Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Pastoral da Juventude mobiliza cerca de 600 jovens para o Dia Nacional da Juventude




“Juventude em marcha contra a violência” Tema: “Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida

Cerca de 600 jovens das PJ’s – Pastorais da Juventude da Diocese de Registro se mobilizaram no último dia 25 de outubro, domingo, das 08h30 às 16h00, no espaço do PEF – Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”, para o DNJ - Dia Nacional da Juventude 2009, que teve como lema: “Juventude em marcha contra a violência” e como tema: “Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida”, objetivando uma mobilização de jovens que buscam novas relações de vida pautadas na justiça social, no poder popular, na legitimidade da diversidade, no protagonismo juvenil, na educação libertadora e na construção da paz. O evento foi realizado pelas PJ’s da Diocese de Registro e organizado pela Pastoral da Juventude, demais Pastorais da Paróquia São João Batista de Cananéia e Irmã Ann Griffin, em parceria com a Polícia Militar, PEF da Escola Yolanda e organizações religiosas locais. As atividades começaram com uma concentração no Portal de entrada da cidade de Cananéia, com apresentação de Cananéia com o professor André Murtinho ribeiro Chaves e abertura pelo Bispo Diocesano Dom José Luiz Bertanha, entrada da Bíblia e Cruz e homenagem ao Padre Gisley, em seguida os jovens saíram em marcha pela avenida principal, com paradas para reflexões sobre exploração sexual, Meio Ambiente e Povos Indígenas, Meios de Comunicação e Jovens Encarcerados, em direção à Escola Yolanda. Na chegada houve apresentação teatral sobre o tema, seguida de apresentação das tendas temáticas, sendo elas Pastoral Familiar de Cananéia, Associação Anti-Alcoólica do Vale do Ribeira – Núcleo Cananéia, Artesanato Indígena e Bolsas Retornáveis. Na seqüência, já dentro da Unidade Escolar, foi realizada a entrada da Bíblia, reflexões sobre conflito em família, encenações, apresentação sobre drogas com testemunho de vida, coreografia com os jovens da Igreja Cristianismo, apresentação indígena, Proclamação da Palavra (Marcos 10, 46 -52), reflexão com o Bispo Dom José, Padre Victor Hernández e Irmã Ana, apresentação de bandas e almoço comunitário. Parabéns aos jovens pelo belíssimo evento!

Carta da Juventude de Cananéia a todos os jovens (O que esperamos desse DNJ)

Nós, jovens aqui reunidos, queremos mostrar nossa indignação contra os problemas aos quais somos submetidos. Nós representamos os diferentes jovens: caiçaras, quilombolas, indígenas, ribeirinhos e tantos outros. Mostramos a nossa indignação contra os meios de comunicação em massa, que influenciam tantos jovens ao consumo exacerbado, e que só corrompem a dignidade humana. Também queremos protestar contra as drogas, desemprego, prostituição, entre outros. Sabemos que não podemos mudar a realidade em um único dia, mas é de pequenos e bons atos que podemos melhorar. Que esse dia não fique em nossa memória como uma simples festa. Que nós jovens assumamos um compromisso junto a Jesus, dando sentido ao significado da nossa bandeira. Nossa bandeira nos leva ao compromisso de evangelizar outros jovens, para que, junto, possamos seguir rumo á civilização do amor. Esse compromisso que nós assumimos não é nada fácil. Na nossa caminhada encontramos vários obstáculos, espinhos, que muitas vezes nos ferem profundamente. Porém, devemos ser fortes e seguir o exemplo de Jesus, pegar a nossa cruz e anunciar em todos os lugares e diferentes realidades a nossa missão de anunciar a palavra de Deus. Juventude, vamos acreditar na vida, vamos ter fé, esperança e amor! Vamos recuperar nossa essência juvenil perdida, não vamos deixar que matem nossos sonhos sem antes conquistá-los. Vamos lutar por Justiça, paz e igualdade a todos. Agradecemos a todas as pessoas que nos ajudaram direta ou indiretamente, principalmente à Polícia Militar que acompanhou cada momento do DNJ. Um muito obrigado e que Deus abençoe todos vocês!

