos afirmo que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé.
O centurião disse em relação à sua casa, mas nós dizemos em relação à nossa alma, pois é lá que Jesus vai habitar. Mesmo antes de recebermos o Senhor em nós, nas nossas vidas, é repetida milhares de vezes todos os dias, nas mais diversas línguas, por esse mundo afora. Esta frase nos introduz no Mistério maior de um Deus, que se faz alimento para aqueles que ama, e nos irmana num só povo, que reconhecendo-se indigno, aceita a dignidade que lhe é oferecida pelo seu Senhor.
Esta frase que se confirmou na cura do servo do centurião (pela graça de Deus, admirado da fé daquele homem), e que nós repetimos de forma ligeira e tantas vezes irrefletida, não percebendo que por essa mesma graça, o Senhor nos alcança a salvação, mesmo perante à nossa fraca fé.
Esta frase em que, como o centurião, nós devemos abandonar numa total confiança ao Senhor Nosso Deus, acreditando que tudo Lhe é possível.

Continua escavação arqueológica para restauro da Igreja Matriz de São João Batista

As ações estão sendo coordenadas pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP




Profissionais continuam as escavações arqueológicas da Igreja Matriz de São João Batista de Cananéia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP – Universidade de São Paulo, sob a coordenação da arqueóloga Drª. Maria Cristina Mineiro Scatamacchia.
De acordo com o pároco, Víctor Hernández, até o momento, tem aparecido parte de um muro ou alicerce, talvez da primeira Igreja do período de 1.500 d.C. e alguns ossos, tijolos, etc.
Vale ressaltar que o trabalho é minucioso e ainda não há uma previsão de término.
A Igreja Matriz de São João Batista de Cananéia é uma das mais antigas do Brasil, construída no século XVI, sendo um patrimônio arquitetônico de grande valor.
Entretanto, seu interior, com os anos, foi sendo modificado e, agora, existe a grande necessidade de restaurá-la.
A Equipe Pró-restauro da Igreja Matriz vem realizando ações e eventos para o levantamento de fundos para esta grande empreitada.
Ajude você também, participando as atividades ou com contribuições que podem ser feitas com depósitos para: Banco do Brasil - Registro - Agência - 0492-8 - Conta Corrente nº. 26225.0.

Comunidade Católica do Acaraú realiza 1ª Eucaristia

Por Juliana Barreto




No dia seis de novembro, domingo, às 09h00, na Comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe no Acaraú, foi realizada Missa com Primeira Comunhão de dois grupos de Catequese, que há mais de dois anos vinham se preparando para receber esse lindo Sacramento.
Antes da Missa foi realizada uma reunião com os catequizandos, pais e catequistas, quando foi conversado sobre a realização da Celebração, explicando a todos o significado de receber a Eucaristia, tirando dúvidas e com a colaboração de todos e da Comunidade preparada a Celebração com muito carinho.
A Missa foi realizada pelo Padre Víctor, com a participação de todos, alguns pais e a comunidade, todos presentes e participando, renovaram suas promessas batismais, foi dado o testemunho das catequistas Dona Cleuza e Juliana, de um casal representando os pais e, em seguida, receberam a comunhão, momento lindo e emocionante na vida deles e das catequistas também: Analina, Elizabete Garcia,Cleuza e Juliana, foi realizada uma ação de graças um jogral: Amai-vos como eu vos amei, feito pelas crianças onde leram, se expressaram e se abraçaram. E no final, para comemorar a Eucaristia com a ajuda e colaboração dos pais, foi feita uma partilha entre todos e comemoram esse sacramento com muita alegria.
Para receber o Sacramento houve toda uma preparação, que começou no dia 29 de outubro, sábado, às 10h00 foi realizado, na Comunidade, o Sacramento da Penitência com as crianças e a presença do Padre Adelson de Souza Rosa. Durante a Confissão foi lido um texto Bíblico sobre o perdão, com orações e cantos de perdão, para fazer com que as crianças já se preparassem para a Confissão. Já no dia cinco de novembro, sábado, foi realizado o ensaio das crianças, que contou com a presença e participação de nosso pároco, Padre Víctor Hernández e também foi explicado em si a Missa e ensinamentos adquiridos durante a caminhada deles.
Parabéns a todos, que Deus e Nossa Senhora estejam em seus corações e na caminhada diária, Amém.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

PROGRAMA DAS MISSAS DE NOVEMBRO 2011

DIA 02 FINADOS - QUARTA-FEIRA

10h00 MISSA CEMITÉRIO
20h00 MISSA MATRIZ

DIA 05 SÁBADO

10h00 MISSA ITACURUÇÁ
19h30 MISSA CARIJO (1ª Eucaristia)

