Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Cantinho do Dízimo



Prezado (a) Irmão (ã) Dizimista

A missão da Igreja é evangelizar: conduzir as pessoas até Jesus Cristo. A dinâmica da evangelização requer muitos investimentos, gerando, assim, muitas despesas. Por isso, gostaríamos de agradecer sua generosa participação na missão da Igreja através do seu Dízimo.
Participar da missão da Igreja através Dízimo é devolver a Deus um pouco daquilo que Ele mesmo nos deu. Por isso, o Dízimo é sinal de gratidão a Deus, generosidade com os pobres e consciência do que é ser cristão de verdade.

"O dízimo é uma oferta espontânea, comunitária, livre e alegre, generosa e familiar, consciente, sistemática, não um imposto, uma taxa, um tributo para aplacar a justiça na consciência".

DIMENSÃO MISSIONÁRIA
O Dízimo deve levar a Comunidade toda a ser sinal de salvação. Todos nós que somos batizados, somos missionários, diz o Concílio Vaticano II. Isto implica a obrigação de cada um de nós em evangelizar, conforme os dons que recebemos. Como missionários batizados, precisamos levar a todas as pessoas a dimensão da fé. Muitas pessoas ainda não são batizadas em nome de Jesus porque ainda não houve quem fosse até elas para dar testemunho de Jesus. E será que não houve quem fosse por não ter sido enviado? (Rm10,9-17).
Dízimo: Expressão Missionária de nossa Vocação Cristã. É quando contribuímos em nossa Comunidade para que ela possa desenvolver um trabalho eficiente, uma catequese eficaz, para possa preparar catequistas, animadores de comunidades, missionários para evangelizar nos lugares mais distantes, o dízimo que ofertamos assume uma dimensão especial em nossa vida, assume a dimensão missionária. São Paulo diz: “Quem colabora com o pregador tem merecimentos de pregador”. As comunidades pobres faziam coletas para implantar o Reino de Deus em outros lugares (IICor 8,1-3). Isto que é ser igreja: estarmos atentos às necessidades das outras comunidades.

RINDO À TOA

Procurando ajuda profissional
— Doutor, quanto o Senhor cobra para me responder duas perguntas?
— Quinhentos reais cada uma. Qual é a segunda pergunta?

Pastoral do Dízimo

II Encontro da Semana Nacional da Família em Cananéia tem o tema “Família e Juventude”

O uso de drogas foi o assunto tratado







O II Encontro da Semana Nacional da Família em Cananéia foi realizado no último dia 24 de setembro, sexta-feira, a partir das 19ho, no Salão Paroquial. Organizado pela Pastoral Familiar o encontro teve o tema “A família e a juventude”, abordando o uso drogas, com palestra do Dr. Manoel Gatto Neto, delegado seccional de Jacupiranga.
O encontro foi iniciado pelo Coral dos Jovens, seguido da entrada da Bíblia e logo depois a palestra, que teve a participação de outras Pastorais, Comunidades e de alunos do período noturno da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”.
No final houve uma oração, seguida de homenagem ao palestrante e café comunitário.
O III Encontro teve o tema “A convivência entre pais e filhos”, realizado no dia 25 de setembro, sábado, também às 19h30, no Salão Paroquial.
A Semana da Família foi finalizada durante a Missa na Matriz, realizada no domingo, dia 26 de setembro, às 19h30.

Catequese do Acaraú realiza passeio






Os grupos de Catequese e Mini Jovens da Comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe do Bairro Acaraú realizou no último dia 25, sábado, um passeio com as crianças.
As Catequistas Analina, Bruna, Juliana e Rita levaram as crianças na Pracinha da Rotatória, e, segundo elas, lá eles se divertiram, brincaram e fizeram novas amizades, pois estavam presentes três grupos da Comunidade, até a Catequista Rita entrou com eles na brincadeira.
Foi realizada uma reflexão sobre as coisas criadas pelo Criador, na hora da Partilha uma oração em agradecimento e no final do passeio um belo e divertido piquenique.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Semana da Família começa com exibição de filme

Com o tema “Família fonte de vida e construtora da PAZ” a Pastoral Familiar dá início à Semana da Família em Cananéia




