Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Paróquia São João Batista de Cananéia realiza reunião de Agentes de Pastoral com enfoque na Campanha da Fraternidade 2011




No último dia 27 de fevereiro, domingo, das 09h00 às 12h00, no Salão Paroquial de Cananéia, foi realizada a Reunião de Agentes de Pastoral pela Paróquia São João Batista de Cananéia.
A reunião teve a presença de Ana Maria Nammur, que direcionou a reunião para as ações a serem desenvolvidas para a Campanha da Fraternidade 2011, que tem como tema “Fraternidade e a vida no planeta” e lema “A criação geme em dores de parto” (Rm, 8,22).
Durante o encontro os agentes se dividiram em grupos e estudaram temas sobre a CF 2011, propondo ações dentro das comunidades da Paróquia.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Agenda Março 2011

08 (Terça-feira) – Festa pelo Dia Internacional da Mulher;
09 (Quarta-feira) – Quarta-feira de cinzas e início da Campanha da Fraternidade 2011.
20 (Domingo) – 07h30 - Retiro Paroquial com todas as Pastorais juntas no Itacuruçá;
26 (Sábado) – 07h30 - Visita missionária pastoral família no Acaraú;
23h00 – Forró da Comunidade do Rocio no Centro Comunitário;
27 (Domingo) – 09h00 – Reunião de agentes e coordenadores – CPP.

Obs.: toda primeira e terceira segunda-feira de cada mês haverá reunião da Pastoral da Família, às 19h30.
Todas às quintas-feiras, reunião da Pastoral da Comunicação, às 19h00.
Todo segundo domingo, Formação de Catequistas, às 9h00.

Tema: Fraternidade e a vida no planeta

Lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm, 8,22)



A Campanha da Fraternidade deste ano reflete a questão ecológica, principalmente nos problemas das mudanças climáticas que está se expandido em todo o mundo. Temos que saber respeitar o meio ambiente e o lugar onde Deus nos coloca não só para vivermos e convivemos, mas também para fazer deste lugar o paraíso com o qual sonhamos.
O objetivo da CF 2011 é contribuir para a conscientização sobre a gravidade do aquecimento global e mudanças climáticas, também moti8vas as pessoas a participarem de debates e ações que visam enfrentar os problemas e preservar a vida do planeta e no planeta.
Cada ser vivo que habita a Terra ajuda para a transformação do clima.
Chamar todos a refletir de que educação sobre o tema da CF deve acontecer na família, na sociedade, nas instituições de ensino e em todas as esferas governamentais, para que todos tenham a consciência de que é necessário cuidar bem da “nossa casa”, que é, principalmente, o Planeta Terra, porque a natureza não precisa do ser humano para viver, mas o ser humano precisa da natureza para viver.
Deus criou este ambiente para que tivéssemos vida em abundância, portanto, temos o dever de cuidar bem deste ambiente para que ele não morra.
“A natureza criou um tapete que recobre a superfície da Terra. Dentro da pelagem deste tapete vivem todos os animais respeitosamente. Nenhum rói, nenhum estraga, somente o homem destrói”. (Monteiro Lobato).
Qual o futuro que estamos deixando para nossos filhos, netos e bisnetos?

Ações viáveis, urgentes e necessárias

Na comunidade:
• Solicitação de melhoria na rede de esgoto e saneamento básico;
• Projetos de reciclagem;
• Aproveitamento de materiais e envio para entidades recicladoras;
• Consumo consciente;
• Seleção e recolhimento adequado do lixo, inclusive nas escolas;
• Conscientização da comunidade sobre o tema da CF 2011, trabalhando o método ver, julgar e agir com participação das Pastorais, movimentos sociais e serviços;
• Implantação de hortas comunitárias nas escolas, aproveitando o lixo orgânico;
• Estimular cuidados e preservação da água;
• Orientar o cultivo da horta, relacionando à defesa da vida.

Na Paróquia:• Ações da comunidade no espaço da catequese, com confecção e implantação de lixeiras adequadas;
• Participação nas reuniões do município, quando se referir ao Meio Ambiente, Saúde e Qualidade de Vida;
• Cuidado com as praças, reflorestamento, jardinagem;
• Aquisição de produtos ecológicos;
• Estimular o uso de ecobags (sacolas de tecido).

