Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

PJ realiza Dia Nacional da Juventude

Contra o extermínio da juventude e na luta pela vida

A PJ – Pastoral da Juventude da Paróquia São João Batista de Cananéia realizará no próximo dia 25 de outubro, domingo, o DNJ - Dia Nacional da Juventude 2009, que esse ano tem como lema “Juventude em marcha contra a Violência” e como tema “Contra o extermínio da Juventude e na luta pela Vida”.
Assuntos que afligem a juventude serão temáticas trabalhadas no Dia Nacional da Juventude, como: exploração sexual - prostituição infantil e adulta, drogas e alcoolismo, falta de acesso a transporte, saúde e educação; desemprego, jovens encarcerados, conflitos familiares, meio ambiente e meios de comunicação.
De acordo com a PJ da Paróquia de Cananéia estão sendo distribuídos subsídios nas Paróquias de todo o Vale do Ribeira em preparação do DNJ, com três encontros.
Todos os jovens estão convidados a participar, até mesmo de outras denominações cristãs e não cristãs, ONG's, Projetos específicos de juventude, indígenas e quilombolas para o grande encontro que, com cerca de 500 jovens, será realizado no Ginásio Poliesportivo “Mário Covas”, onde os jovens refletirão as causas do quadro de violência em que vivemos em nosso País e quais ações podem ser feitas para mudar tal situação. No local serão montadas pequenas tendas com orientações pertinentes às temáticas desenvolvidas na marcha (drogas, violências, prostituição, etc.).
O objetivo maior desta ação e das PJ’s espalhadas pelo País é que os jovens se mobilizem em fazer uma grande marcha, por ocasião da Celebração do Dia Nacional da Juventude, gritando contra a violência e que, juntos, possam organizar amigos, grupos, comunidades, para saírem às ruas, protagonizando as mudanças de um novo céu e de uma nova terra.“Vamos lá, agora é a nossa vez de fazer acontecer. Que o clamor e a luta pela vida de todos seja o nosso ideal”.
Programação:

08h00 - Concentração no Portal de Cananéia.
08h30 - Início da marcha com diversas colocações contra a violência.
10h30 - Celebração da Palavra no Ginásio Mário Covas e apresentações criativas ligadas com a Marcha contra a Violência.

Comunidade do Carijó realiza Festa em louvor ao seu Santo Padroeiro São Francisco de Assis







Os louvores vão de um a quatro de outubro

A Comunidade Católica do Carijó, da Paróquia São João Batista de Cananéia, convida a todos para participarem da Festa em Louvor a São Francisco de Assis, a ser realizada entre os dias um e quatro de outubro, com a seguinte programação:

01/10 – Quinta-feira – 19h30 – 1º Tríduo de São Francisco de Assis;
02/10 – Sexta-feira – 19h30 – 2º Tríduo de São Francisco de Assis;
03/10 – Sábado – 19h30 – 3º Tríduo de São Francisco de Assis;
04/10 – Domingo – 16h00 – Procissão seguida de Missa em Louvor ao Padroeiro da Comunidade São Francisco de Assis.

São Francisco de Assis

Francisco de Assis nasceu na cidade de Assis, Úmbria, Itália, em 1182. Pertencia à burguesia, e dessa condição tirava todos os proveitos. Como seu pai, tentou o comércio, mas logo abandonou a idéia por não ter muito jeito para a coisa. Sonhou, então, com as glórias militares, procurando, desta maneira, alcançar o status que sua condição exigia. Contudo, em 1206, para espanto de todos, Francisco de Assis abandonou tudo, andando errante e maltrapilho, numa verdadeira afronta e protesto contra sua sociedade burguesa. Entregou-se totalmente a um estilo de vida fundado na pobreza, na simplicidade de vida, no amor total a todas as criaturas. Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores ou Franciscanos. Com Santa Clara, sua dileta amiga, fundou a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Em 1221, sob a inspiração de seu estilo de vida nasceu a Ordem Terceira para os leigos consagrados. O Pobrezinho de Assis, como era chamado, foi uma criatura de paz e de bem, terno e amoroso. Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Poeta, cantava o Sol, a Lua e as Estrelas. Sua alegria, sua simplicidade, sua ternura lhe granjearam estima e simpatia tais que fizeram dele um dos santos mais populares e queridos dos nossos dias, sendo seu dia comemorado em quatro deoutubro.