O 1º encontro da Semana Nacional da Família em Cananéia aconteceu no último dia 23 de setembro, quinta-feira, às 19h00 no Salão Paroquial, com o tema “Família fonte de vida e construtora da paz”.
O Encontro foi iniciado com uma breve explicação sobre o que é a Semana nacional da Família, seguida de apresentação do Coral de Jovens, invocação da Santíssima Trindade e do Espírito Santo, leitura do Evangelho de São Lucas, capítulo 2, versículos de 41 a 51, reflexão sobre o Evangelho e preces.
O ponto principal foi a exibição do filme “À prova de fogo”, que provocou uma reflexão sobre a família e o casamento. Por fim alguns pontos levantados no filme foram discutidos e o encontro foi finalizado com canto e oração.
A Semana Nacional da Família é evento anual que faz parte do calendário de praticamente todas as Paróquias do Brasil. É hoje uma realidade que teve início em 1992. Foi uma resposta à inquietação, ao descontentamento e desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente em nossa sociedade.
Escolheu-se, para isso, a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto por ser o mês vocacional, porém Cananéia não pode realizar neste mês por causa da festa de Nossa Senhora dos Navegantes.
Será então realizada nos próximos dias 23, 24 e 25 de setembro às 19h30 no Salão Paroquial, com o Tema – “Família fonte de vida e construtora da Paz”, Lema: “Evangelizar pela família e para vida”.
O 1º encontro contou com a presença de cerca de 80 pessoas, sendo de várias Pastorais, como a Familiar, Jovens, Catequese, Comunicação, Eventos, além das Comunidades do Carijó, Rocio, Coral de Jovens e alunos do período noturno da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Festa em louvor a São Francisco de Assis

III Tríduo em Louvro a São Francisco de Assis

CONHECENDO A NOSSA IGREJA

LITURGIA - Cores litúrgicas

Por Neyton João Pontes*

Assim como sabemos que no decorrer do ano temos os tempos litúrgicos, também temos as cores litúrgicas que correspondem aos tempos e festas da Igreja. Essas cores nos convidam e nos ajudam a interiorizar a mística de cada tempo.
Nas Igrejas não são usadas as cores aleatoriamente ou por capricho, mas sim pelo seu significado e pelo que a liturgia nos traz.
As cores são usadas em qualquer lugar do mundo seguindo o calendário litúrgico (salvos lugares em que celebram datas específicas como padroeiros, batizados). Sendo assim, a mesma cor que se usa aqui também está sendo usada em outros lugares. A Igreja é UNA também na liturgia, a mesma Missa que é celebrada aqui também é celebrada na Europa, Estados Unidos, África, etc. Interessante pensar que não nos sentiríamos estranhos estando em qualquer outra Igreja católica do mundo, do Vaticano a Cananéia a Igreja é a mesma.
No princípio havia uma certa preferência pelo branco. Não existiam ainda as chamadas "cores litúrgicas". Estas cores foram fixadas em Roma no século XII. A Igreja estabelece que seja sempre observado o uso tradicional, mas as Conferências Episcopais podem determinar e propor à Santa Sé adaptações que correspondam às necessidades e ao caráter de cada povo.
BRANCO: Usado na Páscoa, no Natal, nas Festas do Senhor, nas Festas de Nossa Senhora e dos Santos, exceto dos mártires. Simboliza alegria, ressurreição, vitória, pureza e alegria.
VERMELHO: Lembra o fogo do Espírito Santo. Por isso é a cor de Pentecostes. Lembra também o sangue. É a cor dos mártires e da sexta-feira da Paixão.
VERDE: Se usa nos domingos do Tempo Comum e nos dias da semana. Está ligado ao crescimento, à esperança.
ROXO: Usado no Advento e na Quaresma. É símbolo da penitência e da serenidade. Também pode ser usado nas missas dos defuntos e na confissão.
Existem ainda cores que podem ser opcionais como:
ROSA: O rosa pode ser usado no 3º domingo do Advento (Gaudete) e 4º domingo da Quaresma (Laetare).
PRETO: É sinal de tristeza e luto. Hoje é pouco usado na liturgia.
O BRANCO em épocas festivas pode ser substituído pelo dourado ou cores que se aproxime do branco, como marfim, bege (cores claras que se aproximem do branco já serão tidas como branco também).
Cabe, também, mencionar o uso litúrgico da cor azul para Festas e Solenidades da Santíssima Virgem Maria.O AZUL não é uma cor litúrgica prevista pela Igreja.
A origem de seu uso litúrgico moderno parece remontar a um privilégio papal dado a algumas dioceses espanholas para seu uso somente na Solenidade da Imaculada Conceição.
Terminamos por aqui sobre as cores, espero que possamos ter entendido um pouco melhor e, assim, vivenciar melhor a nossa fé, a liturgia é muito vasta
e rica,veremos mais sobre ela nas próximas edições.