Na Pastoral:• Busca de parcerias para desenvolver melhores atividades a serem realizadas;
• Troca de experiências;
• Encontros de formação;
• Divulgação dos projetos nas Pastorais, através do Fundo Diocesano de Solidariedade.

Paróquia São João Batista realiza formação de Catequistas

Por Lucas Rangel Xavier




No último dia 13 de fevereiro, domingo, aconteceu a primeira Reunião de Formação de Catequistas do ano de 2011. O encontro foi conduzido pelo Diácono Adelson, pela irmã Brígida e pelas coordenadoras Rosania e Marlene.
Inspirados na frase: “Ser catequista é um dom de Deus”, esses missionários puderam tratar de muitos assuntos pertinentes à Catequese, tendo a oportunidade de refletir, expor ideias e, também, planejar as principais datas do ano.
Um dos principais momentos da reunião aconteceu quando nosso amigo de Comunidade, Neyton Pontes, expôs aos catequistas um pouco da história da Igreja e dos Papas; enriquecendo o conteúdo da formação. Todavia, esta foi apenas a primeira parte.
Finalizando este domingo de formação, os catequistas participaram da Missa do Envio, que aconteceu na Igreja Matriz. Diante da comunidade renovaram não só o compromisso de evangelizar, mas também de ter humildade para aprender cada vez mais a prática da caridade e amor fraternos.
Que Deus abençoe a cada um deles nessa caminhada, pois o catequista é aquele que transmite o tesouro da fé!

Comunidade Católica de São Francisco de Assis, do Bairro Carijó, realiza planejamento anual de 2011

Por João Batista Alves Júnior

No último dia 11 de fevereiro, sexta-feira, reuniram-se no Salão da Comunidade, a Equipe de Coordenação e demais membros da Comunidade para organizarem o planejamento anual, o qual todas as Pastorais e Comunidades Católicas da Paróquia de São João Batista precisam apresentar nesse ano de 2011.
Algumas programações estão previstas, e outras já estão marcadas, como forró, bazar da pechincha, orações semanais, Celebrações mensais, Catequese, entre outros.
Definidos, podemos lançar alguns de nossos trabalhos, para que todos possam tomar conhecimento e participar: toda sexta-feira teremos Liturgia da Palavra e na primeira sexta-feira de cada mês haverá Formação Litúrgica para toda a Comunidade, às 19h30; todo primeiro sábado de cada mês haverá Celebração da Palavra, os sábados serão destinados para os estudos da Catequese ou Pastoral da Criança quando houver.
Lembramos que esses "eventos" serão realizados todos no próprio Salão da Comunidade.
Aproveitamos a oportunidade para lembrar que estamos fazendo as inscrições para a Catequese 2011, aos interessados é favor procurar um dos catequistas da Comunidade ou o Salão Paroquial.
Como gesto concreto em meio a tudo isso, resolvemos que durante a Celebração, que será feita uma vez por mês, quem puder, favor levar um quilo de alimento para confecção de cestas básicas, que serão oferecidas às famílias carentes da Comunidade.
Contamos com a ajuda de todos os irmãos, e que 2011 seja um ano de muito trabalho de evangelização na nossa Comunidade e também na nossa Paróquia.
Que a paz esteja com cada um de vocês!

Participe da Encenação da Semana Santa em Cananéia

Venha fazer parte da mais importante data católica.
Participe da Encenação da Semana Santa em Cananéia.
Os ensaios já começaram...venha e escolha o seu papel!!!!

Informações com Victor da Pastoral da Juventude ou na Casa Paroquial!!!

