Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Conhecendo a nossa Igreja

Gestos, palavras e seus significados - parte II

O homem é corpo e alma. Por isso, ele age com a alma e com o corpo ao mesmo tempo. O seu olhar, as suas mãos, a sua palavra, o seu silêncio, o seu gesto, tudo é expressão de sua vida. Por isso, na Celebração Eucarística, não podemos ficar isolados, mudos, cada um no seu cantinho. A nossa fé, o nosso amor e os nossos sentimentos são manifestados através dos gestos, das palavras, do canto, da posição do corpo e também do silêncio. O corpo é a expressão viva da alma.
Por isso, os gestos são tão importantes para vivenciarmos a nossa fé, durante a exposição e benção do Santíssimo e durante a consagração, a narração da ultima ceia, costuma-se ficar de joelhos em respeito e adoração ao momento.
Por vezes não reparamos em gestos pequenos, mas cheios de significados, como na fração da Hóstia pelo Padre. O celebrante parte a hóstia grande e coloca um pedacinho da mesma dentro do cálice, que representa a união do Corpo e do Sangue do Senhor num mesmo Sacrifício e mesma comunhão. Esse gesto simboliza, também, a fraternidade e unidade da Igreja e os filhos de Deus. (Cf. 1 Cor 10,1b-17).
Assim, também quando o Padre recebe as ofertas, o pão (hóstia) e o vinho para serem consagrados, ele bendiz e faz uma pequena ação de graças em voz baixa levantando o pão e o vinho, dizendo:

_"Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo pão que recebemos da vossa bondade, fruto da terra e do trabalho do homem, que hoje Vos apresentamos, e que para nós se vai tornar Pão da vida."
_"Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos da vossa bondade, fruto da videira e do trabalho do homem, que hoje Vos apresentamos e que para nós se vai tornar Vinho da salvação."

Compreendendo melhor os gestos, palavras, tudo faz mais sentido e a liturgia fica ainda mais bonita e, assim, saberemos dar o devido valor aos Santos Mistérios.
Ainda voltaremos a este assunto na próxima edição do Jornal Luz da Vida, um grande abraço fraternal a todos!

* Neyton João Pontes trabalha com Arte, é católico e estudioso da religião.

Conhecendo a nossa Igreja

Gestos, palavras e seus significados

Participando de tantas Celebrações Eucarísticas podemos deixar passar, despercebidamente, o significado e os momentos em que eles são colocados. Mas nada é feito ou falado sem que tenha o momento apropriado e muitas dessas coisas têm sua origem bíblica e seus significados têm muita importância.
Uma das palavras que sempre usamos é o Amém, dizemos o Amém que, lamentavelmente, tantas vezes é inaudível, por outras vezes se diz quando não se deve ou até mesmo se deixa de dizer quando ele deveria existir, sendo, portanto, obrigatória a sua manifestação.
A palavra Amém não é um ponto final e sim uma palavra de grande importância, Amém - palavra litúrgica de origem hebraica, que indica anuência firme, concordância perfeita, com um artigo de fé; assim seja; concordância; aprovação, consentimento, confirmação...
Um dos momentos mais importantes em que falamos o Amém é na conclusão da oração Eucarística, justamente por ser um momento importante em que estamos revivendo a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, é quando nos colocamos totalmente voltados a Ele, e nos mostramos integrados com Ele e O glorificamos quando dizemos: "Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós Deus Pai todo poderoso, toda honra e toda a glória agora e para sempre!” Então cantamos (para solenizar esse momento) ou aclamamos com um forte: AMÉM!
Continuaremos com o tema, abordando outros momentos da liturgia na próxima edição do Luz da Vida.

* Neyton João Pontes trabalha com Arte, é católico e estudioso da religião.

Novembro é mês do Dízimo

A Diocese de Registro escolheu o mês de Novembro como o mês do Dízimo, dessa forma, todas as Paróquias irão realizar neste mês campanhas para aumento da coleta e de agradecimento ao dizimistas que tanto colaboram com a Igreja e com a Missão.

Reunião de Agentes Cancelada

A Reunião de Agentes de Pastoral, marcada para o próximo domingo, dia 22, foi cancelada. Ainda não foi agendada uma nova data.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Comunidade Católica do Bairro do Carijó realiza Festividade Religiosa em Louvor a São Francisco de Assis

Equipe de Coordenação 2011

AGRADECIMENTO



Foi com muito esforço, dedicação e, principalmente, com muita fé que conseguimos por mais um ano realizar essa tão importante festa religiosa, louvando fortemente nosso querido São Francisco de Assis, padroeiro da nossa humilde comunidade do Carijó.
Iniciamos nossos agradecimentos pelo Senhor Nosso Deus, por ter nos preparado com muita força e devoção para mais essa caminhada. Somos imensamente gratos às Pastorais do Batismo, da Família e da Juventude, que conduziram fielmente Tríduos belíssimos e reflexivos, baseados no tema deste ano, sendo “São Francisco: Caminho de Luz para a Juventude”. E dessa luz nasceram e se fortaleceram fortes amizades, tais quais agradecemos de coração pelas participações. A você, que doou alimentos, pratos de salgados ou de doces, refrescos; que nos ajudou com prendas para o nosso bingo, e, também, com doações para a aquisição de flores, pintura e decoração dos andores, aos pintores de plantão que deixaram o nosso salão adequado para as celebrações, aos amigos “músicos” que nos prestigiaram com o apoio e com a importantíssima participação nos cantos; à confecção dos cartazes de divulgação da festa.
Agradecemos, ainda, ao amigo da Igreja, às ministras da Palavra e da Eucaristia, ao Padre Adelson Souza Rosa e às secretárias da Casa Paroquial.
Enfim, agradecemos à comunidade do Carijó e a todas as outras comunidades que nos prestigiaram, a cada um que esteve presente e que, de alguma forma, contribuiu para a realização desses eventos, onde podemos louvar a São Francisco, com sua belíssima história de vivência junto aos pobres, ao Nosso Santo de Assis, que abriu mão das seduções do mundo para viver o sonho de humanizar e levar a palavra de Deus através de exemplos de partilha com os humildes sofredores. Agradecemos, ainda, a todos os membros e familiares da Equipe de Coordenação, que batalhou imensamente para que todos pudessem estar louvando ao nosso padroeiro, que por fim agradecemos por nos fazer seus seguidores, por nos fazer crer ainda mais que podemos ser felizes ajudando nossos amigos irmãos e a nossa comunidade, que por ser tão carente, necessita sempre de suas bênçãos.
São Francisco ilumine o caminho de todas as crianças, adultos, idosos e, principalmente, seja um caminho de luz para nossos jovens, que hoje precisam urgentemente de Ti e de tuas graças e os faça, também, instrumentos de vossa paz.
Obrigado a todos!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