* Neyton João Pontes trabalha com Arte, é ex-salmista, católico e estudioso da religião.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Baladão em prol do restauro da Igreja Matriz

PASCOM Cananéia em mais um desafio

De acordo com a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil a PASCOM – Pastoral da Comunicação é a pastoral da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático, do uso de recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e de manifestações das pessoas no interior da comunidade ou da comunidade para o mundo que a rodeia. É a pastoral da valorização das expressões da cultura humana. Portanto, não é uma pastoral a mais no universo de pastorais, mas aquela que integra todas as demais.
O objetivo geral da PASCOM é comunicar a pessoa e os valores de Jesus Cristo e do seu Reino, promovendo as relações humanas, criando comunhão e formando a consciência dos comunicadores na construção de uma sociedade mais justa e solidária. É a Pastoral das relações humanas, que procura formar a consciência dos comunicadores, zelar pela imagem da Igreja e incentivar o uso dos meios de comunicação social.
Como objetivos específicos a PASCOM pretende capacitar os agentes, leigos e clero para a Pastoral da Comunicação, equipes de liturgia e catequese, capacitação para o uso dos Meios de Comunicação, trabalhar o senso crítico do receptor, esclarecer o sentido de comunicação na Igreja e promover a reflexão sobre a importância da PASCOM na Igreja.
Para tanto, durante a nossa caminhada, de discípulos missionários de Jesus Cristo, buscamos superar desafios para conseguirmos atingir nossos objetivos.
É por isso que, em breve, a PASCOM iniciará o Programa de Rádio “Luz da Vida”, que irá ao ar pela Rádio Comunitária Transmar FM às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h00 às 18h30, com o apoio de toda equipe da Pastoral da Comunicação e parceria do DJ Júlio.
Será mais um passo para comunicar o povo de Deus, pois essa é nossa missão.

“Jesus é a Palavra de Deus que se fez carne e veio morar no meio de nós (Jô 1,14). Supremo comunicador do Pai, optou por um processo inculturado e dialógico de comunicação, que se apresenta como um modelo básico para os projetos de comunicação de sua Igreja.”
“Documentos da CNBB 59”


Pastoral da Comunicação

Comunidade do Carijó realiza festa religiosa em louvor a São Francisco de Assis

Por Equipe de Coordenação



A Comunidade católica do Bairro do Carijó se prepara para mais uma data especial em sua caminhada, que é a de louvar seu santo Padroeiro, São Francisco de Assis, protetor dos animais e das crianças, e aproveita a oportunidade para convidar a todos os amigos de caminhada e fiéis para, juntos, refletirmos e comemorarmos essa data santa.
Devido à data das eleições, a comunidade comemorará o dia de seu padroeiro em nove de outubro, sábado. A programação contará novamente com os Tríduos que serão realizados pelas Comunidades vizinhas e Pastorais a partir do dia seis e contará com um tríduo dedicado especialmente aos professores, já que no dia 15 comemora-se o dia deles.
Teremos a Procissão pelas ruas do bairro e finalizando com uma belíssima Celebração. Neste ano, trabalharemos com o tema: “Com Francisco, também caminham os pequenino; que é uma forma, também, de lembrar das crianças (pelo dia 12, quando é comemorado o dia delas), mas também de outros tipos de pequeninos: os excluídos, doentes, dos poucos que seguem o trabalho missionário, enfim, de “nós pequeninos”.
Contamos com a presença de todos, para que, juntos, abrilhantemos ainda mais essa data tão significativa para nós devotos e para que, assim, tornemo-nos instrumentos de paz para o Senhor! E que essa paz esteja sempre com vocês! Obrigado e Amém!

Programação Religiosa

Tríduos em Louvor a São Francisco de Assis, às 19h30 no salão do Carijó
I Tríduo: 06/10/10, quarta-feira, feito pela Comunidade de São José Operário, Porto cubatão.
II Tríduo: 07/10/10, quinta-feira, feito pelas comunidades de Nossa Senhora do Rocio e Nossa Senhora de Guadalupe, Rocio e Acaraú;
III Tríduo: 08/10/10, sexta-feira, feito pela Pascom - Pastoral da Comunicação - Liturgia em comemoração ao dia dos professores.
Procissão e Celebração da Missa: 09/10/10, sábado, às 17h00.