Editorial

Depois de um período de descanso, reflexão e planejamento o Informativo Luz da Vida retorna à comunidade.
Esse número é dedicado às irmãs missionárias que doam suas vidas às comunidades onde prestam seus serviços, sendo exemplos de amor e fé.
Especialmente, agradecemos à querida Irmã Lena, que depois de ter plantado sementes de virtude em nossa Paróquia, incentivando as Pastorais da Saúde, da Criança, da Família, além de dividir seus conhecimentos com futuros casais e famílias, retornou à Irlanda para continuar sua missão em sua terra e no aconchego de sua família.
Aproveitamos para dar as boas-vindas às Irmãs Ana e Brígida.
A Irmã Ana é missionária do Santo Rosário, também é irlandesa de nacionalidade. Esteve no Rio de Janeiro, São Paulo e nestes últimos quatro anos em Barra do Turvo. Tem como um dos trabalhos e carisma a Pastoral da Juventude. É atualmente assessora religiosa da Pastoral da Juventude na Diocese de Registro e membro da equipe do CODIPA – Conselho Diocesano Pastoral.
Irmã Brígida é missionária dominicana, outra irlandesa. Esteve por dez anos em Iguape e seis em Barra do Turvo. Tem grande experiência com a Pastoral da Criança e Pastoral da Mulher, além de todo o entusiasmo para o trabalho com as comunidades.
Assim, nossos corações se alegram pela oportunidade de ter tão grandes servas do Senhor perto de nós, que possamos continuar aprendendo com elas. Deus as abençoe!!!!

Cantinho do Dízimo

Dízimo é compromisso e decisão pessoal



DÍZIMO É ALEGRIA!

O homem que se doa e oferece o que tem, se enche de vitalidade, e alegre se encaminha para a Casa do Senhor, para doar o que Dele recebe. Mas, principalmente para doar-se, pois aquele que do “Pai das Luzes” recebe seus dons, tem o coração dilatado e não se contém em si. É como a rosa que tem a necessidade de desabrochar para transbordar beleza e perfume.
Esse coração tocado pela alegria de encher-se de Deus e de seus dons é motivado a não guardar para si, e por isso se doa, a fim de construir a comunhão com Deus, com os irmãos e com a Igreja.
Ante ao pedido do Senhor, Maria disse; “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo sua Palavra”!... E o verbo se fez Carne e habitou entre nós! (Lc 1,38).
O Dízimo carrega em si uma surpreendente alegria na coração. Aqueles que fazem esta experiência se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão, pois o Dízimo só tem sentido quando nasce de um convite e de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã.


MENSAGEM DO DÍZIMO PARA MARÇO

“Levar a vida com seriedade não significa ter preocupações exageradas. Acredite em você e confie em Deus”.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Cantinho do Dízimo

Se alguém está tão cansado que não possa te dar um sorriso deixa-lhe o seu!



DÍZIMO É COMUM-UNIDADE!

Ser dizimista é, sobretudo, tornar seu próprio coração um altar onde se oferece e se doa, a exemplo de Cristo, para que todos tenham vida. Dar de si para o outro, eis o verdadeiro sentido de se viver em comunidade
O Dízimo exige de nós uma atitude de entrega, de partilha. Jesus é a grande modelo de dizimista, porque foi capaz de entregar a si mesma pela salvação da humanidade. Ser dizimista é ser co-responsável pela Igreja, é um dom, um compromisso, uma expressão de amor, uma atitude de coração, uma manifestação de fé, investimento no Reino.
Através do dízimo participo consciente, para a manutenção de minha Igreja, para a propagação da Palavra de Deus e ajudo a sustentar as comunidades mais carentes.
O Dízimo é o que pode fazer da Igreja uma comunidade de irmãos, sinal de uma nova sociedade, justa e fraterna. É um gesto profético de partilha e ato de fé, sinal de agradecimento.

MENSAGEM DO DÍZIMO
Lembre-se sempre do tripé que deve ser a base da vida cristã: Estudo, Oração e Ação.

Campanha da Fraternidade 2011: Fraternidade e a vida no planeta

Lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm, 8,22)