AGENDA

(Sujeita a alterações)

OUTUBRO
01/10 (quinta-feira) - 19h30 – 1º Tríduo em Louvor a São Francisco de Assis – Capela do Carijó.
02/10 (sexta-feira) - 19h30 – 2º Tríduo em Louvor a São Francisco de Assis – Capela do Carijó.
03/10 (sábado) - 19h30 – 3º Tríduo em Louvor a São Francisco de Assis – Capela do Carijó.
04/10 (domingo) – Dia de São Francisco de Assis - Capela 16h00 – Procissão em Louvor a São Francisco de Assis, seguida de Missa em louvor ao santo Padroeira do Bairro – Capela do Carijó.
11/10 (domingo) – 09h00 – Formação de Catequistas no Salão Paroquial.
12/10 (segunda-feira) – Dia de Nossa Senhora Aparecida.
16/10 (sexta-feira) – Dia de Santa Edwiges.
18/10 (domingo) – Gincana Bíblica. Dia Mundial das Missões e coleta.
25/10 (domingo) – Dia Nacional da Juventude.
Todas as quintas-feiras, às 18h30, no Salão Paroquial – Reunião da PASCOM – Pastoral da Comunicação.

Paróquia São João Batista de Cananéia participa do Grito dos Excluídos











A manifestação foi realizada na cidade de Registro

A Paróquia São João Batista de Cananéia participou das manifestações pelo Grito dos Excluídos, sob a coordenação da Diocese de Registro, no último dia sete de setembro, segunda-feira, das 09h00 às 13h00, no município de Registro.
Cerca de mil pessoas, representantes das 17 Paróquias da Diocese, incluindo cerca de 30 fiéis de Cananéia, realizaram as manifestações em forma de passeata, saindo de frente à Prefeitura Municipal de Registro e terminando na Praça Beira Rio.
O lema deste ano foi: “Vida em primeiro lugar: a força da transformação está na organização popular”, mostrando-se a favor da vida, da transformação para o melhor, da organização comunitária, do povo e da sua voz.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe realiza Festa da Primavera e Bingo em prol da construção da Capela do Bairro Acaraú


O evento foi realizado no dia 20 de setembro

Muitos fiéis compareceram à Festa da Primavera, realizada no último dia 20, domingo, a partir das 20h30, pela Comunidade Católica Nossa Senhora de Guadalupe, do bairro Acaraú, da Paróquia São João Batista de Cananéia, em prol da construção da Capela do Bairro.
O evento contou apresentação de dança, realizada pelas crianças da Catequese, sendo seguida de Bingo beneficente em prol das obras para a construção da Capela local.
Parabéns à comunidade do Acaraú pela iniciativa e belíssima festa.

Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe do Bairro Acaraú realiza 1ª Eucaristia de jovem e adultos


Sete pessoas receberam o Sacramento

Sete pessoas, sendo uma jovem e sete adultos, dos dois Grupos de Catecumenato da Comunidade Católica de Nossa Senhora de Guadalupe, do bairro Acaraú, da Paróquia São João Batista de Cananéia receberam a 1ª Eucaristia no último dia 19, sábado, às 19h30, durante Celebração na Capela local, ministrada pelo padre Victor Hernández, contando, ainda, com apresentação de músicos e presença de muitos fiéis.
Parabéns aos catecúmenos pelo Sacramento.

Pastoral da Catequese realiza Gincana Bíblica


A atividade será realizada no dia 18 de outubro

A Pastoral da Catequese, sob a coordenação das catequistas Marlene Pires de Almeida e Rosânia Maria Barbosa dos Reis, realizará no próximo dia 18 de outubro, domingo, a Gincana Bíblica, ainda com horário a confirmar.