Paróquia de Cananéia participa do Grito dos Excluídos

“Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular”




A Paróquia São João Batista de Cananéia, em comunhão com toda a Igreja do Brasil, participou do 16º Grito dos Excluídos, no último dia sete de setembro, que na Diocese de Registro foi realizada na cidade de Sete Barras, durante todo o dia, com a presença de cerca de 550 pessoas, que realizaram um ato em favor dos direitos e de um projeto popular.
Em Cananéia foi realizado um ato simbólico no dia seis de setembro, segunda-feira, a partir da 15h00 no Centro de Eventos, onde a Paróquia apresentou propostas nas áreas de Juventude, Educação e Saúde, tendo como eixo central a “vida em primeiro lugar”.
Na área da Juventude, a Campanha “Chega de violência e Extermínio dos Jovens”, alerta e procura ajudar os jovens para que encontrem o caminho da luz, iluminando seus caminhos e conduzindo-os pela vida. Os jovens necessitam do apoio de uma sociedade integradora, com base na família e que acredite no potencial da juventude.
Na Educação pede-se a segurança dos alunos nas entradas e saídas das escolas, devido à oferta de drogas, aliciamento de menores. Além disso, a necessidade de um transporte de qualidade para todos, principalmente aos alunos da área rural, que frequentemente têm seu direito à educação negado, por não conseguirem chegar à escola.
Na Saúde pede-se que seja cumprida a Constituição Federal, no que se refere ao direito de todos e dever do Estado em garantir políticas sociais e econômicas para a redução de doenças e acesso universal e igualitário aos serviços de saúde, na sua promoção, proteção e recuperação. E a Lei Orgânica da Saúde, que prevê alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho, renda. Educação, transporte, lazer e acesso aos bens e serviços essenciais.
Além de todas essas temáticas, durante o Grito dos Excluídos representantes do Fórum Regional de Economia Solidária aproveitaram para coletar assinaturas para o abaixo-assinado de apoio à Lei de iniciativa popular, que dispões sobre a política nacional de economia solidária. Este abaixo-assinado estará em vigência em vários pontos dos municípios envolvidos.

Vencendo o desânimo

O grande carro de luxo parou em frente à entrada de cemitério e o chofer uniformizado dirigiu-se ao vigia.
_ Você pode acompanhar-me, por favor? É que minha patroa está doente e não pode andar. – Explicou. _ Quer ter a bondade de vir falar com ela?
Uma senhora cujos olhos fundos não podiam ocultar o sofrimento profundo, esperava no carro.
_ Sou a senhora Silva – disse - e nestes últimos dois anos mandei-lhe R$ 50,00 por semana.
_ Para as flores! – Lembrou o vigia.
_ Justamente, para que fossem colocadas na sepultura de meu filho. Vim aqui hoje porque os médicos me avisaram que tenho pouco tempo de vida, então quis vir até aqui para uma última visita e lhe agradecer.
O vigia ficou um momento em silêncio e depois falou com delicadeza:
_ Sabe minha senhora, eu sempre lamentei que continuasse a mandar o dinheiro para as flores.
_ Como assim? – Perguntou a dama.
_ A senhora sabe, as flores duram pouco tempo e, afinal, aqui ninguém as vê.
_ O senhor base o que está dizendo? – Retrucou ela.
Sei sim senhora, pertenço a uma associação de serviço social cujos membros visitam hospitais e asilos, lá sim as flores fazem falta, os internos podem vê-las e apreciar seu perfume.
A senhora ficou em silêncio por alguns segundos, depois, sem dizer nada, fez um sinal para o chofer e partiu.
Meses depois o vigia se surpreendeu por uma nova visita, aliás, duplamente surpreso, desta vez, a senhora guiando o próprio carro.
_ Dessa vez, eu mesma levo as flores aos doentes, disse ela com sorriso amável.
_ O senhor tem razão, os internos ficam radiantes e fazem com que eu me sinta feliz. Os médicos não sabem a razão da minha cura, mas eu sei, é que reencontrei motivos para viver, não esqueci meu filho, pelo contrário, dou as flores em seu nome e isso me dá forças.
A senhora descobriu o que quase todos nós sabemos, mas muitas vezes esquecemos: auxiliando aos outros, auxiliamos a nós mesmos.
Pense nisso!