DIA 06 DOMINGO

09h00 ACARAU (1ª Eucaristia)
09h00 MISSA MATRIZ
19h00 MISSA PORTO CUBATÃO
20h00 MISSA MATRIZ

DIA 09 QUARTA-FEIRA

20h00 MISSA MATRIZ

DIA 12 SÁBADO

17h00 MISSA IRIRIAIA
20h00 Casamento: Nilson/Roseli -Matriz
19h30 1º TRÍDUO N. SRA ROCIO

DIA 13 DOMINGO
09h00 MISSA MATRIZ (BATISMO)
19h30 2º TRÍDUO N. SRA ROCIO
19h00 MISSA PORTO CUBATÃO
20h00 MISSA MATRIZ

DIA 14 SEGUNDA-FEIRA

19h30 3º TRÍDUO N. SRA ROCIO

DIA 15 TERÇA-FEIRA

18h00 PROCISSÃO E MISSA, FESTA Nª. SRA. DO ROCIO

DIA 16 QUARTA-FEIRA

20h00 MISSA MATRIZ

DIA 17 QUINTA-FEIRA

19h00 MISSA S. PAULO BAGRE 1ª EUC.

DIA 19 SÁBADO

16h00 MISSA STA. MARIA
17h00 ITAPITANGUI
19h30 MISSA MANDIRA
20h00 CASAMENTO: PAULO/LOUIANE

DIA 20 DOMINGO
09h00 FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS
09h 00 MISSA ROCIO
09h 00 MISSA MATRIZ
19h00 MISSA PORTO
20h00 MISSA MATRIZ


DIA 23 QUARTA-FEIRA


20h00 MISSA MATRIZ

DIA 24 QUINTA-FEIRA

15h00 MISSA MARUJÁ
19h00 1º TRÍDUO Nª. Sra. das Graças (PORTO)
19h00 MISSA ARIRI

DIA 25 SEXTA–FEIRA

16h00 MISSA ENSEADA
19h00 2º TRÍDUO Nª Sra das Graças (Porto)
19h00 PONTAL - CONFISSÃO-PONTAL

DIA 26 SÁBADO

19h00 3º TRÍDUO Nª Sra das Graças (Porto)
10h00 PROCISSÃO E MISSA, FESTA N. SRA. DAS GRAÇAS - PONTAL

DIA 27 DOMINGO

09h00 MISSA MATRIZ
09h00 Encontro de Agentes de Pastoral
15h00 PROCISSÃO E MISSA, FESTA N. SRA. DAS GRAÇAS - PORTO CUBATÃO
20h00 MISSA MATRIZ

DIA 30 QUARTA-FEIRA

20h00 MISSA MATRIZ

Dizimistas Aniversariantes do mês de Novembro

01 Santina da S. Lisboa
02 Antonia Souza Alves
04 Maria Aparecida Ferreira Carneiro
05 Maria Tereza dos Reis
05 Daniele P. da Silva
06 Erenice Borges
06 Irani Veríssimo
07 Antonio P. de Almeida
07 Maria Madalena D. de Sá
11 Rosalina A. Nepomuceno
13 Maria Aparecida Alves Cordeiro
14 Ilda M. da Silva Mendes
14 Milena Camargo
15 Guiomar Rangel
17 Gilda B. Pereira
18 Cristina Mathaes
19 Manoel A. Barroso
20 Joana Dias Paiva
22 Elisangela de Campos
29 Vera Lúcia D. de Sá
30 Maria Andrelina Alves

Comunidade de São Francisco de Assis realiza Sacramento da Eucaristia em Grupo de Catecumenato de Adultos