Comunidade do Rocio inaugura Capela de Nossa Senhora do Rocio


A Celebração foi presidida pelo Bispo Dom José Luiz

O último dia 25 de outubro foi de festa para a comunidade do Rocio da Paróquia São João Batista de Cananéia, pois às 16h00 foi inaugurada a Capela de Nossa Senhora do Rocio, com Celebração presidida pelo Bispo Diocesano Dom José Luiz Bertanha, com a presença do Coral São João Batista e de toda a Comunidade.
De acordo com o coordenador da Comunidade do Rocio, Sérgio de Almeida, a inauguração da Capela é um sonho que se tornou realidade, um sonho não só dele, mas de pessoas mais antigas do Rocio, que sempre quiseram um local para agregar os católicos do Bairro, onde pudessem fazer suas orações e serviços pastorais da Igreja. Um momento muito importante e a concretização desse sonho em realidade.
Sérgio disse, ainda, que inda falta muita coisa, mas já vivem uma realidade concreta.
Segundo Maria das Dores Pereira Pontes, tesoureira da Comunidade, haverá Missa na Capela uma vez por mês, mas ainda não há data definida. Entretanto, convida todos a participarem da Festa de Nossa Senhora do Rocio, que será realizada no próximo dia 15 de novembro.
A Comunidade do Rocio agradece a colaboração de todos que fizeram desse sonho uma linda realidade!

Comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe no Acaraú realiza Batismo






O Sacramento foi recebido por três crianças da comunidade

No último dia 24 de outubro, sábado, às 19h30, na Capela de Nossa Senhora de Guadalupe no Bairro Acaraú, foi realizada celebração com Batismo de três crianças da comunidade.
De acordo com a catequista Maria Aparecida Pires, as crianças, Derli Cristina de Lara Nardes, Vitor José Lara Souza e Milena da Silva Nepomuceno, todas com 11 anos de idade, já vinham se preparando para o Batismo, “esse lindo Sacramento”, há cerca de três anos e meio.
As crianças acompanhadas pelos pais e padrinhos fizeram o juramento e em seguida foi feito o Batismo delas pelo Padre Victor Hernández.
Segundo a catequista Juliana Barreto foi uma Celebração muito bonita, acompanhada por músicos do bairro e pela comunidade presente, sendo que no final foi entoado um canto em homenagem aos jovens devido ao DNJ - Dia Nacional da Juventude, comemorado em 25 de outubro.

Associação Anti-Alcoólica do Vale do Ribeira em Cananéia

Reuniões às quartas-feiras, às 20h00, no C.C.I.

A Associação Anti-Alcoólica do Vale do Ribeira está presente em nossa cidade, por meio do Núcleo Cananéia e Grupo de Apoio aos Dependentes Químicos.
De acordo com seus representantes o lema é “Se quiser beber o problema é seu, se quiser parar o problema é nosso”.
Reuniões todas as quartas-feiras, às 20h00, no C.C.I. – Centro de Convivência do Idoso.
Participem!!!

sábado, 24 de outubro de 2009

Grupo de Catequese da Comunidade do Acaraú visita Aldeia Indígena





O passeio foi realizado no dia dez de outubro

No último dia dez de outubro, sábado, a Catequese da Comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe, do Bairro Acaraú, realizou uma visita com as crianças à Aldeia Indígena do Bairro.
De acordo com a catequista Juliana Barreto, o passeio foi realizado junto às catequistas Rita e Juliana, contando, ainda, com a presença de Elza e também de uma turista, da cidade de Sorocaba, no Estado de São Paulo.
Cerca de 20 crianças do Bairro participaram do passeio, que, de acordo com Juliana, foi ótimo, pois no caminho até lá há muito verde e a beleza da própria natureza.
Ao chegarem ao local, as crianças conheceram a Aldeia, fizeram muitas perguntas aos indígenas, viram os trabalhos artesanais, as moradias e brincaram com as crianças de lá.
Juliana informou, ainda, que foi realizada uma dança com os índios, com direito a chocalho e todos tiveram que dançar. Os catequizandos também ensinaram uns passos de dança aos indígenas, sendo que as meninas de lá adoraram.
Para finaliza foi feita uma oração de agradecimento pelo passeio e uma partilha entre todos.
Parabéns às catequistas do Acaraú pela bela iniciativa!!!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

PASCOM apresenta seu trabalho em Reunião de Agentes de Pastoral




A PASCOM - Pastoral da Comunicação apresentou o trabalho que vem desenvolvendo desde julho de 2007 para os agentes de Pastoral, durante a Reunião de Agentes, realizada no último dia 18 de outubro, domingo, das 09h00 às 12h00.
A apresentação divulgou o sistema de trabalho da PASCOM, Missão, Visão, Valores, principais trabalhos desenvolvidos, as necessidades e dificuldades do trabalho, as novas metas, assim como evidenciou momentos de trabalho da equipe.
Ao final foram distribuídas lembrancinhas para todos os presentes.