Enviado por Toninho Mataes.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Encontro de Saberes Populares sobre Plantas Medicinais é organizado pela Pastoral da Saúde

Bianca Cruz Magdalena



A Pastoral da Saúde da Paróquia São João Batista de Cananéia convida a todos/as para o Encontro de Troca de Saberes Populares sobre Plantas Medicinais que acontecerá no dia 28 de setembro, terça-feira, das 14h30 às 18 horas, no Salão Paroquial, à Rua Francisco Chaves, 195, Centro em Cananéia.
A ideia do evento é socializar as diversas formas de uso de plantas medicinais pela comunidade e outros interessados que vem atuando nessa área no município, em um momento descontraído de conversa, troca de receitas, mudas e um delicioso chá preparado com ervas medicinais. Participem!
A intenção da Pastoral da Saúde é de realizar mais atividades como essa de resgate dos saberes tradicionais, especialmente àqueles ligados aos cuidados de prevenção da saúde comunitária.
Para outras informações os telefones para contato são: (013) 3851-1223 - Secretaria da Casa Paroquial, que fica na Rua Tristão Lobo, 231, Centro ou (13) 3851-1824 - Angélica Bajorinas.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A Pastoral Familiar

Por Vera Lúcia Raimunda Alves Monteiro, coordenadora da Pastoral Familiar.

Histórico

No dia 27 de agosto de 2006 aconteceu no Salão Paroquial uma reunião mensal, onde o Padre Víctor Hernández falou da importância de se organizar a Pastoral Familiar para cuidar bem de nossas famílias. Que esta Pastoral levasse o amor, a união e a força para as famílias desventuradas, de segunda união. Orientasse os pais das crianças da Catequese e Jovens. Realizasse os cursos de noivos, namorados e visitas às famílias.
Nesta data foi marcada nova preparação para reunião para o dia 14 de setembro e o início dos estudos para o dia dois de setembro de 2006 no Salão, às 19h00.
No dia 22de setembro de 2006 aconteceu o encontro de formação da Pastoral Familiar com o Padre Víctor e as famílias, compareceram 22 pessoas, entre eles alguns casais.
Já no dia 20 de outubro de 2006 começamos o estudo do guia de Implantação da Pastoral Familiar na Paróquia. Foram oito encontros de preparação para depois começarmos a implantação da Pastoral Familiar.
Hoje somos 16 pessoas entre elas quatro casais.
O Objetivo da pastoral familiar é promover e defender as famílias das agressões e ameaças e também convidar a cada um de nós a refletir sobre a qualidade de nosso relacionamento familiar. Desafia-nos a edificar nossas famílias em bases sólidas para construirmos um futuro melhor e mais seguro para nós e para as novas gerações.
Neste próximo ano de 2011 além das atividades que exercemos, Deus confiou à Pastoral Familiar o compromisso da sermos festeiros de Nossa Senhora dos Navegantes.
Que o Espírito Santo nos dê sabedoria, muita humildade para que, unidos às pastorais e todas as comunidades, possamos concluir com êxito este trabalho para a honra e a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo e de Nossa Senhora dos Navegantes.
Que a fé o amor e a união estejam sempre presentes entre nós. Amém.
A Pastoral Familiar agradece aos componentes da Pastoral da Comunicação que nos dá esta oportunidade de divulgar a Pastoral Familiar e as suas ações.
Que o Espírito Santo ilumine sempre mais a vida de cada um de vocês, obrigado pelo carinho e atenção.
Agradecemos, também, às comunidades, às pastorais ao nosso padre Víctor, ao seminarista Adelson, à irmã Lena, pelo carinho e o apoio que sempre dão para a Pastoral Familiar.
Que Deus Nosso Pai cubra-nos de Paz e bênçãos à nossa Igreja e nossas famílias.
Obrigado!


Nossas Realizações/Atividades

• Evangelizar as famílias e a pessoas;
• Visitas às famílias;
• Trabalhar em conjunto com outras pastorais nos cursos de noivos;
• Auxiliar as famílias que se encontram em situações difíceis;
• Preparação de Missas, Tríduos e festas;
• Campanha da Fraternidade, que neste ano foi realizada na comunidade do Carijó.