Formação de Catequistas

Em seu último Encontro de formação, os catequistas discutiram, entre outros assuntos, a Carta dos Filipenses, “onde através dela somos convidados a assumir o mesmo estilo de vida de Jesus, atualizando em nossa vida sua humildade, seu despojamento, seu afeto, sua obediência e o caminho da cruz. Nesse espírito de serviço,somos todos convidados a nos envolvermos no trabalho missionário para que a missão seja assumida”, comentam as coordenadoras.
A coordenação agradece aos seminaristas Adelson e Lucival pela dedicação e apoio à Pastoral."Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; Tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e Fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria". (DAp. 29.).
“Que Deus nos abençoe! Nos ilumine! E nos dê a sua força neste nosso ministério de Catequista”, finalizam, lembrando que a próxima formação será realizada no dia 11 de outubro, domingo, a partir das 09h00, no Salão Paroquial.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Catecúmenos realizam Primeira Eucaristia


No último dia 13 de setembro, às 19h30, durante Celebração da Igreja Matriz da Paróquia de São João Batista de Cananéia, 12 catecúmenas dos grupos de Catecumenato de Adultos das catequistas Rosânia Maria Barbosa dos Reis e Ana Lúcia Calimann receberam a Primeira Eucaristia das mãos do padre Víctor Hernández.
Durante seu testemunho, a catecúmena Luana Mathais disse ter aprendido muito até aqui e estava muito feliz em participar pela primeira vez da Eucaristia e descobrir o sentido da frase de Jesus “Fazei em isso em memória de mim”.
Os grupos de Catecumenato de Adultos continuarão realizando seus encontros até a finalização das atividades, que será realizada junto com a Crisma no final do ano.
Parabéns aos catecúmenos e catequistas!!!

Semana da Família é encerrada com Celebração da Alegria


A Pastoral Familiar da Paróquia São João Batista de Cananéia encerrou as atividades da Semana Nacional da Família, realizada entre os dias 10 e 13 de setembro, no último domingo (13), às 19h30, com a realização da Celebração da Alegria na Igreja Matriz de São João Batista.
De acordo com a Pastoral Familiar a Semana da Família tem como finalidade mostrar a importância da família, mas do que qualquer outra instituição; entretanto, tal importância tem sido colocada em questão devido amplas, profundas e rápidas transformações na sociedade, já que o amor paterno e materno vão se esfriando devido a falta de Deus nos meios de comunicação, nas escolas, na política e na sociedade em geral.
O que a igreja pretende é levar aos católicos este amor de Deus, que se manifesta nos corações, estendendo-se aos familiares, levando-os a conhecer mais e melhor este Deus, que escolheu uma família, confiando a ela a educação de seu único Filho, quando veio ao mundo cumprir sua promessa.
O objetivo da Semana Nacional da Família é um momento forte de evangelização, oração e atividades com as famílias, procurando envolver todas as famílias da comunidade, para reflexão sobre a identidade e a missão da família cristã no mundo de hoje, além de despertar a família para que seja um caminho de formação para o discipulado de Jesus Cristo e para que seja missionária, ou seja, “família evangelizando família; família visitando e levando a Palavra de Deus a outras famílias”.
Parabéns à Pastoral Familiar de Cananéia pelo belo trabalho.

3º Encontro da Semana da Família compartilha testemunhos de fé


No último dia 12 de setembro, sábado, às 19h00, no Salão Paroquial, a Pastoral Familiar da Paróquia São João Batista de Cananéia, realizou o 3º Encontro da Semana Nacional da Família, com o tema “Estrutura familiar, doação e testemunho”.
A noite proporcionou uma conversa e compartilhamento dos testemunhos de fé dos coordenadores da Pastoral Familiar de Cananéia, Durvalino Monteiro e Vera Lúcia R. S. Monteiro, além de palestra do Grupo de Apoio A.A. – Alcoólicos Anônimos.
A discussão mostrou que a fé, apesar das dificuldades, deve ser infinita.

