Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

CONHECENDO A NOSSA IGREJA

LITURGIA - Tempos Litúrgicos

Por Neyton João Pontes*


O ano litúrgico segue um ciclo, este ciclo é formado pelos TEMPOS LITÚRGICOS.
Os tempos litúrgicos vêm no decorrer de todo ano, cada um deles corresponde a uma festividade ou data celebrada, sendo um distinto do outro pelas cores, cantos e ritos.
Começamos pelo Advento. O Tempo do Advento possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que comemoramos a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, se voltam os corações para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos. Por esse duplo motivo, o tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa expectativa da vinda do Messias, além de se apresentar como um tempo de purificação de vida. O tempo do Advento inicia-se quatro domingos antes do Natal e termina no dia 24 de Dezembro, desembocando na comemoração do nascimento de Cristo. É um tempo de festa, mas de alegria moderada.
Tempo do Natal. Após a celebração anual da Páscoa, a comemoração mais venerável para a Igreja é o Natal do Senhor e suas primeiras manifestações, pois o Natal é um tempo de fé, alegria e acolhimento do Filho de Deus que se fez Homem. O tempo do Natal vai da véspera do Natal de Nosso Senhor até o domingo depois da festa da aparição divina, em que se comemora o Batismo de Jesus. No ciclo do Natal são celebradas as festas da Sagrada Família, de Maria, mãe de Jesus e do Batismo de Jesus.
Tempo da Quaresma. O Tempo da Quaresma é um tempo forte de conversão e penitência, jejum, esmola e oração. É um tempo de preparação para a Páscoa do Senhor, e dura cerca de 40 dias. Neste período não se diz o Aleluia, nem se colocam flores na Igreja, não devem ser usados muitos instrumentos e não se canta o Glória a Deus nas alturas, para que as manifestações de alegria sejam expressadas de forma mais intensa no tempo que se segue, a Páscoa. A Quaresma inicia-se na Quarta-feira de Cinzas, e termina na manhã de Quinta-feira Santa.
Tríduo Pascal. O Tríduo Pascal começa com a Missa da Santa Ceia do Senhor, na Quinta-Feira Santa. Neste dia, é celebrada a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, e comemora-se o gesto de humildade de Jesus ao lavar os pés dos discípulos.
Na Sexta-Feira Santa celebra-se a Paixão e Morte de Jesus Cristo. É o único dia do ano que não tem Missa, acontece apenas uma Celebração da Palavra chamada de “Ação ou Ato Litúrgico”. Durante o Sábado Santo, a Igreja não exerce qualquer ato litúrgico, permanecendo em contemplação de Jesus morto e sepultado.
Na noite de Sábado Santo, já pertencente ao Domingo de Páscoa, acontece a solene Vigília Pascal. Conclui-se, então, o Tríduo Pascal, que compreende a Quinta-Feira, Sexta-Feira e o Sábado Santo, que prepara o ponto máximo da Páscoa: o Domingo da Ressurreição.
Tempo Pascal. A Festa da Páscoa ou da Ressurreição do Senhor, se estende por 50 dias entre o domingo de Páscoa e o domingo de Pentecostes, comemorando a volta de Cristo ao Pai na Ascensão, e o envio do Espírito Santo. Estas sete semanas devem ser celebradas com alegria e exultação, como se fosse um só dia de festa, ou, melhor ainda, como se fossem um grande domingo, vivendo uma espiritualidade de alegria no Cristo Ressuscitado e crendo firmemente na vida eterna.
Tempo Comum. Além dos tempos que têm características próprias, restam no ciclo anual trinta e três ou trinta e quatro semanas nas quais são celebrados, na sua globalidade os Mistérios de Cristo. Comemora-se o próprio Mistério de Cristo em sua plenitude, principalmente aos domingos. É um período sem grandes acontecimentos, mas que nos mostra que Deus se faz presente nas coisas mais simples. É um tempo de esperança acolhimento da Palavra de Deus. Este tempo é chamado de Tempo Comum, mas não tem nada de vazio. É o tempo da Igreja continuar a obra de Cristo nas lutas e no trabalho pelo Reino.
Cada tempo litúrgico tem suas cores, cantos e ritos específicos como já citei. Na próxima edição começaremos entendendo o porquê e os significados de cada coisa.

* Neyton João Pontes trabalha com Arte, é ex-salmista, católico e estudioso da religião.