Semana da Família

A Semana Nacional da Família é evento anual que faz parte do calendário de praticamente todas as Paróquias do Brasil. É hoje uma realidade que teve início em 1992. Foi uma resposta à inquietação, ao descontentamento e desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente em nossa sociedade.
Escolheu-se, para isso, a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto por ser o mês vocacional, porém Cananéia não pode realizar neste mês por causa da festa de Nossa Senhora dos Navegantes.
Será então realizada nos próximos dias 23, 24 e 25 de setembro às 19h30 no Salão Paroquial, com o Tema – “Família fonte de vida e construtora da Paz”, Lema: “Evangelizar pela família e para vida”.
O 1º encontro será dia 23 de setembro às 19h30 - Família fonte de vida e construtora da paz. Encontro para adultos. O 2º encontro no dia 24 às 19h30 - A família e a juventude – evangelizar pela família e para a vida, com participação do Dr. Manoel Gato e, o 3º encontro no dia 25 – Pais e filhos da catequese.
Participem!!!!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

AVISOS

Dia 02/09 – às 19h30 horas, reunião Pastorais Sociais para preparação da missa do domingo (05/09), no Salão Paroquial.

Dia 03/09 – às 17 horas, reunião da Pastoral Familiar no Salão Paroquial.
às 19 horas, Missa no Carijó.

Dia 06/09 – a partir das 18 horas, no Centro de Eventos, Grito dos Excluídos de Cananéia e Plebiscito (levar documento de identificação).

Dia 07/09 – Grito dos Excluídos em Sete Barras com saída às 7 horas do Salão Paroquial.

Dias 11/09 – Bingo Pró-Restauro.

Dias 11 e 12/09 – Retiro Pastoral da Juventude, no Ariri.

Dias 14, 21 e 28/09 – Preparação Missionária (Curso), às 20 horas, no Salão Paroquial.
(levar caderno e Bíblia).

Dia 16/09 – às 16 horas, reunião com Pastoral do Batismo, no Salão Paroquial.

Dia 17/09 – às 18 horas, reunião CPP, no Salão Paroquial.

Dias 18/09 – Bingo em prol Construção Capela Acaraú.

Dia 19/09 – III Retiro Espiritual Diocesano, em Registro, das 8h30 às 16h30, para os Ministros de Eucaristia e agentes da Pastoral de Saúde (10 VAGAS) – Dar nome para Angélica na secretaria da Igreja até dia 10/09. Atenção: Levar Bíblia, caderno, caneta e R$ 5,00 para colaboração.

Dias 23 a 25/09 – Semana da Família, à noite, no Salão Paroquial.

Dia 26/09 – às 9 horas, reunião de Agentes de Pastoral com a Pastoral Bíblica, no Salão Paroquial.

PROGRAMA DAS MISSAS DE SETEMBRO

Dia 01 Quarta-Feira

19h30 Missa Matriz

Dia 03 Sexta-Feira

19h30 Carijó

Dia 04 Sábado

16h00 Itapitangui
18h00 Missa Porto - Batismo

Dia 05 Domingo

09h00 Missa Matriz- Batismo
19h30 Missa Matriz

Dia 06 Segunda-Feira

17h00 Grito dos Excluídos Paroquial

Dia 07 Terça-Feira

09h00 Grito dos Excluídos – Sete Barras

Dia 08 Quarta-Feira

19h30 Missa Matriz

Dia 11 Sábado

Retiro PJ
16h00 Missa Rio Branco
19h00 Casamento Porto

Dia 12 Domingo

Retiro PJ
09h00 Formação de Catequistas
09h00 Missa Matriz
16h00 Missa São Paulo Bagre
19h30 Missa Matriz

Dia 15 Quarta-Feira

19h30 Missa Matriz

Dia 18 Sábado

15h00 Missa Santa Maria
18h00 Missa Mandira

Dia 19 Domingo

09h00 Missa Rocio
9h00 Liturgia da Palavra Matriz
19h30 Missa Matriz

Dia 22 Quarta-Feira

19h30 Missa Matriz

Dia 23 Quinta-Feira – Semana da Família

15h00 Missa Pontal
18h00 Missa Enseada

Dia 24 Sexta-Feira – Semana da Família

Dia 25 Sábado – Semana da Família


10h00 Missa Itacuruçá
16h00 Missa Iririaia
19h30 Missa Acaraú

Dia 26 Domingo

09h00 Reunião Past. Bíblica
09h00 Missa Matriz
19h30 Missa Matriz

Dia 29 Quarta-Feira

19h30 Missa Matriz

Dia 30 Quinta-Feira

15h00 Missa Marujá
19h00 Missa Ariri