Catequistas da Paróquia São João Batista de Cananéia realizam Gincana Bíblica

Acaraú, Carijó, Centro e Rocio se uniram para realizar a ação

A Catequese dos Bairros Acaraú, Carijó, Centro e Rocio realizaram no último dia 18 de outubro, domingo, das 14h00 às 17h30, no Salão Paroquial, a Gincana Bíblica 2009. De acordo com o catequista João Batista Alves Júnior, cerca de 75 crianças e adolescentes, na faixa-etária de quatro a 14 anos de idade, dos grupos infantis, de pré-catequese, de catequese e de mini-jovens participaram das atividades realizadas com a colaboração de cerca de dez catequistas. De acordo com a catequista Juliana Barreto as atividades foram iniciadas com acolhida e oração feita pelo seminarista Lucival. Segundo João, a Gincana desse ano foi baseada nos dois livros que a Catequese segue para realizar a 1ª Eucaristia. “Cada grupo de Catequese teve um momento de apresentação, onde apresentaram danças, jograis, teatro. As crianças foram divididas em cinco grupos, cada grupo era de uma cor diferente, verde, laranja, amarelo, azul e vermelho, onde foram misturadas, para haver um maior entrosamento entre elas, ou seja, para conhecerem outras crianças, além das que pertencem ao seu grupo de Catequese. João informou, ainda, que a Gincana foi muito agitada, como qualquer outra, todos queriam responder às perguntas feitas para ganhar nas brincadeiras. Segundo Juliana a Gincana foi bastante divertida, com brincadeiras, perguntas e um agitado grito de guerra no final. “As crianças de divertiram bastante”, comenta ela. A equipe vermelha foi a vencedora, mas foi salientado que o que estava valendo ali não era o campeão da Gincana, e sim o campeão na vida, e que todos tinham que ser. Ao final, foi feita uma oração pelo padre Victor Hernández, para encerrar o dia, e depois foi servido cachorro-quente com suco, e cada uma das crianças levou para casa um saquinho de doces, em comemoração ao dia das crianças. Estavam presentes as coordenadoras da Catequese Marlene e Rosânia e os catequistas Analina, Itaiane, João, Juliana, Linette, Maria Santana, Rita e Vagner. Parabéns aos catequistas pelo belo trabalho!

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, do Itapitangui e de São Paulo Bagre, é louvada em Cananéia no seu dia



Procissões e Missas foram realizadas em intenção à Santa Mãe Aparecida

No último dia 12 de outubro, segunda-feira, foi comemorado o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, que também é a Santa Padroeira dos Bairros do Itapitangui e São Paulo Bagre, o que deixou a Festa em Cananéia ainda mais bonita.
Os louvores à Nossa Senhora Aparecida começaram pela manhã, a partir das 10h00 com Procissão e Missa em intenção à Santa no Bairro do Itapitangui; a festa continuou a partir das 16h00 também com Procissão e Missa no Bairro de São Paulo Bagre e, finalizando, houve Procissão e Missa às 19h30 na Igreja Matriz.
Viva Nossa Senhora Aparecida!!!

Nossa Senhora Aparecida

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por dois pescadores do Rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá, estado de São Paulo, por volta do ano de 1717. Os pescadores Domingos Martins Garcia, João Alves e Filipe Pedroso já pescavam há bastante tempo, sem que conseguissem tirar peixe algum das águas do rio. Foi quando João trouxe em sua rede a parte correspondente ao corpo da imagem e, depois, lançando a rede um pouco mais distante, trouxe nela a cabeça da Senhora. Dali por diante, a pescaria tornou-se copiosa e, receosos de que a quantidade de peixe trazida para os barcos ocasionasse um naufrágio, os três amigos voltaram para casa, trazendo a imagem e contando a todos o prodígio que haviam vivido.
O culto à Senhora não tardou a tomar vulto. À imagem, que representa Nossa Senhora da Conceição, logo foi dado o nome de Aparecida, por ter aparecido do meio das águas nas mãos dos pescadores. Inicialmente instalada em uma capela na vila dos pescadores, já por volta do ano de 1745 teve sua primeira igreja oficial, em torno da qual viria a nascer o povoado e o santuário de Aparecida.
A consagração de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil ocorreu em 31 de maio de 1931, em uma celebração que reuniu, já naquela época, um milhão de pessoas. Os padres redentoristas, responsáveis pelo Santuário Nacional de Aparecida, foram os grandes animadores da construção da Basílica que hoje abriga a imagem da Senhora. O projeto grandioso teve início em 1955, com a concretagem da nave norte. Construído em forma de cruz, possui capacidade para abrigar 45.000 pessoas e possui uma infraestrutura especial para o atendimento de romeiros que procuram o lugar durante todo o ano para prestar culto à Padroeira. No dia 04 de julho de 1980, o papa João Paulo II, em missa celebrada no Santuário, consagrou a Basílica, que recebeu o título de Basílica Menor.
Durante todo o ano acorrem ao Santuário romarias organizadas por grupos religiosos.