A Campanha da Fraternidade deste ano reflete a questão ecológica, principalmente nos problemas das mudanças climáticas que está se expandido em todo o mundo. Temos que saber respeitar o meio ambiente e o lugar onde Deus nos coloca não só para vivermos e convivemos, mas também para fazer deste lugar o paraíso com o qual sonhamos.
O objetivo da CF 2011 é contribuir para a conscientização sobre a gravidade do aquecimento global e mudanças climáticas, também moti8vas as pessoas a participarem de debates e ações que visam enfrentar os problemas e preservar a vida do planeta e no planeta.
Cada ser vivo que habita a Terra ajuda para a transformação do clima.
Chamar todos a refletir de que educação sobre o tema da CF deve acontecer na família, na sociedade, nas instituições de ensino e em todas as esferas governamentais, para que todos tenham a consciência de que é necessário cuidar bem da “nossa casa”, que é, principalmente, o Planeta Terra, porque a natureza não precisa do ser humano para viver, mas o ser humano precisa da natureza para viver.
Deus criou este ambiente para que tivéssemos vida em abundância, portanto, temos o dever de cuidar bem deste ambiente para que ele não morra.
“A natureza criou um tapete que recobre a superfície da Terra. Dentro da pelagem deste tapete vivem todos os animais respeitosamente. Nenhum rói, nenhum estraga, somente o homem destrói”. (Monteiro Lobato).
Qual o futuro que estamos deixando para nossos filhos, netos e bisnetos?

Ações viáveis, urgentes e necessárias

Na comunidade:
• Solicitação de melhoria na rede de esgoto e saneamento básico;
• Projetos de reciclagem;
• Aproveitamento de materiais e envio para entidades recicladoras;
• Consumo consciente;
• Seleção e recolhimento adequado do lixo, inclusive nas escolas;
• Conscientização da comunidade sobre o tema da CF 2011, trabalhando o método ver, julgar e agir com participação das Pastorais, movimentos sociais e serviços;
• Implantação de hortas comunitárias nas escolas, aproveitando o lixo orgânico;
• Estimular cuidados e preservação da água;
• Orientar o cultivo da horta, relacionando à defesa da vida.

Na Paróquia:
• Ações da comunidade no espaço da catequese, com confecção e implantação de lixeiras adequadas;
• Participação nas reuniões do município, quando se referir ao Meio Ambiente, Saúde e Qualidade de Vida;
• Cuidado com as praças, reflorestamento, jardinagem;
• Aquisição de produtos ecológicos;
• Estimular o uso de ecobags (sacolas de tecido);

Na Pastoral:
• Busca de parcerias para desenvolver melhores atividades a serem realizadas;
• Troca de experiências;
• Encontros de formação;
• Divulgação dos projetos nas Pastorais, através do Fundo Diocesano de Solidariedade.

Ganhadores da rifa Pró-restauro do dia 06/02/2011

1º Prêmio - máquina de lavar: Ana de Almeida
2º Prêmio - bicicleta: Vanessa Ap. Chimite

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

PROGRAMAÇÃO MISSAS

QUARTA-FEIRA – 02/ Fevereiro
às 20 horas – Missa Centro

SÁBADO – 05/ Fevereiro
às 16 horas – Missa Iririaia
às 20 horas – Missa Carijó

DOMINGO – 06/ Fevereiro
às 09 horas – Missa Centro
às 20 horas – Missa Centro

QUARTA-FEIRA – 09/ Fevereiro
às 20 horas – Liturgia da Palavra

SÁBADO – 12/ Fevereiro
às 16h30 – Missa Sta. Maria
às 19 horas – Missa Mandira

DOMINGO – 13/ Fevereiro
às 09 horas – Missa Centro
às 17 horas – Missa Centro

QUARTA-FEIRA – 16/ Fevereiro
às 20 horas – Missa Centro

QUINTA-FEIRA – 17/ Fevereiro
às 18h30 – Missa S. Paulo Bagre

SÁBADO – 19/ Fevereiro
às 17horas – Missa Itapitangui
às 20 horas – Missa Acaraú

DOMINGO – 20/ Fevereiro
às 09 horas – Missa Rocio
às 17 horas – Missa Rio Branco
às 20 horas – Missa Centro

QUARTA-FEIRA – 23/Fevereiro
às 20 horas – Missa Centro

QUINTA-FEIRA – 24/Fevereiro
às 15 horas – Missa Pontal
às 19 horas – Missa Enseada da Baleia

SEXTA-FEIRA – 25/ Fevereiro
às 15 horas – Missa Marujá
às 20 horas – Missa Ariri

SÁBADO – 26/ Fevereiro
às 10 horas – Missa Itacuruçá
às 20 horas – Missa Porto Cubatão

DOMINGO – 27/ Fevereiro
às 09 horas – Missa Centro
às 20 horas – Missa Centro
OBS.: Às 9h Reunião Agentes de Pastoral