Agradecimento





É com grande satisfação que a Paróquia São João Batista de Cananéia agradece a todos os envolvidos nas Festividades em louvor a São João Batista e a Nossa Senhora dos Navegantes, especialmente pelo ótimo trabalho desenvolvido pela Banda Municipal “Maestro João Gonçalves de Araújo”, que teve como maestro voluntário na primeira festa Joaquim Pires Júnior e como coordenador voluntário na segunda Antonio Mataes Neto, o Toninho, sendo os músicos Agnaldo Bernardo Júnior (Cirilo), Antonio Marcos Xavier Pontes, Eduardo Antonio Hoff Júnior (Tucano), Felipe Garcia Grosso, Gabriely Barreto Luz, Gilson Tiago da S. A. Cubas (Augustinho), Guilherme Barreto Luz, Heitor Cardoso, Heitor da Silva Atanásio, José Luciano de Freitas Filho (Zequinha), Magda Keily Deolin de Sá, Manoelle Aguiar de Almeida, Pedro Fernandes Pires (Doca), Rudnei Xavier (Chico) e Vitor Monteiro Costa (Xisto), que tiveram boa vontade, comprometimento, desprendimento e responsabilidade junto à comunidade e abrilhantaram as festas religiosas com seu talento e juventude.
Agradecimento, também, a todos que colaboraram na montagem dos andores, especialmente a Toninho e Lucia Marlene. Parabéns!!!!

Momentos dos mini-jovens da comunidade católica do Carijó

Por João Batista Alves Júnior







No dia 17 de julho do corrente ano, o grupo de mini-jovens da comunidade de São Francisco Assis participou da liturgia mensal da catequese, realizada na capela de Nossa Senhora do Rocio, Rocio. Desta vez, sua participação foi através do comentário, onde a catequizanda Danielly, que foi a comentarista pela primeira vez. Esse é mais um resultado positivo da caminhada do grupo, onde, aos pouquinhos, vão deixando a vergonha de lado e se empenhando mais ainda nas atuações em liturgias e celebrações. Lembrando que uma vez por mês acontece a liturgia da catequese em algum bairro da Paróquia. Logo à noite, o grupo se reuniu na casa dos seus catequistas para confraternização dos aniversários de dois de seus integrantes: Edésio e Igor, confraternização essa que contou com momento de oração e de muita diversão, com direito a cine-pipoca e cachorro-quente, encerraram ali também o primeiro semestre da catequese deste ano.
Voltando com muito entusiasmo aos trabalhos do segundo semestre, o grupo participou de uma celebração muito bonita, a do Dia dos Pais, no dia oito de agosto, desta vez, foram encarregados de fazer as preces da Celebração, pedindo por todos os diversos pais de todo o mundo, para que Jesus cuidasse e abençoasse todos eles.
Já no dia 13 de agosto, foram incumbidos de realizar o ofertório no II Tríduo em louvor à Nossa Senhora dos Navegantes, que trouxe para a reflexão da noite a obediência como palavra chave da liturgia. Todos eles entraram abraçados com seus familiares, carregando cada um uma plaquinha ofertando suas obediências, como respeito, diálogo, amor, educação, amizade, paciência..., servindo, assim, para demonstrarem, também, o quanto são obedientes não somente a seus pais e familiares, mas sim à comunidade a qual pertencem, e também, claro, à Nossa Senhora dos Navegantes. Foi um ofertório muito bem representado, uma vez que todos eles fazem jus a essa obediência pregada na liturgia, e também foi um momento de muito orgulho para os catequistas e para toda a comunidade.
Esperamos que eles continuem sempre seguindo esse maravilhoso caminho, que é o da evangelização, sendo cada vez mais "obedientes" à palavra do Senhor, e que nosso padroeiro São Francisco e nossa padroeira Nossa Senhora dos Navegantes continuem os abençoando e os conservando sempre assim. E que a paz e o amor continuem a reinar em seus lares e em suas vidas.