Pastoral Familiar realiza Curso de Noivos




Três casais participaram da atividade

A Pastoral Familiar da Paróquia São João Batista de Cananéia realizou, nos dias oito e dez de outubro, quinta-feira e sábado, às 19h30, no Salão Paroquial, o Curso de Noivos, que segundo os coordenadores da Pastoral Durvalino Monteiro e Vera Lúcia R.S. Monteiro tem o objetivo de orientar os casais para o Matrimônio.
De acordo com Durvalino e Vera três casais participaram do curso, que no dia oito foi liderado pelos agentes da Pastoral Familiar e discorreu sobre a vida familiar e a fé de uma forma geral, já no dia dez o tema foi a Sexualidade do Casal, apresentado pela Irmã Lena.
Parabéns à Pastoral Familiar pelo trabalho e aos noivos por esse passo tão importante que estão dando em suas vidas.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

DNJ - Dia Nacional da Juventude




ROTEIRO DNJ - 25/10/2009 - Local: Programa Escola da Família da Escola Estadual "Professora Yolanda Araújo Silva Paiva" - Cananéia.

Hora Assunto Responsável
08h00 Chegada e acolhida no ônibus - Todos
08h30 Acolhido geral e introdução - Equipe de animação –
Adelson\Fernanda\Jefferson\Alesandra
09h00 Sobre Cananéia - Professor André
09h20 Abertura - Dom José Luíz Bertanha
Entrada da Bíblia e da Cruz - Cajati\Igor
Homenagem a Pe. Gisley Erike + Daiara
09h45 1ª Parada – Exploração Sexual + TSH - Pastor Maximiliano
10h10 2ª Parada – Meio Ambiente Povos Indígenas
10h30 3ª Parada – Meios de Comunicação - Eldorado
10h45 4ª Parada - Jovens Encarcerados - Adv. Anaterra e SJO
11h00 Concentração - Mário Covas - Equipe de Animação + Fábio Entrada e explicação sobre as tendas
Tendas – AA, IDESC, P. Carcerária, C. Tutelar
Espaço de escuta, Mesa de artesanato
11h30 Conflito em Família Itariri
- Entrada da Bíblia Cajati
- Data Show – Oração de São Francisco Equipe de Animação
- Apresentação sobre drogas Barra do Turvo
- Testemunho – Renato Cananéia
- Coreografia Igreja Cristianismo
- Proclamação da Palavra Marcos 10, 46 – 52
- Reflexão Dom José Luíz
- Jovens\compromisso – Pão Juquiá
- Oração de Paz (Data Show) Equipe de Animação
- Palavra do Pároco Pe. Víctor
- Encerramento Cananéia
- Benção Final Dom José\Pe.Víctor\Pastora
Doraci e Maximiliano

terça-feira, 6 de outubro de 2009

São Francisco de Assis é louvado com Procissão e Missa em seu dia











Devoção e fé a um dos mais populares Santos do Mundo

No dia quatro de outubro, domingo, foi o grande dia para a Comunidade do Carijó, foi o dia em a Comunidade do bairro fechou com chave de ouro todo um trabalho voltado o seu Padroeiro, São Francisco de Assis. Afinal, nessa data é comemorado o seu dia.
A Comunidade realizou uma Procissão pelas ruas do Bairro, passaram pela Escola do Bairro, pelo campo de futebol, pela Praça, pelo porto dos pescadores, onde o padre Víctor Hernández pôde abençoar esses lugares e às casas que, humildemente, preparam seus altares para louvar ao nosso querido São Francisco.
Os fiéis retornaram à Capela, onde foi Celebrada a Missa em Louvor ao Santo. A Celebração contou com a presença de muitos fiéis de toda a Paróquia, cerca de 200 pessoas estavam lá para homenagear São Francisco, o espaço ficou pequeno pra tanta gente, graças a Deus.
Segundo o coordenador da Comunidade do Carijó, João Batista Alves Júnior, foi uma Celebração simples, porém muito bonita e comovente, durante a Celebração foram apresentadas e abençoadas quatro crianças recém-nascidas à Comunidade, momento de muita emoção.
Foram ofertados ao Santo todos os trabalhos realizados na Comunidade, e pedida a ele uma bênção em forma de preces e pedidos de perdão.
Enfim, para finalizarem todo esse evento que contou com quatro dias de pura fé por parte dos cristãos, a Celebração terminou com um altar "recheado" para a confraternização final de todas as Comunidades presentes.