22 de Outubro, festa litúrgica do beato João Paulo II

Por Neyton João Pontes



A festa litúrgica do beato João Paulo II vai celebrar-se pela primeira vez a 22 de outubro, data anunciada por Bento XVI durante a fórmula de beatificação, no Vaticano. Essa data escolhida é referente à data da primeira homilia do seu pontificado no ano de 1978, na qual afirmou: “Não tenhais medo! Abri as portas a Cristo!”, frase essa que mais tarde se tornou parte do hino oficial da sua beatificação em maio de 2011.
Na história da Igreja Católica nunca um Papa beatificou o seu antecessor, ainda que as regras para estas cerimônias, como hoje as conhecemos, tenham sofrido alterações significativas ao longo dos séculos. O jornal do Vaticano assinalava que “nos últimos dez séculos nenhum Papa elevou às honras dos altares o seu imediato predecessor” e mesmo esses casos aconteceram “em contextos não comparáveis com a decisão de Bento XVI”.
João Paulo II, Karol Wojtyla (1920-2005), foi proclamado beato e apresentado aos católicos como modelo de vida e intercessor junto de Deus.
O rito constitui a penúltima etapa no processo de canonização, mediante o qual um cristão é declarado santo e se alarga a sua veneração a todas as nações.
Comemoremos com fé e nos espelhemos na sua atitude de serviço ao Reino de Deus!
Bem aventurado João Paulo II , rogai por nós!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Dízimo ou Oferta


É verdade que na Bíblia Sagrada Deus nos pede o Dízimo e a Oferta. “Pagai integralmente os dízimos à casa do Senhor . ” (Ml 3, 10).
“Dizei ao povo de Israel que me faça uma oferta”, diz o Senhor (Êx 25, 2).
Existe uma grande diferença entre Dízimo e Oferta, embora ambos sejam fruto de nossa fé, do nosso reconhecimento, da nossa gratidão para com Deus, da nossa generosidade, do nosso coração.
DÍZIMO – É devolver a Deus, com fidelidade, uma parte de tudo aquilo que Ele próprio nos dá, como primícias da nossa renda. Quer dizer que toda vez que Deus nos dá, nós separamos “as primícias”, a parte consagrada a Ele, e fazemos a devolução. Se a nossa renda é a colheita, nós daremos o nosso Dízimo quando realizarmos a nossa colheita no campo. Se a nossa renda é o nosso salário, devolveremos nosso Dízimo como primeiro gesto de gratidão a Deus, logo que recebemos o nosso salário. Se a nossa renda for o fruto da venda de algum bem, daremos o Dízimo da nossa renda ao receber o que ganhamos com a venda daquele bem.
OFERTA – É feita livremente, sem momento certo, depende da necessidade de quem solicita e da disponibilidade de quem oferece. O Dízimo tem um destino certo: a Igreja de Jesus Cristo, para a realização da obra de Deus, de acordo com um plano pastoral que abrange as dimensões: religiosa, social e missionária. Este plano tem continuidade, não pode sofrer interrupções, por isso deve contar com recursos regulares. É o Dízimo que deve sustentar o plano pastoral da Igreja, para a realização da obra de Deus. As ofertas se destinam geralmente à realização de obras complementares ou para socorrer alguma emergência pessoal ou comunitária, ou ajudar o plano pastoral da Igreja, mas como acréscimo ao Dízimo, que constitui a pastoral de sustentação da vida paroquial.

Dizimistas aniversariantes de Outubro


1 Cacilda Di Nardo Stella
4 Paulo Henrique Simonetti
5 Zelia Martins de Oliveira
5 Targino João Rodrigues
7 Senir Pereira de Matos
7 Dilze Ramos da Silva
7 Maria de Lourdes Almeida Camargo
10 Antonia Pedro
11 Arlindo Kindlmann
11 João Braz Costa Nunes
11 João Batista Alves Júnior
12 Joselina Aparecida Silva Borba
13 Leticia Gatto
14 Márcio R Pontes
12 Francisco R dos Santos
12 Maria Lourdes G Martins
13 Irai Maria Landim
16 Cleusa Antonia de Souza
20 Benedito Pedro
20 Dina Souza
20 Maria Eliza de Aguiar
21 Agda Almeida Silva
23 Rosemari Mendonça
24 Fernando Pires Soares
25 Elza da S. Gomes
25 Maria D'orca R Alves
25 Tereza Freitas de Oliveira
26 Rosalina Barbosa Lisboa
28 Joana Helena dos Santos Rodrigues
29 Eduardo Antonio Hoff
29 Osmanil da Silva
23 Durvalino Monteiro
31 Patrícia Borges da Silva
31 Antonio Cesar Pereira