sábado, 14 de agosto de 2010

Comunidade festeja Nossa Senhora de Navegantes

As atividades em homenagem à Santa acontecem de 12 a 15 de agosto












A Comunidade de São João Batista de Cananéia celebra a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes entre os dias 12 e 15 de agosto, com diversas atividades religiosas e recreativas, coordenadas pela Equipe de Eventos, com o Tema: Maria, vida e missão nas comunidades.
No dia 12, quinta-feira, foi realizado o 1º Tríduo e coroação de Nossa Senhora dos Navegantes, com Missa na Igreja Matriz de São João Batista de Cananéia, às 19h30, preparada pela Comunidade do Centro e Morro São João.
No dia 13, sexta-feira, no mesmo horário, foi realizado o 2º Tríduo de Nossa Senhora dos Navegantes, com Celebração no mesmo horário e local, preparada pelas Comunidades de São Francisco de Assis do Carijó e Nossa Senhora de Guadalupe do Acaraú.
O 3º Tríduo aconteceu no dia 14, sábado, também na Igreja Matriz, às 19h30, preparada pelas comunidade de Nossa Senhora do Pocio e Porto Cubatão.
No dia 15 houve a grande festa em homenagem à Nossa Senhora dos navegantes, com Celebração de Missa em Sua intenção, às 10h00, na Igreja Matriz de São João Batista de Cananéia, que esteve lotada, com cerca de 800 fiéis e padres da Diocese presentes, da cidade e toda região.
A Missa foi seguida do Concurso de Braço mais enfeitado na Avenida Beira Mar.
Às 16h00 foi realizada Procissão por terra e mar em louvor à Santa.
Parabéns à equipe de Eventos pela belíssima Festa e que Nossa Senhora dos Navegantes rogue por todos os envolvidos!!!
Parabéns, ainda, à Pastoral Familiar, que será responsável pela Festa no próximo ano!!!
Viva Nossa Senhora dos Navegantes!!!

Pastoral da Catequese organiza Missa do Dia dos Pais

Emoção fez parte da Celebração







No último dia oito de agosto, domingo, a Pastoral da catequese organizou a Missa de Dia dos Pais, contando com muita fé e emoção, lembrando todos os pais da comunidade da Paróquia São João Batista de Cananéia.
Toda a Missa foi preparada cuidadosamente homenageando os pais, sendo que no final, todos os pais presentes foram abençoados pelo Padre Víctor Hernández e pelos presentes, em um gesto muito emocionante.
No final da Celebração, todos os pais foram presenteados com com apresentação de coral e uma lembrancinha confeccionada pelas catequistas.
Parabéns aos pais e à Pastoral da Catequese!!!

sábado, 7 de agosto de 2010

Grito dos(as) Excluídos(as) da Diocese de Registro será em Sete Barras

O lema deste ano será “Onde estão nossos direitos?
Vamos às ruas para construir um projeto popular”.




No próximo dia sete de setembro, será realizado o 16º Grito dos(as) Excluídos(as), que na Diocese de Registro será na cidade de Sete Barras, com o lema: “Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular”.
A programação conta com caminhada da ponte até a Matriz, seguida de almoço solidário, promovido pelas paróquias e pela partilha de todos os participantes que puderem colaborar.
O Grito é um conjunto de manifestações no dia da Pátria, sete de setembro, com o objetivo de atrair a atenção da sociedade para a crescente exclusão social, uma manifestação popular carregada de simbolismo, um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos(as) excluídos(as).
A 16ª edição do Grito será marcada por duas forças motrizes: a vida e os direitos, por um lado, e a participação no Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra, por outro. De uma parte, destacou-se a violência que vem exterminando a juventude brasileira; a Campanha da Fraternidade deste ano; o processo eleitoral, centrando a discussão em critérios éticos para a construção de uma democracia popular.

Cananéia

Em Cananéia a preparação do Grito dos(as) Excluídos(as) está sendo liderada pelo seminarista Adelson e Pastorais, como a da Pesca e da Juventude, que se reunirão no próximo dia 27 de agosto, sexta-feira, às 19h30, no Salão Paroquial, para a construção de uma Carta das Necessidades da comunidade local, que será apresentada no pré-grito de Cananéia, no dia seis de setembro, segunda-feira, às 18h00, com local ainda a confirmar.

Paróquia São João Batista de Cananéia realiza tradicional Festa em louvor à Nossa Senhora dos Navegantes

Procissão marítima faz parte da Programação


A Paróquia São João Batista de Cananéia realiza, entre os dias 11 e 15 de agosto, a tradicional Festa em louvor à Nossa Senhora dos Navegantes.
As atividades têm início no dia 11 de agosto, quarta-feira, com Confissão Comunitária, às 19h30 na Igreja Matriz de São João Batista.
No dia 12, quinta, a festa começa às 06h00 com Alvorada, seguida de Missa Comemorativa ao Aniversário de Cananéia e 1° Tríduo em Louvor à Nossa Senhora dos Navegantes na Matriz, às 19h30.
Na sexta, dia 13, haverá o 2° Tríduo em Louvor à Nossa Senhora dos Navegantes, às 19h30, também na Matriz.
No dia 14, sábado, será realizado o 3° Tríduo em Louvor à Nossa Senhora dos Navegantes, no mesmo local e horário.
Dia 15, domingo, dia de Nossa Senhora dos Navegantes, a programação conta com Missa Solene em Louvor à Nossa Senhora dos Navegantes por Intenção dos Pescadores, às 10h00, seguida de Concurso de Barcos Enfeitados; às 16h30 haverá Procissão pelas ruas e pelo mar com a Imagem de Nossa Senhora dos Navegantes e Benção solene após procissão.