“Família: lugar de segurança” foi o tema do 2º encontro da Semana da Família


A Pastoral Familiar da Paróquia São João Batista de Cananéia realizou no último dia 11 de setembro, sexta-feira, às 19h00, no Salão Paroquial, o 2º Encontro da Semana Nacional da Família, com o tema “Família: lugar de segurança”.
Mais uma vez os alunos do período noturno da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva” participaram das atividades e puderam prestigiar a palestra ministrada pelo delegado seccional de Jacupiranga, Dr. Manoel Gatto Neto, sobre um tema tão relevante para a nossa comunidade.
Cerca de 100 pessoas estiveram presentes no local.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

1º Dia da Semana da Família contou com grande participação popular




Cerca de 100 pessoas, sendo parte da Pastoral da Família, outras Pastorais e um grande grupo de jovens alunos da Escola Estadual "Professora Yolanda Araújo Silva Paiva" participaram do 1º Encontro da Semana da Família, realizado no último dia dez de setembro, a partir das 19h00 no Salão Paroquial.


O tema do Encontro foi "Escolha a vida, não as drogas", sendo aberto pelo padre Víctor Hernández e com palestra ministrada pelo Dr. Roberto Kanap – diretor municipal de Saúde de Cananéia e pela Drª. Ana Maria Carneiro Leão Kanap - diretora clínica do Pronto Socorro de Cananéia.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Pastoral da Família realiza Semana Nacional da Família

A partir do dia dez de setembro, quinta-feira, a Pastoral da Família da Paróquia São João Batista de Cananéia realiza no Salão Paroquial a Semana Nacional da Família. As atividades continuam até o dia 13, sábado, Confira abaixo a programação:

Quinta-feira (10) – 19h00 – Local: Salão Paroquial
Tema: “Escolha a vida, não as drogas”.
Palestra com o Dr. Roberto Kanap – diretor municipal de Saúde de Cananéia.

Sexta-feira (11) – 19h00 – Local: Salão Paroquial
Tema: “Família: lugar de segurança”.
Palestra com o Dr. Manoel Gatto Neto – delegado seccional de Jacupiranga.

Sábado (12) – 19h00 – Local: Salão Paroquial
Tema: “Estrutura familiar, doação e testemunho”.
Palestra com Durvalino Monteiro e Vera Lúcia R. S. Monteiro – coordenadores da Pastoral Familiar de Cananéia e grupo de Apoio A.A.

Domingo (13) – 19h00 – Local: Igreja Matriz São João Batista de Cananéia.
Celebração da Alegria.

Participem!!!

Pastorais da Paróquia São João Batista de Cananéia elegem membros da CPP – Comissão Pastoral Paroquial


No último dia oito de setembro, terça-feira, dia da Natividade de Nossa Senhora, às 19h00, no Salão Paroquial, sob a mediação do Padre Víctor Hernández, os coordenadores das Pastorais da Paróquia São João Batista de Cananéia elegeram os membros da CPP – Comissão Pastoral Paroquial, que irão coordenar as atividades pastorais da Paróquia.
Os membros para o próximo biênio são Angélica (coordenadora), Rosânia (vice-coordenadora), Dita (secretária), João Batista (vice-secretário), Sérgio (tesoureiro) e Nathalie (vice-tesoureira), além da Irmã Lena e Padre Víctor.
Sucesso à nova equipe!!!

Comunidade do Rio Branco celebra o Martírio de São João Batista











As homenagens aconteceram no último dia 29 de agosto

A Comunidade Católica do Bairro do Rio Branco realizou, no último dia 29 de agosto, sábado, a partir das 16h00, a festa do Martírio de São João Batista, padroeiro da comunidade de Rio Branco, juntamente com o Padre Víctor Hernández e familiares.
A festa contou com procissão, que percorreu os caminhos do Sítio Bela Vista e em seguida Celebração em homenagem ao Santo Padroeiro do Bairro.
No final da celebração todos se reuniram na casa do casal Dorival Bernardo e Aurora Leite Bernardo, onde foi servido café preparado pela comunidade.