Agradecimento


Quero agradecer a todos, como coordenador e membro da Comunidade de São Francisco de Assis, que colaboraram e prestigiaram com a nossa festividade religiosa.
Foram noites e dias proveitosos que marcaram muito a comunidade, seja pela solidariedade de toda a Paróquia, comprometimento demonstrado por todos, enfim, foi uma das mais bonitas festas em louvores ao nosso Padroeiro que pudemos vivenciar, pois mobilizou todo um trabalho desenvolvido com carinho, dedicação e fé.
Ainda agradeço às Comunidades que nos ajudaram durante os Tríduos, à Comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe, Acaraú e à de Nossa Senhora do Rocio, Rocio, e também à Comunidade do Morro São João, que esteve presente em todos os dias de louvor, às nossas queridas Pastorais da Juventude e da Comunicação, que souberam demonstrar com grande êxito as suas satisfações em estarem contribuindo para com o nosso Padroeiro, e, por fim, à nossa comunidade do Carijó, que vem se mostrando cada vez mais ciente de que somos todos irmãos, lutando em busca de um único ideal: a fé em Cristo, nosso Senhor.
Que a Paz do Senhor e a de São Francisco de Assis possam retribuir em dobro todo o gesto de carinho que tiveram conosco, e os abençoe sempre.
Grato, João Batista.

Pastorais da Juventude e da Comunicação participam do Terceiro Tríduo a São Francisco de Assis




No sábado, dia três de outubro, quem marcou presença no Terceiro Tríduo em homenagem a São Francisco de Assis foram as Pastorais da Juventude e da Comunicação.
A Celebração contou com a presença do seminarista Adelson e com um bom número de jovens de toda a Paróquia, durante a liturgia foram abordados temas como a participação dos jovens nas comunidades, o desafio contra as drogas e a violência, além de, também, terem contado um pouco da trajetória do Padroeiro da Comunidade do Carijó, São Francisco de Assis.
Após a Liturgia, também houve uma confraternização entre todos.

Segundo Tríduo de São Francisco de Assis teve a participação da Comunidade de Nossa Senhora do Rocio

O Segundo Tríduo em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro da Comunidade do Carijó, foi realizado no dia dois de outubro, sexta-feira, sendo marcado pela presença da Comunidade de Nossa Senhora do Rocio, do Bairro do Rocio.
Para João Batista Alves Júnior, coordenador da Comunidade do Carijó, a Liturgia foi bastante prazerosa e reflexiva e contou com a presença de cerca de 70 pessoas.
A Comunidade homenageou a própria vida de São Francisco de Assis e pregou bastante os valores da família.
Assim como no Primeiro Tríduo, após a Liturgia, houve confraternização.

Comunidade Católica do Carijó realiza, pela primeira vez, Tríduos em homenagem a São Francisco de Assis




O Primeiro Tríduo foi preparado pela Comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe do Acaraú

Pela primeira vez, a Comunidade Católica de São Francisco de Assis do Carijó, pôde homenagear o seu Padroeiro em quatro dias de Liturgia, através dos Tríduos e da Celebração em louvor ao Santo, com o tema: São Francisco, exemplo de humildade e justiça!.
Os Tríduos aconteceram do dia primeiro ao dia três de outubro, quinta a sábado, às 19h30 na própria Capela da Comunidade e contou com o apoio de Comunidades e Pastorais Paroquianas.
A Comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe, do Acaraú, foi convidada a preparar o primeiro Tríduo em louvor a São Francisco de Assis, na quinta-feira, dia primeiro, e, segundo o coordenador da Comunidade do Carijó, João Batista Alves Júnior, realizou uma Liturgia muito bonita, com toda sua simplicidade tornou o ambiente agradável, pois contou com a presença das crianças da Catequese do Bairro, homenageando a nossa natureza, que São Francisco tanto amava. Após a liturgia houve uma singela confraternização entre as duas comunidades.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

• Programa especial sobre a devoção a Bom Jesus


A Produtora Canção Nova de São Paulo realiza, todos os meses, um programa especial para a grade da TV. São Programa de temas variados que, mensalmente, vão ao ar, trazendo informação e entretenimento aos telespectadores.

Neste mês de outubro o programa trará um especial sobre a Devoção a Bom Jesus de Iguape, uma devoção que leva a cidade de Iguape cerca de 100 mil pessoas e é a segunda maior festa religiosa do Estado de São Paulo.

Conheça a história dessa devoção, as pessoas e os casos que norteiam a fé do povo.


Especial Santos e devoções: Bom Jesus de Iguape - dia 04 de outubro, domingo, às 17h00.