Pastoral dos Pescadores

A partir desta edição, iremos conhecer melhor as Pastorais e Comunidades da nossa Paróquia.
Por comemorarmos, em agosto, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, começaremos pela Pastoral dos Pescadores.


A Pastoral dos Pescadores da Paróquia São João Batista de Cananéia é coordenada pelo pescador da comunidade de São Paulo Bagre, Laerte Veríssimo Barbosa, que possui a colaboração de Beth Cordeiro.
O objetivo da Pastoral dos Pescadores de Cananéia é lutar pelos direitos dos pescadores e representá-los em algumas instâncias.
Representativamente a Pastoral dos Pescadores participa ativamente no Conselho do PEIC – Parque Estadual da Ilha do Cardoso.
Segundo Laerte a maior vitória da Pastoral até hoje, foi a abertura do Mercado Municipal, onde contou com a colaboração do padre Víctor Hernández, pároco da cidade.
Atualmente a Pastoral dos Pescadores está à frente da organização do Grito dos(as) Excluídos(as) em Cananéia e convida todos a participarem da próxima reunião, que será realizada no dia 27 de agosto, sexta-feira, às 19h30, no Salão Paroquial.

CONHECENDO A NOSSA IGREJA

LITURGIA - Ano Litúrgico

Por Neyton João Pontes*

Continuando sobre a Liturgia, vamos agora entender o Ano Litúrgico. Do que se trata?
O Ano Litúrgico é o período de 12 meses, divididos em Tempos Litúrgicos, onde se celebram como memorial, os Mistérios de Cristo, assim como a memória dos Santos.
Durante o ano inteiro celebramos a vida de Cristo, desde a sua em Encarnação no seio da Virgem Maria, passando pelo seu Nascimento, Paixão, Morte, Ressurreição, até a sua Ascensão e a vinda do Espírito Santo.
Mas enquanto civilmente se comemoram fatos passados que aconteceram uma vez e não acontecerão mais (muito embora esses fatos influenciem a nossa vida até os dias de hoje), no Ano Litúrgico, além da comemoração, vivemos na atualidade, no dia-a-dia de nossas vidas, todos os aspectos da salvação operada por Cristo. A celebração dos acontecimentos da Salvação é atualizada, tornada presente na vida atual dos cristãos.
Por exemplo: no dia sete de setembro comemora-se o Dia da Independência do Brasil. Pois bem, esse fato aconteceu uma única vez na História do mundo. Já do ponto de vista religioso, no Ano Litúrgico, a cada Natal é Cristo que nasce no meio das famílias humanas, é Cristo que sofre e morre na cruz na Semana Santa, é Cristo que ressuscita na Páscoa, é Cristo que derrama o Espírito Santo sobre a Igreja no dia de Pentecostes. De forma que, ao fazermos memória das atitudes e dos fatos ocorridos com Jesus no passado, essas mesmas atitudes e fatos tornam-se presentes e atuantes, acontecem hoje, no aqui e agora da vida dos cristãos.
Com base no que foi comentado acima, podemos perceber que existiu a necessidade de se organizar essas comemorações. E assim a Igreja fez, ao longo de séculos, estabelecendo um calendário de datas a serem seguidas, que ficou sendo denominado de “Ano Litúrgico” ou “Calendário Litúrgico”.
O Ano Civil começa em 1º de janeiro e termina em 31 de dezembro. Já o Ano Litúrgico começa no 1º Domingo do Advento (cerca de quatro semanas antes do Natal) e termina no sábado anterior a ele. Podemos perceber, também, que o Ano Litúrgico está dividido em “Tempos Litúrgicos”, como veremos a seguir em outras publicações.

* Neyton João Pontes trabalha com Arte, é ex-salmista, católico e estudioso da religião.

Cantinho da Comunidade

Cananéia
Ilha de paz e beleza
De noites enluaradas,
Rica de natureza,
CANANÉIA, minha terra,
Singela e hospitaleira.
De um povo bom e gentil.
Eu te amo CANANÉIA,
Patrimônio do Brasil!

Parabéns Cananéia pelos seus 479 anos!