João Batista Alves Júnior







No último dia cinco de novembro, às 19h30 no Salão da Comunidade Católica do Carijó, o grupo de Catecumenato de Adultos das catequistas Marcicléia Cunha Alves e Dirce Mataes recebeu o segundo sacramento em suas vidas: a 1ª Eucaristia.
O grupo, que está junto há mais ou menos um ano e alguns meses, pôde receber a 1ª Comunhão numa belíssima Celebração, preparada com muito carinho pela Comunidade. A catequista Marcicléia diz que sente-se muito feliz, pois é o seu primeiro grupo de adultos, e tê-los visto ali, firmes na fé, recebendo com muita devoção o Corpo e Sangue de Jesus, foi realmente muito emocionante, pois são cinco integrantes no grupo, e um deles é a sua mãe, e os outros quatro são seus amigos, então, acredita ela, que além da responsabilidade de estar educando-os na fé, também é privilegiada por estar plantando sementes de amor e de partilha no coração e na vida de cada um deles, e vê que seu trabalho voluntário não está sendo em vão, pois o grupo hoje está engajado em quase todos os trabalhos Pastorais que a comunidade possui e tem alguns membros que também já fazem parte até da equipe de coordenação, e isso pra ela é de grande satisfação e honra.
Agora, por mais alguns meses o grupo ainda continuará se encontrando, pois ainda receberá o Sacramento da Crisma.
Após a Celebração, as catequistas prestigiaram seus catecúmenos com um belíssimo bolo personalizado.
Que mais esse passo dado em suas vidas possa aumentar ainda mais a vontade de trabalhar para o bem da Comunidade, fazendo com que suas vidas sejam ainda mais abençoadas por Jesus Cristo.

Confraternização da Catequese do Carijó em comemoração ao Dia das Crianças

João Batista Alves Júnior







Os catequistas João Batista Alves Júnior e Beatriz Raquel Silva, da comunidade de São Francisco de Assis, Carijó, realizaram no dia 15 de outubro, sábado, uma confraternização com suas crianças da catequese em comemoração ao Dia das Crianças e à Nossa Senhora Aparecida. A confraternização aconteceu no salão da comunidade, às 9h30.
As crianças puderam se divertir com brincadeiras, guloseimas e também oraram à Nossa Senhora Aparecida, fazendo cada uma delas uma prece de proteção a todas as crianças do mundo.
Como durante todo esse ano a catequese trabalhou a questão da proteção do planeta Terra, tema da Campanha da Fraternidade, os catequistas confeccionaram lembrancinhas com doces, utilizando garrafa PET, uma maneira de reciclar e não poluir. O catequista João diz que foi um momento muito importante, pois acredita que mesmo sem terem noção ainda do quão é importante rezar pelo próximo e de reciclar, as crianças mostraram-se bastante entusiasmadas e interessadas, e também foi uma maneira de juntar oração, conscientização e bastante diversão, também aproveita a oportunidade para agradecer a todos os amigos que colaboraram com a doação de doces para fazer desse dia um dia ainda mais especial para essas crianças.
Que São Francisco e Nossa Senhora Aparecida abençoem com muita saúde e paz a vida de todos vocês e que perseverem essa bondade que existe em seus coração, assim ele agradece imensamente. E que todas as crianças sintam-se abraçadas e protegidas por nossa Santa Padroeira. Paz a todos.

Festa de Nossa Senhora do Rocio

Festa de Nossa Senhora das Graças nas Comunidades do Pontal de Leste e Porto Cubatão


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dízimo, expressão de compromisso e transformação


Na vida partilhamos tudo: a casa com nossa família; o transporte, com outras pessoas; as nossas opiniões, com amigos... O conceito de partilha está ligado ao conceito de divisão. Partilhar é fazer a divisão de alguma coisa. Partilhar é dividir. E dividir tem o significado de tirar uma parte do que se tem.
Entretanto, se no dicionário partilhar significa dividir, para os católicos não tem o mesmo significado, porque, na vida de todos eles, partilhar não é dividir; ao contrário, é somar; não é diminuir, mas aumentar; não é perder, mas ganhar. Partilhar, para o católico é, antes de tudo, um gesto de amor.
Amor ao próximo e amor a Jesus que, com um milagre, conseguiu partilhar o pouco que se tinha naquele momento – 5 pães e 2 peixes trazidos por um menino – com milhares de pessoas, alimentando-as em pleno deserto quando não existia mais comida e mostrando, na prática, como a partilha não divide, mas multiplica. Como o pouco dado, com amor, se transforma em muito.
Assim como aconteceu no episódio do profeta Elias (I Reis 17,7-16), que chegando à casa de uma viúva pediu que esta lhe preparasse uma refeição com o último punhado de farinha e um pouco de azeite que possuía. Ela o fez prontamente sem pedir nada em troca, partilhando o pouco que tinha, e, a partir daquele momento, não faltou mais alimento em sua casa .
Os cinco pães e os dois peixes oferecidos pelo menino e divididos por Jesus entre a multidão, e a comida oferecida pela viúva ao profeta Elias são representados, hoje, pelo gesto de oferta e partilha repetido em nossas comunidades: o Dízimo.
É por isso que o Dízimo representa, para todos os católicos, a EXPRESSÃO DE COMPROMISSO E TRANSFORMAÇÃO, no sentido de prover a necessidade de muitos com as ofertas de todos.