Dita Paiva

Editorial

Vocação de Maria

Diz São Paulo: Jesus foi “igual a nós em tudo, menos no pecado”.
Maria não é uma mulher passivamente submissa ou de uma religiosidade alienante. Maria é uma mulher forte e corajosa, que invoca a justiça de Deus sobre os opressores dos pobres.
É uma mulher comprometida e consequentemente toma partido. Deus não luta de ambos os lados. Deus e Maria se colocam ao lado daqueles cuja dignidade tem que ser recuperada e cuja justiça tem que ser realizada.
Maria é a padroeira dos diferentes povos espalhados por todo o mundo. Em cada país Maria tem um título e sua história própria é misturada com a história do povo. E todos são o rosto de Maria, “projeção” do rosto sofrido do povo e, ao mesmo tempo, desejo de restauração da vida. Maria é mulher das dores, é símbolo de resistência contra toda opressão.
Os cristãos que se colocam no seguimento de Jesus e de Maria não poderão ouvir as contradições da sociedade. Não lhes cabe uma pretensa instância neutra, porque tal posição não existe e mascararia uma opção em favor dos poderosos deste mundo sobre os quais a Virgem invocou a manifestação do poder do braço divino (Lc. 1, 46-55).
_ Mãe de Jesus, Filho de Deus; Mãe da Igreja; Mãe de todos nós; Mãe e protetora de todos os cristãos; Mãe e modelo de todas as vocações; Mãe e medianeira nossa junto ao Pai.
Para ela se orientam os desejos não satisfeitos, os pedidos, os temores e as incertezas.
Que nos esforcemos para, a exemplo de Maria, enxergar nosso irmão e lutar para ele quando não tiver voz, força, etc. Que possamos somar, ao invés de dividir; acrescentar, ao invés de subtrair; “correr atrás”, ao invés de esperar, criticar.
Que Ela interceda junto ao Pai por todos nós.
Amém!!!

Maria Cristina Marcello Mathais
PASCOM – Pastoral da Comunicação

PROGRAMA DAS MISSAS DE AGOSTO 2010

Dia 01 Domingo
09h00 Missa Matriz
09h00 Formação de Catequistas
19h30 Missa Matriz

Dia 04 Quarta-feira
19h30 Liturgia da Palavra Matriz

Dia 07 Sábado
10h00 Missa Itacuruçá
17h00 Missa Itapitangui
19h30 Missa Porto

Dia 08 Domingo
09h00 Missa Matriz - Batismo
19h30 Missa Matriz

Dia 11 Quarta-feira
19h30 Confissão Comunitária Matriz

Dia 12 Quinta-feira
06h00 Alvorada
19h30 Missa Comemorativa do Aniversário de Cananéia e 1° Tríduo em Louvor à Nossa Senhora dos Navegantes Missa Matriz – Centro e Acaraú.

Dia 13 Sexta-feira
16h00 Missa aos Idosos e Doentes
19h30 2° Tríduo em Louvor à Nossa Senhora dos Navegantes - Carijó

Dia 14 Sábado
10h00 Missa Confissão grupo de catequese - Wagner
19h30 3° Tríduo em Louvor à Nossa Senhora dos Navegantes – Rocio e Porto

Dia 15 Domingo
10h00 Missa Solene Em Louvor à Nossa Senhora dos Navegantes por Intenção dos Pescadores - Concurso de Barcos Enfeitados
16h30 Procissão pelas ruas e pelo mar com a Imagem de Nossa Senhora dos Navegantes - Benção solene após procissão.

Dia 18 Quarta-feira
19h30 Missa Matriz

Dia 19 Quinta-feira
15h00 Missa Pontal
19h00 Missa Enseada

Dia 20 Sexta-feira
15h00 Missa Marujá
19h30 Missa Ariri

Dia 21 Sábado
10h00 Missa Varadouro
19h00 Missa Mandira

Dia 22 Domingo
09h00 Missa Rocio
19h30 Missa Matriz – 1ª Eucaristia

Dia 25 Quarta-feira
19h30 Missa Matriz

Dia 26 Quinta-feira
18h00 Missa São Paulo Bagre

Dia 28 Sábado
16h00 Missa Iririaia
19h00 Ordenação Presbiteral do Diácono Roberto

Dia 29 Domingo
09h00 Saída em Missão para as ilhas
09h00 Missa Matriz
16h00 Missa Rio Branco
19h30 Missa Matriz

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Santa Maria e Mandira realizam Celebração

No Mandira houve a primeira Eucaristia de oito pessoas

No último dia 24 de julho, sábado, as comunidades católicas dos Bairros Santa Maria e Mandira realizaram Celebrações com a presença do pároco Víctor Hernández.
A Missa no Santa Maria contou com cerca de 15 pessoas e foi realizada às 16h00. Já no Bairro do Mandira, a Celebração foi especial, em torno de 30 pessoas prestigiaram a Primeira Eucaristia de oito jovens, às 18h00, contando, também, com Confissão.
Após a liturgia houve confraternização.